Avaliação: Renault Sandero Stepway
Visual aventureiro deixa o Stepway pronto para a aventura urbana
Em Julho de 2014, a Renault apresentou a nova geração do compacto Sandero. Em Outubro do mesmo ano, no Salão do Automóvel de São Paulo, foi a vez da versão com o visual aventureiro chegar as ruas brasileiras. Para a Renault, o Stepway é uma versão própria do Sandero. Aliás, visualmente, o carro ganha uma série de apliques, um interior diferenciado e uma suspensão mais elevada. Outro detalhe importante, é que não existe versão básica do Stepway. O modelo sai sempre completo.
Com identidade própria, o Sandero Stepway, tem visual ousado, posição de dirigir elevada e versatilidade na condução. Como o modelo é concebido sobre o Sandero tradicional, ele também entrega o maior espaço interno e porta-malas do segmento, além de grande robustez mecânica.
Estilo
O visual externo do Sandero Stepway chama a atenção, sugerindo um estilo “SUV”. Na dianteira, o para-choque exclusivo desta versão sugere força pelos detalhes em preto e na parte inferior com o acabamento em tom prata. Os faróis com máscara negra, juntamente com os faróis de neblina, completam o conjunto.
Nas laterais, os contornos dos para-lamas dianteiros e traseiros, ligados pela saia lateral também em preto, transmitem robustez e personalidade. Outro destaque da lateral são as novas rodas de liga-leve, sempre de 16 polegadas.
Na traseira, além do para-choque com parte inferior em preto e acabamento em prata, se destacam as lanternas com máscara negra e os refletores no para-choque. As barras do teto com o acabamento em duas tonalidades completam o visual aventureiro.
Interior
Já no interior as diferenças são os novos bancos, mais confortáveis e anatômicos, com detalhes de estilo nas costuras. A cor laranja no acabamento interno confere um toque sutil e especial, com destaque para as saídas de ar laterais e o painel de instrumentos, que também tem contornos com preto brilhante. Outro detalhe na cor laranja e que chama a atenção é a inscrição “Stepway” no raio inferior do volante. O painel central todo em preto brilhante também contribui para o visual sofisticado do modelo. Assim como os novos Logan e Sandero, o design da nova versão Stepway foi desenvolvido com a participação do Renault Design América Latina (RDAL).
O interior do Stepway oferece 11 porta-objetos. O Stepway é de longe o modelo com maior espaço interno, uma vez que tem o maior entreeixos da categoria com 2,59 metros (todos concorrentes diretos são menores). O porta-luvas tem capacidade de 5,7 litros. Uma novidade é o comando interno de abertura do porta-malas. Aliás, esse é o maior da categoria, com 320 litros de capacidade com o banco traseiro em posição normal. De série, o Stepway permite rebater o banco traseiro e a capacidade do porta-malas se eleva até 1.196 litros.
Motor 1,6 litro
O Sandero Stepway está disponível apenas com o moto r 1.6 litro - 8V Hi-Power e opção de câmbio manual ou automatizado EASY’R, ambos de cinco marchas. Esse moto r gera 106 cv quando abastecido com etanol e 98 cv com gasolina (em 5.250 RPM). O torque máximo é 15,5 kgfm com etanol e 14,5 kgfm com gasolina obtido à 2.850 RPM. Um fator importante é a disponibilidade de expressivo o torque a partir de 1.500 rpm, garantindo agilidade e retomadas de velocidade mais rápidas. Segundo a Renault, esse moto r não foi testado no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
Com câmbio manual, os números do Stepway são os seguintes: Aceleração 0 a 100 km/h em 11,6 segundos (gasolina) e 11,4 segundos (etanol). A velocidade máxima é de 167 km/h (gasolina) e 169 km/h (etanol).
Equipamentos
O Novo Sandero Stepway traz de série piloto automático (limitador e controlador de velocidade). O limitador evita que o moto rista, inadvertidamente, ultrapasse a velocidade máxima permitida na via. Mesmo que o acelerador continue pressionado, o carro não ultrapassa o limite programado pelo condutor. Em caso de emergência, porém, basta pisar no acelerador até o fundo para desativar o limitador e, por exemplo, completar com mais rapidez uma ultrapassagem.
Outros itens que equipam o modelo e aumentam o conforto a bordo são os espelhos retrovisores e os vidros traseiros com acionamento elétrico – itens até então só disponíveis como opcionais na versão Stepway e que agora são de série. Ainda que exista o ajuste de altura do volante, falta a regulagem de profundidade.
O quadro de instrumentos tem iluminação branca e inclui o computador de bordo com seis funções: Litros consumidos, Consumo médio, Consumo instantâneo, Autonomia, Distância percorrida e Velocidade média.
Indicador de troca de marchas para mais economia
Outro detalhe presente é o indicador de trocas de marchas, que auxilia o moto rista a dirigir de forma mais eficiente. Esse equipamento é especialmente útil para quem quer dirigir de forma econômica. Seguindo as instruções de troca de marcha, o moto rista pode economizar até 20% de combustível, quando comparado a uma condução típica de um moto rista padrão.
Suspensão resistente
O Stepway traz uma suspensão mais elevada em relação a versão tradicional do Sandero. São 10 mm à mais. Além disso, independente da versão, a família Sandero traz uma suspensão realmente resistente para aguentar as pancadas das ruas brasileiras. Dizer que o Sandero está entre os carros mais resistentes da categoria, não é um exagero. Até mesmo, “saltar” algumas lombadas, com velocidade superior à indicada é possível, sem causar qualquer dano à parte inferior do veículo. Essa é uma característica muito apreciada por quem precisa trafegar frequentemente por ruas e avenidas mal conservadas. Afinal, o Sandero não dá manutenção quando exigido nessas condições. E no Stepway, isso é ainda melhor! Assim, superar as aventuras da cidade, é uma tarefa fácil para esse modelo.
Segurança
O Stepway conta com airbag de série para moto rista e passageiro da frente em todas as versões. Também é de série o sistema ABS, de nona geração, com distribuidor eletrônico de força de frenagem (EBD). O sistema CAR, que trava automaticamente as portas do veículo quando este alcança 6 km/h, também contribui para a segurança. Os cintos de segurança têm regulagem de altura (dianteiros) e limitadores de esforço integrado. Esse dispositivo, presente em todos os modelos da Renault, ajusta automaticamente a tensão do cinto reduzindo eventuais lesões causadas pela excessiva pressão do cinto contra o corpo em caso de colisão.
Pós-venda
O Novo Sandero tem garantia de fábrica de 3 anos ou 100 mil quilômetros, prevalecendo o que ocorrer primeiro. O plano de manutenção prevê revisões periódicas a serem feitas em intervalos de 10.000 quilômetros, ou a cada ano de uso. A Renault afirma que o carro tem custo de manutenção em torno de R$ 1 por dia (para as versões sem ar-condicionado), seguindo o plano de manutenção normal ao longo de 3 anos.
Preço e mercado
O Sandero Stepway tem como principais concorrentes o Hyundai HB20X e o Volkswagen Gol Rallye. Ainda é possível comparar de forma mais distante o Volkswagen CrossFox e o Fiat Idea Adventure. Mas entre todos os concorrentes, é certamente o Sandero Stepway que entrega o melhor custo-benefício. O Stepway parte de R$ 51,3 mil. O único opcional é o sistema de câmbio robotizado.
Para conhecer uma oferta do Stepway, clique aqui!
Revista Comprecar
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca
- Notícias 22/11/2024 Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
- Notícias 21/11/2024 Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas Verdadeiro sucesso no mercado nacional
- Notícias 19/11/2024 Hyundai CRETA, renovado em outubro Segue na liderança do varejo nacional em novembro
- Notícias 18/11/2024 Executivo da GWM Brasil é eleito um dos 30 mais influentes da tecnologia no Brasil