A manutenção automotiva é fundamental para prolongar a vida útil do automóvel e garantir o seu bom funcionamento. Saiba o que precisa ser revisado e quando realizar essa manutenção.
Fazer a manutenção automotiva é importante para o bom funcionamento do veículo, e existem inúmeras razões para realizar a revisão do carro. A longo prazo, a revisão se mostra uma forma de economizar dinheiro e garantir a segurança de todos que utilizam o veículo, além de tornar o trânsito, como um todo, mais seguro.
Por que fazer a manutenção automotiva?
Um carro que passa pela revisão periódica é uma máquina muito mais segura, tanto para os passageiros quanto para pedestres e outros carros que estejam transitando pela rua.
A falha mecânica ou elétrica de um veículo pode colocar várias pessoas em condições de perigo, e algumas dessas situações podem acabar acontecendo em momentos críticos, como durante uma viagem ou em uma ultrapassagem na estrada.
Trocar uma peça que precisa de manutenção pode evitar problemas ainda maiores, como pane elétrica, por exemplo. Itens baratos podem causar um verdadeiro estrago se não estiverem funcionando de acordo.
Em geral, durante uma revisão automotiva, o responsável passa por todos os sistemas do carro, revisando peça por peça. São elas:
- Ar-condicionado;
- Bateria;
- Cabos elétricos;
- Câmbio;
- Embreagem;
- Filtro de ar;
- Filtro de combustível;
- Fios;
- Freios;
- Iluminação (faróis e lanternas);
- Motor;
- Pneus,
- Radiador;
- Sistema de arrefecimento;
- Sistema elétrico em geral (arranque, fusíveis, etc.);
- Suspensão;
- Velas.
Por que fazer uma revisão automotiva antes de viajar?
Os motoristas que realizam manutenções automotivas periódicas em seus carros contam com a tranquilidade de saber que podem viajar, a princípio, sem grandes preocupações. No caso de viagens mais longas, que demandam um tempo maior de estrada, recomenda-se fazer um check-up geral do veículo antes de enfrentar um longo percurso até o destino planejado.
No caso de quem vai fazer uma longa viagem, o mais recomendado é levar o automóvel até uma oficina, de preferência, com antecedência (já que alguns serviços podem demorar). Há a possibilidade de alguma peça precisar de troca, e a nova vir de outra cidade, o que demanda a espera pelo produto, e isso pode atrasar os planos da viagem.
Desta forma, para evitar desencontro de agendas, a manutenção automotiva deve ser programada dias antes da data de viagem e deve feita sempre com profissionais de confiança.
Por que ficar de olho na quilometragem?
Além de realizar a revisão antes de viajar, outra medida para saber que está chegando a hora da manutenção é ficar de olho na quilometragem do carro, ou seja, na quantidade de quilômetros que o carro já rodou.
Nos casos mais comuns, as revisões automotivas devem ser feitas assim que o veículo marcar 10 mil quilômetros rodados. A partir dessa marca, o processo de manutenção passa a ser um pouco mais complexo, já que quanto maior for a distância percorrida, mais cuidados o carro demandará.
Quando o assunto é manutenção automotiva, é fundamental salientar que mesmo curso de asalto de agua inflable motoristas que não rodam muito precisarão investir em revisões. Há casos em que não utilizar o veículo causa exatamente o efeito rebote, ou seja, com o carro muito tempo parado, começam a surgir problemas específicos.
Em todo caso, ainda que o motorista não tenha andado 10 mil quilômetros com o veículo, é fundamental realizar uma revisão automotiva a cada seis meses.
Manutenção pontual: quando fazer a troca de cada item
Os itens do carro demandam manutenções e/ou trocas. Cada peça deve ser substituída dentro de um determinado prazo:
Itens a serem trocados ou revistos | Frequência |
Alinhamento dos pneus | 10 a 20 mil km |
Correia do alternador | Quando a correia dentada for trocada |
Correia do compressor do ar-condicionado | Quando a correia dentada for trocada |
Correia dentada | 40 mil a 100 mil km |
Correia poly-v (bomba d’água) | Quando a correia dentada for trocada |
Filtro de ar | Quando o óleo for trocado |
Filtro de cabine (antipólen) | Uma vez ao ano |
Filtro de combustível | 20 mil km |
Filtro de óleo | Quando o óleo for trocado |
Fluido das transmissões | 60 a 100 mil km (ou de 2 a 4 anos) |
Fluido de freio (óleo do freio) | De seis meses a um ano |
Limpeza do ar-condicionado | Uma vez ao ano |
Limpeza do sistema de arrefecimento | Quando o líquido de arrefecimento for trocado |
Líquido de arrefecimento | A cada dois anos |
Óleo lubrificante | Entre 5 mil e 15 mil km |
Pneus | A cada 5 anos |
Velas | Entre 15 mil e 100 mil km |
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