Os faróis veiculares são de extrema importância, tanto para garantir a visibilidade do motorista quanto para que o veículo seja visto por pedestres, ciclistas e outros condutores. Acompanhe os principais tipos de faróis e quais são proibidos.
Conheça os tipos de faróis veiculares mais usados e quais as principais características de cada.
Tipos de faróis veiculares
Farol alto
O farol alto é aquele utilizado quando não há nenhum tipo de iluminação pública, como em uma rodovia. Para ser forte, utiliza-se de um feixe de luz com alcance aumentado, ou seja, uma lâmpada mais potente.
Não deve ser usado na presença de outros condutores, pois pode ofuscar a visão.
Farol baixo
Esse é o tipo de farol veicular mais utilizado, já que ajuda na visibilidade da rua sem dificultar a visão de outros condutores. Também é o tipo de farol indicado para túneis.
Farolete
O farolete é o tipo de farol com luz mais baixa, utilizado apenas para delimitar a posição (e, por isso mesmo, é chamado de luz de posição). Costuma ser utilizado durante o dia.
Farol de neblina
O farol de neblina fica totalmente à parte das outras luzes. Ficam instalados de 20 a 30 centímetros acima do solo e fletidos levemente para baixo. A intenção desse tipo de farol veicular é, justamente, iluminar a via para o condutor, e não outros veículos, pedestres, bicicletas ou obstáculos.
Se trata de um equipamento feito exclusivamente para uso em caso de neblina e baixa visibilidade, não sendo permitido quando não houver necessidade.
Farol de milha
Os faróis de milha são mais intensos que os de neblina, ficam posicionados em linha reta e a uma altura semelhante à dos faroletes, por isso, podem dificultar, e muito, a visão de outros condutores que estejam vindo na direção oposta.
O uso do farol veicular de milha é indicado para locais com pouca ou nenhuma visualização, como estradas de terra e trilhas. Por serem extremamente potentes, são off-road, ou seja, não utilizáveis em perímetro urbano ou locais que possam ter outros carros.
Farol de xênon
A maioria dos faróis veiculares utilizam lâmpadas que emitem luz de um filamento bem no centro do bulbo. Já o farol de xênon utiliza um gás nobre, o xenônio, que é ativado por uma descarga elétrica, podendo alcançar distância até três vezes maior que a de lâmpadas convencionais (halógenas) com menos gasto energético.
Por serem usados de forma irregular por alguns motoristas, acabaram recebendo algumas restrições de uso no Brasil. Isso precisou ocorrer devido à intensidade da luz, que bloqueava a visão de outros condutores, aumentando muito os riscos de acidentes.
Há faróis proibidos no Brasil?
A Resolução 692, de 1988, publicada pelo Contran, traz regras para o uso de faróis veiculares, que devem ter de 40W a 60W de potência em um sistema elétrico de 12 volts. Já em carros com sistema de 24 volts, o limite de potência é de até 75W.
Com relação à intensidade de cor, a medida é feita em Kelvin, que pode variar entre 2.800 e 3.000 Kelvins em lâmpadas tradicionais halógenas, e até 4.200 K na Super Branca. Isso significa que, exceto por essas intensidades de cor, nenhuma outra pode ser usada em faróis veiculares.
Ainda hoje é possível encontrar carros com luzes roxas, azuis ou de outras tonalidades, mas, em todos esses casos, há infração de lei federal, considerada castillo inflable mas grande del mundo infração grave, passível de multa e retenção do automóvel.
A Resolução 692 é antiga, e outras alterações foram feitas de lá para cá, tornando alguns tipos de lâmpadas proibidos. Boa parte já foi liberada, mas isso ainda causa confusão entre os motoristas.
É sempre recomendável consultar as leis de trânsito, mas o que se sabe, até o momento, é que, a partir de 2021, será totalmente proibida a instalação de faróis de xênon (ou LED) em automóvel que sair da fábrica com lâmpadas halógenas. Ou seja, a alteração não poderá ser feita, nem mesmo nos pequenos filamentos que iluminam a placa.
Encontre carros com os melhores faróis veiculares no Comprecar
O Comprecar é um site de forte atuação no interior paulista, que traz catálogo com diversas ofertas de carros seminovos e usados, todos com faróis veiculares em pleno funcionamento, facilitando, assim, a compra e a venda de automóveis por parte dos interessados.
O site também possibilita a comercialização de motocicletas, caminhões, caminhonetes e carretas.
Navegue pelo Comprecar para conferir o catálogo de ofertas e acompanhe as notícias sobre o universo automobilístico.