Carros com até três anos de uso estão entre os tipos de veículos mais negociados no Brasil, você sabia? Normalmente, esses automóveis têm entre 1.000 km a 35.000 km rodados, o que pode ser uma grande oportunidade para você que deseja adquirir um carro seminovo.
Comprar um carro desse tipo pode ser uma boa ideia por diversos motivos, como, por exemplo, a possibilidade de conseguir um modelo mais completo por menos dinheiro, a economia em taxas e tranquilidade a curto e médio prazo.
A seguir, você encontra dicas importantes para fazer a escolha certa na hora de adquirir o seu novo carro usado!
Não erre na hora de comprar o seu seminovo
Você está prestes a comprar um carro seminovo, mas ainda restam dúvidas sobre como escolher o modelo certo para suas necessidades e orçamento? Então, entenda melhor quais são as boas práticas para a compra de seminovos.
Veja o histórico de revisões
Ao comprar um veículo com pouco uso, é comum que ainda se tenha algumas revisões e garantias de fábrica. No manual, você pode conferir o período de cobertura restante, assim como o histórico de revisões do veículo.
Garanta que todas as revisões estejam de acordo com o esperado e cobre o período estendido.
Caso o automóvel que você deseja não tenha mais esse direito, é comum que o vendedor negocie um período de garantia – que normalmente consiste em 90 dias – para as principais peças do carro. Tenha tudo por escrito e documentado, a fim de garantir o seu direito de consumidor.
Confira se o carro já foi batido
Batidas e acidentes costumam causar avarias que podem desvalorizar bastante o preço do veículo. Por isso, é ideal que você analise todos os detalhes do seu seminovo para evitar futuras dores de cabeça.
Observe a lataria durante o dia com o carro limpo e totalmente seco. Procure por diferentes tonalidades na pintura, assim como assimetrias entre as portas, parachoques e teto. Outros fatores que denunciam uma batida são ondulações, amassados e áreas tortas no capô.
Verifique a documentação
Empresas de perícia cautelar podem te ajudar a analisar a situação dos documentos do carro, as quais incluem pendências com multas, impostos, leilão e outros. Nesse sentido, procure sempre comprar carros seminovos de vendedores confiáveis e concessionárias especializadas.
Avalie a conservação do veículo
Estar atento à conservação geral do veículo também é muito importante, afinal, pode ser que o antigo dono não tenha sido tão cuidadoso, não é mesmo?
Além de verificar a lataria, buscando por arranhões, avalie a parte inferior do carro com o intuito de encontrar desgastes e partes enferrujadas que podem ser um problema futuro.
Também vale dar uma olhada nos vidros, carpetes, componentes elétricos e bancos. Não se esqueça de verificar se o macaco, o triângulo, a chave de roda e o estepe também estão onde deveriam.
Inspecione pneus e rodas
Por serem superimportantes, é essencial avaliar o estado de conservação geral dos pneus, a fim de verificar se o alinhamento e balanceamento estão em ordem.
Ademais, procure por marcas e observe o seu aspecto, principalmente se o veículo tiver mais de 60 mil quilômetros rodados. Em casos assim, pode ser que eles precisem de substituição a curto prazo.
Verifique os freios e suspensão do carro
Não há como destacar, suficientemente, a importância desses itens para a segurança do veículo. No momento do teste de direção, atente-se para ruídos nas pastilhas de freio ou falhas no componente, além de procurar por vazamentos na suspensão.
Durante o test drive, procure dirigir com os vidros abertos e fechados. Dessa maneira, você será capaz de detectar qualquer ruído atípico que o veículo possa estar produzindo.
Conheça o Comprecar
O Comprecar é um site especializado na venda de carros usados, motos e caminhões. Venda ou compre seu carro de forma rápida e segura conosco!
Se você precisa de um carro seminovo, saiba que atuamos nas principais cidades paulistas, como Sorocaba, Campinas, Jundiaí, Indaiatuba, Piracicaba, Itu, Limeira, Salto, São Paulo e outras. Conheça nosso site!