Existem medidas de segurança que, de tão intuitivas, já fazem parte da memória muscular de muitos motoristas, como usar cintos de segurança e utilizar a seta no momento em que se realiza uma curva.
Entretanto, uma medida de segurança menos óbvia, ainda que tão importante quanto as citadas acima, é a troca regular dos pneus. Uma das principais razões pelas quais essa prática é negligenciada está na desinformação dos condutores, que, por vezes, não sabem da importância desse processo.
A seguir, compilamos algumas das informações mais importantes sobre o momento ideal para troca dos pneus, não deixe de conferir.
Quais os perigos de utilizar pneus avariados?
Um pneu dentro dos padrões ideais de conservação é capaz de proporcionar aderência às estradas, evitando acidentes diversos, como derrapagens e capotamentos. Quando o jogo de pneus de um carro está bem conservado, o motorista tem mais controle sobre a movimentação do veículo, sobretudo quando se dirige sob chuva.
O desgaste natural também é prejudicial, mas não é o único indicativo de que pneus devem ser trocados. Calombos e outras deformações decorrentes de pancadas podem fazer com que o veículo perca seu alinhamento e, consequentemente, torne-se mais difícil de conduzir.
Além do evidente perigo à integridade física de todos os ocupantes do carro, circular com pneus em mau estado de conservação também é uma falta grave, fazendo com que o condutor perca cinco pontos na carteira e pague uma multa de R$ 127,68.
Como saber quando trocar os pneus do carro?
Na hora de analisar se os pneus do seu carro precisam ou não ser trocados, o Tread Water Indicator, que são pequenas estruturas emborrachadas, localizadas nos sulcos dos pneus, é o seu maior aliado. Esses sinalizadores têm 1,6 mm de profundidade e, uma vez atingido seu limite, é necessária a realização da troca.
Qual o prazo de validade de um pneu?
Pneus têm prazo de validade, mesmo que nunca tenham sido usados: cinco anos após a data de fabricação. Você pode observar essa informação na lateral de cada pneu, os dois primeiros dígitos identificam a semana, enquanto os dois últimos, o ano. Essa informação, é claro, vale também para o estepe.
Como funciona o rodízio de pneus?
O rodízio de pneus é a prática caracterizada pela troca dos pneus dianteiros e traseiros. Essa é uma paw patrol jumping castle das ações mais indicadas para aqueles que desejam aumentar a vida útil dos itens.
O motivo para realização dessa troca é promover o desgaste em todos os pneus de maneira homogênea. O intervalo de tempo ideal para a prática é descrito no manual do veículo, mas, em média, ocorre entre os quilômetros 5.000 e 7.000.
Quais os códigos de velocidade máxima dos pneus?
Diferentes pneus têm diferentes capacidades de velocidade. Essa informação é indicada na lateral do item, ao lado do índice de carga máxima. Os códigos vão de K até Y, sendo a velocidade máxima de 300 km/h, cujo código é encontrado apenas em carros esportivos de luxo.
Veja algumas das classificações mais comuns na tabela abaixo.
Classificação de Velocidade | Velocidade Máxima |
K | 110 km/h |
L | 120 km/h |
M | 130 km/h |
N | 140 km/h |
P | 150 km/h |
Q | 160 km/h |
R | 170 km/h |
S | 180 km/h |
T | 190 km/h |
U | 200 km/h |
H | 210 km/h |
V | 240 km/h |
W | 270 km/h |
Y | 300 km/h |
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