O mercado de compra e venda de carros foi muito beneficiado pelo avanço da internet. Encontrar compradores e vendedores de carros era uma atividade que demandava bastante tempo e paciência, mas, hoje, a tecnologia é capaz de conectar os dois lados dessa equação com apenas alguns cliques.
Apesar disso, existem certos cuidados que precisam ser tomados na hora de se visitar um site de venda de carros. Neste artigo, te daremos dicas para determinar se um site especializado na compra e venda de veículos é, ou não, seguro. Se você quer vender ou comprar um carro e pretende usar a internet para isso, tenha atenção aos próximos tópicos.
Como saber se o site é seguro?
Existem diversas maneiras de se verificar a segurança de um site. Contaremos algumas delas para você nos tópicos abaixo.
Verifique o domínio e a URL
Sempre confira se a URL do site possui o protocolo HTTPS. Ele garante que suas informações estarão seguras e que o site é legítimo.
Pesquise a reputação do site
Também vale a pena pesquisar o que outras pessoas estão falando sobre o site. Você pode ler as reviews de outros clientes no Google Meu Negócio ou em sites como o Reclame Aqui.
Consulte a Política de Privacidade e as regras de uso do site
Muitos sites têm Políticas de Privacidade específicas. Procure por dados como: quais são as informações coletadas, o tempo de armazenagem dessas informações e mais.
Além disso, procure pelas regras de uso dos sites. Elas servem para explicitar os objetivos do site e ajudam a guiar os usuários quanto às melhores práticas para utilização do serviço.
3 dicas para realizar compras seguras em um site de venda de carros usados
Confira, a seguir, algumas dicas para não passar por situações de risco em sites de venda de carros.
1. Analise os preços
A ideia de comprar um carro por um preço atrativo é realmente tentadora, mas, quando a oferta parece boa demais para ser verdade, desconfie. A maior parte das transações no mercado de carros usados utiliza a tabela Fipe para ancorar os seus preços.
Os valores da tabela podem sofrer alterações, considerando-se, por exemplo, fatores como acessórios do carro, tempo de uso, existência de multas ou outras pendências. Apesar disso, se um carro é anunciado por um preço muito abaixo dessa tabela, é provável que o vendedor esteja mal-intencionado.
2. Solicite uma vistoria cautelar
Antes de fechar um negócio, solicite uma vistoria cautelar com uma empresa especializada. Essa vistoria tem o objetivo de procurar por adulterações, checando desde os aspectos técnicos e mecânicos do carro até a documentação, para garantir que tudo está como deveria.
3. Escolha sites e vendedores com boa reputação
Muitos sites de venda de carros, como o Comprecar, por exemplo, funcionam como plataformas para diversos vendedores. Isso quer dizer que compradores devem se atentar à reputação individual de cada um deles.
Gostou das dicas? Visite o site do Comprecar para comparar preços de veículos na sua região
O Comprecar é um site especializado na compra e venda de veículos usados e seminovos. Todas as maiores concessionárias e vendedores de São Paulo e região utilizam a plataforma todos os dias.
Visite nosso site de venda de carros e compare preços, modelos e muito mais.