Já disponível na maioria dos modelos comercializados no país, o câmbio automático promove muito mais praticidade e facilidade na condução do veículo. Porém, é normal surgirem dúvidas sobre como funciona.
Por isso, confira o que você deve saber antes de dirigir um veículo com câmbio automático!
Como funciona o câmbio automático?
O câmbio automático é feito com um sistema de engrenadas planetárias, diferindo do câmbio manual, que tem engrenagens de variados tamanhos e são engatadas de forma individual.
No caso do sistema automático de câmbio, as engrenagens também são de tamanhos diferentes, no entanto, são engatadas entre si, e não individualmente. Como resultado, a relação de força do sistema vai depender da ordem em que as engrenagens são conectadas.
Além disso, esse tipo de câmbio não tem uma embreagem que precisa ser acionada pelo motorista, como no caso do câmbio manual. Isso não significa que não exista um sistema de embreagem; pelo contrário, existe e é interno, banhado em óleo e freios que acionam as engrenagens corretas, por meio de um sistema hidráulico, possibilitando o funcionamento das marchas e o deslocamento do carro.
Mito de descer na “banguela”
Existe um mito em relação ao câmbio automático: descer na banguela, ou seja, colocar no neutro para descer uma ladeira, faz o veículo consumir menos combustível.
Isso é falso e provoca o resultado contrário do esperado, pois o câmbio em neutro exige ainda mais consumo de combustível do que se estivesse com a marcha engrenada. Além disso, ainda desgasta mais rápido o câmbio.
Quando colocar no “P” ?
Dentre as dúvidas sobre o câmbio automático, uma das mais frequentes é quando o motorista deve colocar no P, que significa Parking, apenas quando o veículo estiver estacionado e totalmente sem movimento. Caso contrário, a alavanca pode travar nessa posição.
Uma dica para isso não acontecer é desenvolver o hábito de, assim que estacionar, puxar o freio de mão e, somente depois, colocar a alavanca na posição P.
Quando colocar no “N”?
O N foi criado para que o veículo possa ser movido em situações de manutenção, como no caso de necessidade de guincho. Sendo assim, o N não deve ser usado para economizar combustível em ladeiras, como já visto, nem enquanto se espera abrir o sinal, muito menos para estacionar. Deve ser usado apenas com o carro desligado, para movê-lo em ocasiões de manutenção.
É necessário trocar o óleo no câmbio automático?
Isso vai depender do carro, pois muitos modelos automáticos já não necessitam mais da troca de óleo do câmbio. Assim, é importante verificar o manual do veículo. No entanto, é sempre bom verificar periodicamente o nível do fluido, para identificar eventuais vazamentos.
Dessa maneira, com todas as informações neste conteúdo, vai ser muito mais fácil de você utilizar corretamente seu veículo automático e garantir que ele tenha maior durabilidade e qualidade, sem cometer erros que possam prejudicá-lo.
Ter conhecimento de boas práticas de uso do câmbio automático é cada vez mais importante, pois esses veículos estão ficando mais populares, principalmente para pessoas portadoras de deficiência.
Visite nosso site e confira os modelos de carros usados automáticos que o Comprecar tem para você!
Leia mais: Carro novo ou usado: o que vale mais a pena?