O ar-condicionado veicular é um item quase obrigatório para os motoristas e passageiros que gostam de conforto. Por isso, vale a pena procurar carros usados com ar-condicionado quando estiver pensando em trocar de modelo.
Continue a leitura e saiba mais sobre o ar-condicionado automotivo!
Tipos de ar-condicionado automotivo
Existem 4 principais tipos de ar-condicionado veicular. Entenda como funciona cada um deles.
1. Veicular analógico
O ar-condicionado veicular analógico é o modelo mais antigo, cuja temperatura é definida por modelos rotatórios. Normalmente, os botões são referenciados pela cor azul e vermelha, que indicam, respectivamente, temperaturas mais frias ou mais quentes. Outro botão regula a intensidade do ar-condicionado e é referenciado por números, e não por uma temperatura específica.
2. Analógico com controle automático
No caso do ar-condicionado analógico com controle automático, a temperatura é controlada automaticamente. Isso significa que ainda estão presentes os botões que definem o “quente” e o “frio” e o da intensidade da temperatura. Porém, nesse caso, o equipamento tem a funcionalidade de se autorregular de acordo com a necessidade identificada.
3. Veicular digital
Veículos um pouco mais modernos contam com ar-condicionado digital. Para esses modelos, há uma tela, que pode funcionar com botões externos ou serem touch screen, com as informações referentes ao equipamento.
4. Digital automático
Por fim, o ar-condicionado digital automático funciona da mesma forma que o veicular digital, com a diferença de que mantém a temperatura desejada pelos ocupantes. Nesse caso, não há a necessidade de ficar alterando a temperatura enquanto viajam, já que o modelo se adapta ao que é predefinido pelos usuários.
As vantagens dos carros usados com ar-condicionado
A vantagem de comprar um carro usado com ar-condicionado é o conforto térmico. Isso facilita a condução do veículo e permite que toda a família tenha muito mais comodidade ao fazer viagens e se locomover no dia a dia.
Outro ponto importante é a valorização do veículo usado. Os carros usados dependem de seus features para se manterem com preços melhores no mercado, de modo que o ar-condicionado pode não só facilitar a eventual venda do veículo como também aumentar o seu preço.
A segurança também aumenta indiretamente com o ar-condicionado. No verão, algumas cidades do Brasil podem chegar a temperaturas de mais de 40 ºC. Caso o veículo não possua ar-condicionado e o proprietário opte por deixar as janelas abertas, o risco de sofrer um assalto é bem maior, deixando o motorista sem muitas opções.
Leia mais: Encontre as melhores ofertas de carros de até R$30.000
Dicas sobre ar-condicionado automotivo
O ar-condicionado pode ser acionado sempre que os passageiros quiserem, porém, uma dica importante é não ligar o aparelho se o carro estiver muito quente, como nos casos em que fica estacionado no sol por muito tempo.
Para essas situações, o mais recomendável é dirigir com os vidros abertos por alguns minutos e só depois que o ar tiver dissipado ligar o ar-condicionado e fechar os vidros.
Alguns minutos antes de chegar ao destino, é importante desligar o aparelho de ar-condicionado. Assim, evita-se a proliferação de micro-organismos nocivos.
Se a ideia é utilizar o aparelho e não gastar muito combustível, a recomendação é sempre manter uma temperatura agradável no carro, sem exageros. Caso os inflatable pub passageiros deixem a temperatura do carro muito baixa ou muito alta, é possível que o gasto de combustível aumente em até 20%.
Quer saber mais sobre carros usados com ar-condicionado? Então, continue navegando pelo site do Comprecar e confira todas as opções disponíveis!