Utilizada como parâmetro para vendedores e compradores de carros usados e seminovos no Brasil, a tabela Fipe pode auxiliar na negociação de valores numa transação. No entanto, considerar os preços do catálogo não é garantia de que um determinado veículo valha exatamente aquele preço.
Por isso, é fundamental também levar em conta uma série de variáveis que podem depreciar ou valorizar o automóvel, moto ou caminhão no mercado. Dessa forma, todo proprietário tem autonomia para definir o preço de venda, assim como o comprador pode aceitar ou não pagar determinado valor.
Mas, afinal, o que é, quando surgiu e como utilizar a Fipe?
O que é tabela Fipe?
Criada em 1973 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), a tabela Fipe é a principal referência de preços de veículos usados e seminovos no Brasil.
Embora ela sirva como parâmetro de preços para comercialização de carros, motos e caminhões, as quantias praticadas no mercado podem sofrer variações para cima ou para baixo. Isso acontece de acordo com cada região do País, o estado de conservação do veículo, os acessórios instalados, rodagem e, até mesmo, a cor.
Como funciona a tabela Fipe?
Para calcular o preço médio de cada modelo, é feita uma coleta de dados sobre os valores de carros, motos e caminhões novos, seminovos e usados no Brasil. São descartadas todas as discrepâncias, como preços considerados muito acima ou muito abaixo do mercado e, só então, é definida a média que constará na tabela Fipe.
Atualizado todos os meses, o catálogo também é utilizado como base para definir os valores do imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) e do seguro de automóveis. Para se ter ideia, cada unidade federativa do País possui sua própria alíquota, que é aplicada à estimativa de valor do veículo.
Como descobrir o código da tabela Fipe?
Descobrir o código de um veículo na Fipe é muito simples. Para isso, é necessário acessar o site ou aplicativo oficial da tabela, navegar na aba “Índices e Indicadores” e clicar na opção “Preço médio de veículos”. Nessa página, é possível selecionar a categoria do veículo (carros e utilitários pequenos, caminhões e micro-ônibus ou motos).
Ao selecionar a espécie de transporte desejado, o sistema possibilita a pesquisa por período de referência, marca, modelo e ano de fabricação. Após preencher todas as informações, o catálogo apresenta o código Fipe e o preço médio de mercado.
Como consultar o preço na tabela Fipe?
Assim como na consulta do código Fipe, pesquisar o preço de um veículo segue exatamente os mesmos passos. Importante frisar que o usuário pode pesquisar e comparar preços com os meses anteriores, uma vez que a tabela é atualizada periodicamente.
Confira: Tabela FIPE motos
Compre carros usados na Internet
Para quem procura as melhores opções de carros usados, o Comprecar oferece opções para todos os gostos e condições especiais de pagamento. O maior classificado de automóveis, motos e caminhões online do interior de São Paulo possui carros à venda de até 30 mil reais e uma variedade enorme de modelos, marcas e categorias.