Tudo sobre as baterias para carros
Saiba todos os detalhes das baterias para carro, os mitos e verdades sobre o assunto. 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inclusive esse vídeo aqui tem o oferecimento das baterias moura um dos principais fornecedores brasileiros de baterias inclusive amor até aí o serviço Mourafácil.com que quando você tem um problema com a bateria do seu automóvel você só precisa entrar na internet e solicitar bateria que eles trazem a bateria até vocês mas hoje nós vamos explicar todas as diferenças que existem entre as baterias convencionais e as baterias para sistema start stop a bateria tem muitas funções do veículo diferente do que muita gente pensa que ela só serve para dar a partida do carro ela é responsável por manter o funcionamento correto de diversas partes até mesmo motor depende da bateria para funcionar os sistemas de injeção eletrônica por exemplo além disso você tem toda a parte de conforto dentro do carro vidros elétricos travas elétricas sistema de som inclusive o sistema de climatização também depende da bateria não podemos esquecer os sistemas de sinalização luz de freio luz de lanternas faróis entre outras coisas portanto é um equipamento de extrema importância e funcionamento para que tudo funcione bem no automóvel ea bateria ela também tem outras especificações nos carros essas baterias tem uma tensão nominal de 12 volts isso não quer dizer que ela sempre usa 12 volts existem variações essa atenção que nós vamos explicar outra coisa importante também é a capacidade da bateria muitas vezes essa capacidade é declarada em amperes hora ou seja quanto de carga que essa bateria consegue fornecer para o sistema do automóvel mas não é só isso que importa existem outros códigos e outras coisas que nós vamos explicar aqui pra vocês um número muito importante que você precisa saber na hora que você vai trocar a bateria do seu carro é a capacidade dela que a gente vê em amperes hora o anterior hora determinada através de um teste da bateria num processo de descarregamento da bateria durante 20 horas e esse processo é feito até a bateria atingir uma atenção aí de 10,5 volts como expliquei lá aquele número 12 é apenas o número nominal e atenção varia de acordo com os testes e a utilização dessa bateria uma bateria começa de 63 horas durante 20 horas ela consegue fornecer três amperes por hora e assim você chega nessa capacidade aqui esse número é muito importante porque é ele que vai determinar digamos assim a capacidade máxima da bateria em fornecer energia para o carro um ponto que gera bastante dúvida é na hora que vou trocar a minha bateria eu posso colocar uma bateria com maior capacidade de amper hora do que vem no carro depende pessoal porque em primeiro lugar quando você pega uma bateria com mais amperes horas do que a original do seu carro muita das vezes é maior em tamanho e nem sempre ela cabe no mesmo lugar original da sua bateria então você primeiro precisa ver se o tamanho é compatível com o seu carro outra coisa muito importante é a bateria ela depende de uma peça no carro chamada alternador nessa peça é ligada no motor então conforme o motor gira ele girou alternador e o alternador leva energia para a bateria ele que carrega a bateria portanto se você por exemplo tem um carro lá com uma bateria de 50 amperes hora aí eu tenho espaço para colocar uma de 80 amperes hora bom vai ser mais legal será se o seu alternador conseguir carregar esses 80 amperes hora porque esse equipamento é ele que vai colocar energia da bateria se ele não está dimensionado para uma bateria de maior capacidade o que vai acontecer é que ele não vai conseguir carregar a sua bateria plenamente mesmo você tem uma bateria de 80 amperes hora o alternador não vai carregá la completamente dessa forma você vai continuar usando a bateria como se ela fosse uma bateria de capacidade menor portanto ao substituir a bateria use a mesma capacidade ou tenha certeza que o alternador do seu carro consegue carregar essa bateria de maior capacidade agora vamos falar de um outro número muito importante da bateria que nem sempre as pessoas prestam atenção que é o cca isso inglês significa como o de clinton kim han pé ou corrente de arranque a frio e muita gente não presta atenção nesse número mas é importante que você note e na hora de substituir sua bateria porque este número ele é uma medição de quão rápido a bateria consegue entregar a sua máxima capacidade de 11 em carga numa situação muito específica essa situação é um teste feito a menos 18 graus celsius durante 30 segundos ou seja a máxima corrente que consegue passar ali e olha esse número é bem grande essa bateria que da Moura que tem 60 amperes hora consegue ter um cca de impressionantes 480 amperes durante esses 30 segundos ele consegue entregar esta corrente altíssima e por que esse número é importante porque às vezes quando você vai comprar uma bateria e essa bateria não é uma bateria de primeira linha assim como a da Moura o que acaba acontecendo esses cca é o número menor então em vez de ser 480 como e nessa daqui ele tem um número 375,380 e o que isso muda na sua vida esse número é a capacidade com que a bateria consegue entregar corrente quanto maior for esse número maior vai ser a vida útil e a segurança dessa bateria se ele for menor essa bateria vai apresentar falha em menos tempo portanto você tem que ficar também atento a este número que na bateria Moura de primeira linha é sempre um número bastante alto e bastante eficiente além dessas dicas é importante você saber como é que eu sei que a minha bateria está boa ou não no carro existe uma forma de saber isso quando você dá a partida no carro e o alternador começa a funcionar ele vai fazer com que a tensão do sistema varia de 14 volts a 14,5 volts essa geralmente a atenção de carga ideal da bateria neste momento o alternador está carregando a bateria e essa é a atenção que o carro tem de forma geral quando você desliga o carro que o alternador não está mais carregando a bateria ele tem uma tensão de descanso que ela pode variar e de 12,3 volts a 12,8 volts isso também depende da bateria de carro para carro mas quando ele está nessa faixa de tensão significa que a bateria esta boa que ela tem carga porém pessoal quando a tensão da bateria cai abaixo de 12,2 volts na condição de descanso é o momento de alerta é o momento de chamar a atenção que essa bateria pode estar apresentando falha como eu disse para vocês a tensão nominal de 12 volts é meramente uma referência e com a tensão da bateria a gente consegue saber como é que está a situação dela o detalhe aqui neste carro da Fiat é que o computador de bordo tem um voltímetro e quando você entra nessa função você consegue acompanhar tanto a atenção da carga quando o carro está ligado inclusive quando o carro está em descanso dessa forma você fica vamos assim prevenido para saber se a sua bateria está ou não apresentando algum problema o voltímetro também serve pra você identificar uma sobretensão no carro às vezes o alternador pode apresentar falha até mesmo sistema de regulador de voltagem nesse caso a bateria começa a receber tensões inadequadas como por exemplo 15 15,5 até 16 volts nesse caso isso é tudo muito perigoso primeiro porque ele pode dar problemas na bateria e segundo porque essa tensão elevada pode queimar vários componentes do carro desde os sistemas de iluminação ou até mesmo módulo sistema de injeção ou outras partes elétricas do carro dessa forma você também tem que ficar atento a qualquer sobre tenção para evitar danos ao seu veículo agora algumas dicas para você fazer a sua bateria durar mais primeira dica ande com seu carro evite deixar o carro muito tempo parado o carro quando fica muito tempo parado a bateria especificamente entra num processo chamado sul fatasão e isso faz com que ela perca a capacidade de andar com o carro não é só bom para bateria que mantém o seu ciclo também é bom pra outras partes mecânicas do carro para lubrificação do motor para o sistema de arrefecimento e até mesmo para o sistema do ar condicionado evitando o ressecamento de mangueiras portanto deixar o carro parado muito tempo é uma fria pra bateria e para o carro outra dica importante para sua bateria toda vez que você for dar a partida no carro tenha certeza que não tem nada ligado no carro seja sistema de som ventilação faróis ou qualquer outra coisa como desembaçador todas essas coisas estão puxando corrente da bateria e um momento da partida do carro é o momento onde a bateria é mais demandada quanto mais você demanda da bateria mais rápido você encurta a vida útil dela além do que no momento da partida podem ocorrer algumas falhas de tensão e aí você até ter mesmo vamos dizer assim uma sobretensão e nesse momento você acabar queimando algum equipamento portanto no momento de dar a partida do carro a dica é veja se está tudo desligado para você poder fazer uma partida mais segura e preservar a vida útil da sua bateria e a última dica que a gente vai colocar aqui pra vocês é vocês evitarem usar equipamentos do automóvel com o motor desligado o processo de descarregar a bateria de forma intensa também estressa bateria então parar o carro e deixar o som alto ligado deixar a ventilação funcionando ou outros processos que descarregam muita bateria fazem com que a vida útil da bateria acaba encurtando é bem verdade que existem muitos carros que possuem sistemas eletrônicos que desarmam esse tipo de desgaste da bateria quando o carro fica muito tempo parado justamente pra preservar a bateria agora também temos que ficar atento aquelas instalações meio gambiarra que algumas pessoas fazem em altos centros que não são muito boas jogadas e às vezes o que o pessoal faz puxar um fio direto da bateria sem passar pelo sistema do carro pela caixa de fusíveis para alimentar o módulo de potência para alimentar um rádio alguma coisa desse tipo e aí está o perigo porque esses equipamentos quando você desliga o carro eles continuam roubando corrente la da bateria e além deles estressarem a sua bateria dependendo da corrente que eles roubam quando se for da partida você pode não ter carga na bateria do carro agora esse assunto de bateria vai muito mais longe só que foi apenas uma introdução porque existem diferentes tecnologias para essas baterias aqui de chumbo do tipo ácido e aí nós temos por exemplo a tecnologia SLI que são as baterias mais comuns aí temos também as baterias com o sistema start stop que inclusive outros carros da Fiat utiliza essa tecnologia e nesse caso são baterias ou do tipo EFB ou do tipo AGM e cada uma tem a sua aplicação específica dessa forma teremos um outro vídeo mais detalhado para explicar tudo isso pra vocês mas antes da gente explicar que o sistema start stop da toro você sabe o que é isso muita gente confunde aí o start stop com o sistema de chave presencial e até tem montadora que usa esse nome de forma errada que é o sistema da chave presencial com o botãozinho lá no painel start/stop pessoal isso é partida por botão não é start stop o partida por chave presencial o start stop é outra coisa o start stop aquela função que quando o carro para momentaneamente no trânsito ele tem um sistema que desliga o motor pra economizar combustível e no momento que você tira o pé do freio e precisa iniciar o movimento do carro ele automaticamente da partida portanto o uso correto do nome start stop é para essa função carros equipados com start stop desliga o momentaneamente o motor no trânsito para economizar combustível como vocês viram aí no Fiat Cronos tem muita coisa interessante sobre as baterias convencionais que muita gente chama elas SLI o que seria esse LI inglês significa starting lighting em um nicho ou seja partida eliminação e ignição já as baterias de start stop que são essas aqui que equipam por exemplo a Fiat Touro você tem dois tipos vão começar falando do tipo e EFB que em inglês significa em rãs e desfruta de bateria ou bateria inundada avançada ela tem uma tecnologia para permitir que a bateria tenha mais capacidade de ciclo o que é isso no momento em que você dá a partida no carro a bateria perde um pouco de carga precisa se regenerar e esse sistema EFB permite que a bateria se regenere mais rápido isso é fundamental para o sistema start stop do carro poder funcionar porque quando você faz aquela parada rápida no trânsito ele desliga o motor ele tem que dar uma partida toda vez que o carro sair e a bateria tem que ter mais capacidade para fazer isso se você não tiver uma bateria desta tecnologia ela vai ter problemas principalmente de durabilidade então quando o carro tem start/stop geralmente ele utiliza essa tecnologia que a bateria EFB choque título de comparação se a gente for pegar a vida útil de uma bateria convencional a SLI aquela convencional que a gente tem no carro comum ela tem um ciclo de 100% quando a gente compara com uma bateria EFB o ciclo da bateria EFB é de 200% então você veja ela tem uma durabilidade muito maior do que a bateria SLI aí você deve às perguntas mas eu posso colocar uma bateria EFB que é essa de start stop num carro convencional pode pessoal e muita gente faz isso inclusive porque como essa bateria tem um ciclo de vida maior ela tem mais capacidade de entregar a carga nas partidas você pode usar um carro convencional que ela vai durar mais mas se você tem um carro com start stop você deve usar sempre a EFB aí você deve estar se perguntando também mas bom eu tenho um carro com start stop a Fiat Touro ou qualquer outro e eu tenho a bateria EFB nenhum problema na minha bateria eu estou num lugar onde eu não consigo comprar uma bateria igual EFB o que eu faço pois bem você pode usar uma bateria convencional aqui pode mas aqui tem uma observação muito importante a bateria convencional não está preparada para tanto ciclos de partida quando a bateria EFB e se você aplicar uma bateria convencional aqui ela vai durar muito menos talvez 50% da vida útil dela ou menos mas por uma situação de emergência vai resolver o seu problema para você continuar usando o carro mas o ideal é que quando o carro tem a tecnologia start stop você usa a bateria de tecnologia EFB outra dúvida é muito frequente um carro que tem start stop o que não tem se eu não tiver start stop se eu desligar o carro ligar o carro é a mesma coisa do que ter o start stop não pessoal não é são coisas completamente diferentes quando o carro não tem um sistema start stop no momento que você da partida ele usa o processo convencional para ligar o motor o motor de arranque aciona o motor que gira várias vezes para então o sistema inicial o movimento do motor o carro que em start stop funciona de outra maneira ou seja no momento em que ele desliga o motor do carro ele sabe exatamente onde ele parou o motor e no momento que ele vai dar a partida ele sabe o cilindro exato que ele tem que acionar pra primeiro economizar combustível e fazer uma partida mais eficiente dessa forma o start stop é uma tecnologia que no momento que ele dá a partida ele usa menos energia e menos combustível do que uma partida convencional portanto são coisas bem diferentes e quando você tem um carro convencional não deve ficar ligando e desligando o carro pensando que você está economizando combustível porque você não está e você ainda está prejudicando o sistema elétrico do carro outra dúvida na prática quanto que o start stop economiza de combustível pois bem esse é um ponto bastante polêmico vocês vão encontrar várias matérias dizendo que o start stop economiza 15% de combustível não que isso seja mentira até é verdade mas em situações muito muito específicas e pontuais na vida real é bastante difícil você conseguir ate 15% de combustível no start stop porque ele vai funcionar basicamente quando você esta no transito pesado se você estiver usando o carro permanentemente na estrada o start stop não vai ter função nenhuma se sentar no trânsito pesado ele vai desligar o motor e nessas paradas ele economiza combustível e isso também depende muito do tempo que você fica com o carro parado dessa forma o que a gente pode dizer e o seguinte para falar números bastante reais pra vocês podemos dizer que o start stop consegue economizar de 2 a 7 por cento de combustível dependendo da forma como você está usando o carro e também depende muito do tipo de trânsito que você está enfrentando com veículo outra observação muito importante o start stop não estraga o motor do carro você pode deixar ele ligado que o sistema foi projetado para funcionar dessa forma tanto com o motor de arranque quanto com o motor quanto com a bateria não causa nenhum problema no veículo lembra no começo do vídeo que a gente disse que existem duas tecnologias de bateria o sistema start stop pois bem existe uma outra tecnologia que as baterias com tecnologia AGM e inglês é absorvente glaci meth ou fibra de vidro absorvente e o que é isso em vez da bateria ter o sistema líquido ácido com as placas de chumbo ela tem um material lá dentro que faz com que essa solução ácida seja absorvida pelo material essa bateria tem uma série de vantagens primeiro ela não vaza ela tem ali uma solução que não chega a ser líquida ela também tem outra vantagem ela permite mais ciclos de partida ela permite um sistema de carga mais fluido e constante ela também está preparada para trabalhar com carros que têm alternadores inteligente geralmente são carros de categoria premium como marcas como audi mercedes bmw e volvo que utilizam esse tipo de bateria e ela também tem um ciclo de vida maior só para comparação você pega uma bateria convencional SLI o ciclo é 100% a EFB é 200% essas baterias da AGM o ciclo é 350% elas têm um ciclo maior permitem mais partidas no start stop e elas também servem para apoiar outros sistemas elétricos que esses carros de categoria prêmio possui como alertas de frenagem de emergência sistemas de apoio entre outras coisas que o carro possui só que essas baterias pessoal tem uma observação muito importante elas não tem substituição simples ou seja a bateria AGM tem que ser substituída por outra bateria AGM você não pode em hipótese alguma colocar baterias EFB ou baterias SLI em carros que precisam de bateria AGM e também tem outro detalhe importante lembra que a gente disse que você pode usar uma bateria EFB no carro convencional que usa bateria SLI pois bem você não deve usar as baterias à AGM em um carro convencional e porque apesar das baterias serem mais precisas delas terem mais círculos teve um processo de cara é mais fácil em só vantagens elas também são mais sensíveis ao processo de recarga portanto carros convencionais ou com tecnologia e EFB não têm sistemas de carga tão preciso e aí eles podem danificar a bateria com tecnologia AGM dessa forma bateria a AGM só pode ser usada em carro com tecnologia a AGM como vocês viram a história da bateria é bastante complexa com muitas curiosidades pessoal se vocês ainda têm dúvidas sobre esse processo que envolve baterias automotivas deixe seu comentário aqui no vídeo aqui na parte de baixo o que nós vamos fazer vamos levar suas dúvidas aí pra Moura e vamos ajudar vocês a esclarecerem tudo aquilo que vocês sempre quiseram saber sobre baterias automotivas e se vocês tiverem algum problema com o carro de vocês a dica é Mourafácil.com lá você consegue comprar sua bateria de uma forma muito fácil mais importante eles levam a bateria até você instala no seu carro portanto a partir de agora não tem mais desculpa para ficar sem bateria no carro Mourafácil.com e como vocês sabem só aqui com a gente que vocês têm sempre as dicas mais legais pra vocês comprecar é ideal para quem quer é ideal para quem quer comprar e precisou vender ou comprar acesse hoje mesmo Comprecar. 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