Avaliação: Audi A3 Sedan Prestige Plus 2020
Confira a avaliação completa do Audi A3 Sedan Prestige Plus 2020 Mais um Audi que eu o Jorge Augusto trago aqui para avaliação no nosso canal do YouTube Do ‘Comprecar tv dessa vez trouxe um A3 modelo que vocês já conhecem bastante aí no mercado brasileiro e por que que esse carro tá aqui com a gente pessoal a Audi fez algumas mudanças na sua grade de produtos nós já falamos algumas vezes sobre isso inclusive na nomenclatura ela mudou só que agora o Audi A3 que ainda é fabricado no Brasil essa versão sedan aqui ele tem um pacote mais completo esse aqui que vocês estão vendo é o Prestige plus e esse carro traz uma série de outras coisas que inclusive lá no passado quando a gente avaliou a versão performance 2.0 temos o vídeo aí no canal ela não tinha esses itens agora Aqui nós temos muitas coisas interessantes que passam a ser série e nesse vídeo nós vamos conhecer todos os detalhes aqui do A3 Prestige Plus equipado com motor 1.4 turbo relembrando aqui um pouco da nomenclatura da Audi nós temos o A3 Prestige que é o de entrada e o Prestige Plus esse intermediário ambos equipados com motor 1.4 litro turbo temos também o 2.0 performance que é o topo de linha aliás lá no passado avaliamos essa versão o detalhe é que agora essa versão Prestige Plus a intermediária incorpora equipamentos que antes não estavam nem mesmo disponíveis na versão topo de linha performance 2.0 Aqui nós temos um carro com tecnologia full LED na parte dianteira full LED na parte traseira inclusive as lanternas tem a iluminação de seta com luzes dinâmicas esse carro também tem o volante com a base aplainada tem banco com visual esportivo do motorista com acionamento elétrico e até mesmo o botão de partida com chave presencial vamos falar um pouquinho sobre o que que esse A3 tem aqui embaixo do capô já de cara pessoal vou destacar olha só manta acústica e mola a gás para abertura muito legal e muito prático esse motor aqui já é bastante conhecido aí do mercado brasileiro estamos falando do motor 1.4 litro turbo com injeção direta esse motor tem potência máxima de 150 cavalos esse aqui é Flex tá pessoal ele também tem torque máximo de 250 Newton metros o que dá um pouquinho mais que 25 kg de torque a gente já viu bastante Esse motor tanto nos carros da Audi quanto nos carros da Volkswagen esse motor aqui na Volkswagen é aquele 250 TSI que nós temos por exemplo no T-Cross Na Tiguan no Jetta e mais recentemente no Polo GTS e no Virtus GTS na Audi esse motor além de equipar o A3 a gente também já viu ele na Q3 e até mesmo a nova Q3 continua equipada com esse motor portanto nós estamos falando aqui de um Power bastante consagrado e isso é muito importante porque quando a gente tem um motor desses bastante difundido no mercado fica muito mais fácil fazer a manutenção do motor outra coisa esse motor ele é confiável é um motor que dá pouco problema Por isso que Audi e Volkswagen usam ele tanto no Brasil junto com o motor temos uma transmissão automática de seis marchas a gente sabe que no passado a Audi usou inclusive em conjunto com esse motor aqui uma transmissão robotizada de dupla embreagem que a Audi chama de S tronic e a Volkswagen chama DSG é aquela em banho seco né aquela quando passava em lugares como Rua de paralelepípedo ela fazia um barulho as pessoas achavam que isso era um problema mas isso não era um problema era uma característica por conta disso algum tempo a Audi optou por utilizar a transmissão automática que inclusive ela é um pouco mais resistente ela é um pouco mais parruda e só para a gente não esquecer o Audi A3 é sempre um carro com tração dianteira o modelo também tá equipado com aquela tecnologia start-stop que desliga o motor momentaneamente em paradas rápidas no semáforo para poder economizar combustível Inclusive a gente vê aqui que a bateria que ele tá usando é do tipo EFB pois bem pessoal se vocês quiserem saber mais sobre isso nós fizemos um vídeo aí no nosso canal bastante detalhado explicando todas as tecnologias de bateria e as diferenças entre elas aqui na frente do carro nós temos tecnologia full LED e as pessoas às vezes tem dúvida de Porque que o LED é melhor do que o outro sistema de iluminação pois bem pessoal normalmente a gente tem aquela lâmpada alógena que a gente sabe que ela além de ter aquele tom amarelado ela gasta bastante energia e não produz uma luz assim tão eficiente quantidade de luz vamos dizer assim num determinado ponto aí nós tivemos a tecnologia Xênon que foi uma alternativa bem interessante aí à lâmpada alógena a tecnologia xênon por sua vez também tinha algumas limitações Apesar dela ter uma intensidade Luminosa muito boa ela para funcionar você precisava ter um inversor de tensão ou seja subir a tensão do carro para níveis bem maiores para você poder gerar tensão para alimentar o Xênon ele tinha mais outro problema o acendimento do Xênon não era instantâneo quando se acende o xênon ele leva uma espécie de tempo ali para esquentar estabilizar a iluminação E aí nós chegamos a tecnologia LED Por que que o LED é muito melhor do que esses primeiro o acendimento do LED é absolutamente instantâneo você não tem aquele Delay do Xênon Outra vantagem o LED gasta menos energia do que a lâmpada alógena iluminando muito mais e por fim o tom de luz do Led ele é mais neutro Eles parecem mais com a luz do dia por conta disso o LED acaba sendo muito melhor do que as outras alternativas e outra coisa interessante aqui normalmente os carros quando tem um farol auxiliar ele traz o farol auxiliar aqui embaixo e ele serve justamente para iluminar as faixas de rolamento ele faz uma iluminação mais próxima do veículo aqui na Audi esse sistema ele foi incorporado aqui na parte de baixo do Bloco do Farol então qual é a grande vantagem disso é uma Peça única que faz todas as funções farol alto farol baixo luz de lanterna a luz DRL que é a luz de Rodagem diurna e até mesmo farol auxiliar e assim você tem que passar menos fios pelo carro até mesmo numa eventual colisão e substituição você substitui uma peça só e não duas portanto ter essa tecnologia LED aqui com tudo incorporado acaba tornando o sistema mais eficiente aqui atrás a gente percebe que a Audi não economizou nessa versão do A3 temos várias coisas começando pela iluminação totalmente em LED das Lanternas aliás a gente tem essa seta aqui com iluminação dinâmica O que é bem bonito coisas que a gente já viu em carros topo de linha como por exemplo o Audi R8 né outra coisa também interessante é o desenho do para-choques Vocês estão vendo aí que ele tem um desenho que eu posso dizer até um pouquinho mais esportivo com dupla saída de escapamento Deixa o carro mais encorpado a gente também tem sensores de estacionamento aqui atrás e lá na frente inclusive câmera de ré aqui atrás você também pode por exemplo abrir o porta-malas Pela chave de telecomando e o carro já tem um sistema de mola que faz com que o porta-mala se abra completamente não dá pra negar que o porta-malas do A3 é bastante caprichado eu já vou destacar as dobradiças mesmo elas não sendo do tipo pantográficas a gente percebe que elas entram numa região completamente protegida pelos acabamentos da lateral dessa forma você pode encher o porta-malas à vontade que não vai ter o perigo de quando você fechar a tampa a dobradiça pegar nas suas malas e a gente vê um acabamento muito bem feito aqui na tampa do porta-malas em todo o compartimento e aliás a gente vê outros recursos legais como por exemplo a redinha aqui na parte inferior para você poder colocar aquelas coisas que ficam soltas presas também temos um compartimento aqui do lado para você colocar coisas menores e até mesmo Olha só pessoal aqui nós temos um gancho superior que ele já é articulado né para você poder pendurar coisas e não deixar nada rolando aí dentro do compartimento só pra destacar também pessoal temos ainda um pouquinho de espaço embaixo do piso onde a gente encontra o estepe que é de uso temporário mas ali você ainda consegue Guardar mais algumas coisas digamos assim coisas mais sensíveis ou pequenas caso você precise e pra finalizar a capacidade de 425 L é bastante condizente aí com a proposta do carro o A3 Sedan tem 2,63 no entre-eixos quando a gente olha para categoria de sedãs médios no mercado brasileiro a gente vê que o número meio que mágico aí nesse segmento é 2,70 o que a gente pode dizer aqui com o banco dianteiro ajustado para uma pessoa de um metro e oitenta olha só a gente ainda tem algum espaço aqui do joelho até o encosto não é muita coisa mas no meu caso aqui o joelho não chega a encostar inclusive o banco tem um desenho para proporcionar um pouquinho mais de espaço né a movimentação de pés aqui eu não vou dizer para vocês que ela é ampla é um pouquinho restrita aqui então a gente não tem assim muito espaço aqui na parte de trás do A3 mas o legal aqui são os mimos que o carro entrega Então a gente tem espaço ali na porta para guardar algumas coisas temos aqui a alça de segurança do teto inclusive com Ganchinho para você poder pendurar um paletó ou um vestido feminino atrás dos bancos nós temos esta redinha muito útil para você guardar aí por exemplo revistas e na parte aqui Central nós temos saída de ar condicionado com mais uma tomada de 12 volts para você poder ligar um smartphone ou outro equipamento a gente tem também até mesmo iluminação aqui na parte traseira agora quem senta aqui na posição do meio o quinto passageiro ele tem um problema aqui porque o carro tem um pino traseiro um pouco alto dessa forma eu vou dizer para vocês o A3 Sedan é um carro muito muito bom para quatro adultos Mas se voce for colocar um quinto adulto aqui ele pode ficar um pouco desconfortável hora da gente dirigir aqui o Audi A3 mas antes as nossas tradicionais considerações sistema de chave presencial você tem um botão aqui no console para dar partida que fica bastante prático eu já vou destacar algumas coisas como cinto de segurança que tem ajuste de altura banco também tem controles elétricos então você tem inclinação você tem a distância você tem aquela inclinação do assento que é muito interessante você tem também o ajuste lombar e tudo isso permite achar uma posição bastante confortável lembrando nós estamos num A3 né pessoal o volante tem ajuste de altura e profundidade Então você consegue colocar uma posição bastante confortável também o volante é muito funcional nós temos paddle shifts na parte de trás lado esquerdo nós temos os botões para interação do computador de bordo do lado direito botões para interagir com a central multimídia e também nós temos aqui uma haste na parte inferior do lado esquerdo que é o controle de Cruzeiro também temos aqui o acionamento automático de faróis a posição auto que quando escurece ele acende o farol automaticamente e esse carro tem o sistema de farol full LED Inclusive a função ali de neblina está incorporada no bloco do Farol que é muito interessante temos aqui os espelhos e os vidros laterais com controles elétricos O que é muito bom E aqui no console Central temos os controles para você interagir com a central multimídia que inclusive tem um sistema aqui de tela retrátil É bem interessante esse método aqui para esconder a tela quando ela não está em uso então basta apertar o botão para desligar a Central que ela faz o recolhimento da tela o ar-condicionado é digital e automático de dupla zona Então você tem temperaturas separadas para passageiro e motorista e também temos aqui mais alguns controles adicionais Como por exemplo o botão para você desativar o start stop o controle de sensores de estacionamento programa de estabilidade eletrônica e um outro botão caso você queira usar o botão direto também serve para ligar e desligar a central Mas você pode fazer isso também pelo botão de volume aqui do console como a gente consegue ver essa versão aqui do A3 é bastante completa em matéria de recursos para o motorista vamos para a nossa manobra detalhe quando a gente engata a ré ele aciona o sensor de estacionamento e caso a central esteja desligada ele levanta a tela da central para mostrar a câmera de ré que inclusive conta com linha de guia dinâmica e mais a posição dos sensores para mostrar os objetos que estão à frente e atrás do carro a gente também tem freio de estacionamento com acionamento elétrico o que acaba sendo muito mais prático né então aqui você tem a direção bastante leve a câmera de ré também ela tem uma ótima resolução e aqui você acaba sendo auxiliado não só pela linha de guia mas também pelos sensores dessa forma fica bastante simples manobrar o carro sem susto aí de bater em algum obstáculo agora vamos aqui para os tachões vamos ver como é que a suspensão se comporta aqui nesse obstáculo Vamos lá ver bem típica de carro alemão suspensão muito consistente muito firme isolamento acústico do carro também é muito legal é muito bom mas a gente percebe claramente um ajuste mais esportivo da suspensão Ela não é uma suspensão assim tão mole né O que acaba agradando aí o público masculino gosta desse tipo de coisa ainda mais na faixa de idade de quem compra esse carro agora vamos aqui pro nosso teste de lombada vamos fazer a primeira lombada 30 por hora é um carro feito no Brasil vamos ver se ele Tá adaptado para as condições brasileiras né primeira lombada a frente do carro já bateu com uma certa força o que mostra que você tem que tomar um cuidado maior com o Audi A3 mesmo sendo um carro vamos dizer assim já tropicalizado né para Brasil ele não é um carro projetado para essas condições de Rodagem Então você precisa tomar cuidado nesse tipo de obstáculo para você obviamente não ter esse problema de bater ou raspar a parte da frente agora vamos para o blocreto vamos ver como é que fica o isolamento acústico aqui do carro bom isolamento acústico e aqui apesar da suspensão ser um pouquinho mais esportiva a gente percebe que esse tipo de ondulação ela até que consegue absorver de forma eficiente então o carro não fica tão áspero por assim dizer mas a gente percebe esse ajuste digamos assim um pouco mais esportivo do carro quando a gente pega outros sedãs aí obviamente sedãs médios aí na categoria que o A3 acaba se inserindo até não de categoria premium a gente percebe que tem carros mais confortáveis e mais macios mas historicamente a proposta do A3 é ser um pouco mais esportivo mesmo então ele fica dentro aí desse tipo de objetivo agora vamos para a nossa aqui de fim de rua vamos alinhar aqui o carro com lado direito da Guia vamos virar todo o volante vamos ver o espaço que o A3 utiliza aqui sensor de estacionamento Já identificou levantou Inclusive a tela o carro virou um pouquinho menos que 90 graus tá pessoal volante é sempre bastante leve e o carro saiu aqui um pouco mais para o lado esquerdo não saiu tão alinhado com a rua o que acaba fazendo um sentido dentro dessa proposta de produto que se a gente pegar outros sedãs médios a gente vai ver que o espaço é mais ou menos esse de toda forma temos aqui um volante com uma assistência elétrica que é muito leve sensor dianteiro e traseiro com câmera traseira então manobrar o carro não vai ser nenhuma dificuldade graças a todas essas assistências que você tem aqui no veículo o único se não é a altura do bico do carro requer mais atenção em lombadas e valetas mais altas para você não ter nenhuma surpresa Tirando isso o Audi A3 é um carro muito legal de ser dirigido e com esse ajuste um pouquinho mais esportivo agora nós vamos fazer uma medição de consumo aqui do A3 indo de São Paulo até Itu pela Rodovia Castelo Branco com ar-condicionado ligado mas vou aproveitar para ver como é que tá a medição desde que a gente pegou o carro vou acessar aqui o computador de bordo a gente fez uma primeira medição vindo de Itu para São Paulo inclusive pegamos um pouco de trânsito 2:45 de viagem a média foi de 12.7 Km por litro média horária de 33 km por hora ali você vê que a gente andou 91.6 km e aí nós temos o histórico desde que a gente pegou o carro que são 10 horas totais a média de 12.9 km vocês podem ver que a média Tá bastante próxima aqui média horária de 40 km por hora andamos 402 Km até agora o que eu vou fazer agora aqui é reiniciar aqui o computador de bordo a como vocês estão vendo e vamos fazer esse trecho absolutamente de estrada para gente ver como é que fica a média do A3 Lembrando que ele tá abastecido com gasolina o Audi A3 é um modelo que tem uma suspensão ajustada mais para esportividade a gente consegue ver um conjunto um pouco mais firme aliás a direção é bastante direta você provoca ela com pequenos movimentos e você já sente o carro fazer aí o movimento não é Por acaso que muitos jovens aliás até pessoas de espírito mais jovem preferem aí o Audi A3 em função dos seus concorrentes diretos principalmente lá na Mercedes Benz Aliás não faz muito tempo a gente testou aí a A200 Sedan e a gente percebe que mesmo esse A3 não sendo digamos assim uma geração tão atualizada quanto a Mercedes ele preserva esse DNA esportivo bastante Marcante aproveitar aqui agora para ver a velocidade em função de rotação Inclusive eu tô usando o controle de Cruzeiro desse carro que muita gente chama ele de piloto automático mas o nome correto é controle de cruzeiro rigorosamente a 120 km por hora estamos aqui em sexta marcha e a gente vê uma rotação ali que dizer alguma coisa um pouquinho abaixo de 2100 giros isso é muito bom tanto para reduzir ruído interno do carro como também economizar combustível a gente sabe que esse motor 1.4 litro turbo com injeção direta é bastante eficiente Nesse quesito uma função bastante prática aqui do computador de bordo é o programa de eficiência Tem um botão aqui do lado esquerdo do Volante Que você acessa ele para escolher a função então aqui no programa de eficiência Você já consegue ver autonomia do tanque ele tá mostrando ali a média parcial do nosso consumo vocês podem ver que tá quase em 15 km por litro também temos ali o consumo instantâneo aqui a gente consegue ver quanto que a gente Já correu quase 35 km e esta barrinha bem interessante porque ela mostra quais são os principais consumidores como a gente ta com ar condicionado ligado ele faz essa informação mas na prática todo mundo sempre usa o ar-condicionado ligado portanto a nossa medição leva isso em consideração uma vez que é o uso mais frequente das pessoas chegamos aqui no nosso destino e vamos conferir como é que ficou a média de consumo acessando aqui o computador de bordo 48 minutos de viagem essencialmente estrada e olha que média fantástica 16,3 Km por litro Lembrando isso é obviamente na estrada direção suave condução bastante moderada ar condicionado ligado mas numa condição bastante ideal de uso né a média horária foi de 33 km por hora e a gente rodou ali 67.3 km agora vamos ver a média histórica total até agora 10 horas e 50 minutos e a média subiu um pouquinho aqui para 13,3 Km por litro uma média horária de 43 km por hora rodamos até agora 469 km desde que a gente pegou o carro como a gente consegue ver o A3 é um modelo bastante eficiente desde que você dirija de maneira suave agora vamos fazer o nosso teste de aceleração aqui de 0 a 100 o carro não possui modo de condução porém nós temos a posição Sport aqui do câmbio a nossa largada estolada Vamos ver em quanto tempo que ele chega aqui em 100 quilômetros por hora eu vou até colocar aqui também no velocímetro digital para ficar mais fácil para gente ver vamos lá acelerando tudo a gente percebe que até destraciona um pouquinho programa de estabilidade atua Olha aí 100 quilômetros por hora a gente consegue ver que o conjunto do A3 com esse motor 11.4 mesmo com a transmissão aqui automática de 6 marchas é muito bom não vai decepcionar a maioria das pessoas que esperam um desempenho convincente o que a gente vai fazer agora é um teste de consumo aqui com o A3 utilizando etanol como combustível para isso a gente abasteceu o carro no dia anterior e que que eu vou fazer eu vou zerar aqui o computador de bordo a gente tem aqui o Trip um como vocês estão vendo ele já está zerado nós vamos pegar a rodovia aqui de Itu até Campinas para ver como é que o carro se comporta só a título de curiosidade a gente andou um pouco com o carro ontem mais ou menos aí 1 hora e doze que a gente andou com o carro e a média ficou em 6.7 Km por litro até o momento né mas nessa média nós temos basicamente um misto de rodovia com circuito Urbano o que a gente quer saber agora é como vai ser a média do carro na estrada com etanol acabamos de chegar aqui no nosso destino em Campinas vamos conferir as informações do computador de bordo pois bem pessoal a gente rodou Aí 50 minutos 51 minutos agora olha a média 12 Km por litro é uma média muito boa com etanol Lembrando que a gente fez aí apenas um roteiro de estrada tá ar-condicionado ligado velocidade média 80 km 30 km por hora rodamos 68 Km agora vamos dar uma olhada na média acumulada que a gente já tinha aqui no carro né agora com um total de 2 horas e dez e a média de 9,5 Km por litro a gente vê que aqui a velocidade média é bem mais baixa de 44 km por hora e ali a distância Total percorrida desde o abastecimento 96.2 km o que a gente pode dizer que o A3 também consegue ser bastante eficiente com etanol Lembrando que aqui nós temos uma transmissão automática não é um câmbio CVT ou um robotizado de dupla embreagem como a gente sabe são tecnologias mais propensas a economia de combustível então mesmo com um câmbio automático ele consegue se sair muito bem bom e aqui nós vamos fazendo a conclusão aqui do nosso vídeo do A3 Prestige Plus a gente viu que o carro ficou mais equipado tem um nível de sofisticação interessante é um carro que tem um Bom desempenho e até mesmo consegue ser econômico se dirigido de forma mais moderada pessoal o preço público sugerido desse carro é de 153.990 Mas nós vamos dar uma dica para vocês no primeiro comentário aqui desse vídeo comentário fixo inclusive nós vamos colocar a tabela completa de preço de toda a linha do A3 e também uma condição super especial que existe no Audi A3 na Audi Center Sorocaba para você fazer o melhor negócio nesse carro portanto dá uma olhadinha aí no primeiro comentário do vídeo onde você vai conseguir ter todas as informações inclusive o melhor negócio no carro bom pessoal gostou do vídeo por favor deixa aí o seu like não se inscreveu façam isso afinal de contas Essas matérias aqui super detalhadas só comigo Jorge Augusto aqui no canal do YouTube do Comprecar TV Comprecar é ideal para quem quer vender Comprecar é ideal para quem quer comprar se precisou vender ou comprar acesse hoje mesmo Comprecar acesse comprecar.com.br
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