Audi A5 2015 une estilo e maior eficiência com motor 1,8 TFSI
Motor 1.8 turbo FSI conta com dois sistemas de injeção simultâneos para reduzir consumo
A Audi tem sua linha de produtos bastante definida, para cada tipo de cliente. Tipicamente, os carros da Audi tem uma tendência de serem mais “esportivos”. Um dos itens que valoriza essa esportividade é sua conceituada transmissão robotizada de dupla embreagem, conhecida por S-Tronic. Entretanto, toda regra, tem a sua exceção. E na Audi, os modelos que focam no conforto, antes da esportividade são o Audi A4 e Audi A5. Como característica principal, ambos modelos apostam no câmbio Multitronic, com tecnologia continuamente variável.
E a diferença principal entre A4 e A5 é justamente a carroceria. Enquanto o A4 vem com uma carroceria típica de um sedan, o A5 é mais “fashion”, com uma traseira rápida lembrando um cupê. Ainda que a plataforma básica dos carros seja praticamente igual, no Audi A5, o porta-malas esta integrado ao interior do carro, como acontece em modelos hatch-back. Nessa matéria, temos a avaliação do Audi A5 Ambiente 1.8 TFSI.
Algumas novidades recentes
Mas antes de falarmos do A5, cabem algumas novidades relativamente recentes que o modelo recebeu. No início do ano de 2015 a Audi fez um reposicionamento de moto r, nos modelos Audi A4 Sedan, A4 Avant e o A5 Sportback.
Na versão 2015, todos esses modelos receberam um novo moto r de 1.8 litro turbo FSI. Com potência máxima de 170 cv, e eficiente torque máximo de 320 Nm (disponível entre 1.400 e 3.700 rpm), esse moto r assegura boa performance, com uma vantagem expressiva na redução do consumo de combustível. A Audi fala em cerca de 21% de economia, frente ao moto r 2,0 litros anterior. A título de informação, o antigo 2,0 litros entregava 180 cavalos, com o mesmo torque (entre 1.500 e 3.900 rpm).
As tecnologias do moto r 1,8 litro TFSI
Esse moto r 1.8 turbo FSI é uma clara demonstração da tecnológica de ponta da Audi. Como principal destaque está o fato do moto r ter dois sistemas de injeção trabalhando simultaneamente. Além da injeção direta FSI, o 1.8 turbo também utiliza injeção indireta MPI. Assim, são 8 bicos no total. Funciona assim: A injeção indireta é usada em situações de solicitação parcial, reduzindo o consumo e as emissões de partículas. Já o sistema de injeção direta é ativado na partida, e quando o moto r é solicitado para mais potência.
Mas esse moto r conta ainda com mais tecnologia. Para otimizar ainda mais o fluxo de gases, o sistema de controle das válvulas ganhou mais liberdade de operação. O seu turbocompressor do 1.8 TFSI traz um projeto recente, e consegue entregar uma pressão quase constante de 1,3 bar.
No geral, o peso do moto r foi reduzido em cerca de 3,5 kg, graças ao módulo integrado que reúne o turbocompressor ao cabeçote e um novo método de fundição para o bloco, que reduziu a espessura das paredes para apenas três milímetros. Os pistões são feitos com uma nova liga de alta resistência. O atrito interno foi reduzido por um revestimento nas saias dos pistões e pela montagem de dois eixos de balanceamento que compensam as forças inerciais incidentes nos rolamentos. Vale destacar que esse moto r 1,8 litro é bem diferente do moto r utilizado no Audi A3. Além de diferenças mecânicas, no A3 o moto r é montado transversalmente. Já no A4 e A5, a montagem é longitudinal.
Câmbio Multitronic
Os modelos A4 e A5 são os únicos modelos da Audi (no Brasil) que utilizam a transmissão Multitronic. Baseada na tecnologia continuamente variável (CVT), esse câmbio possui uma relação infinita de marchas. Um sistema de polias variáveis, conectadas por uma cinta especial (um tipo de corrente sem dentes) simula infinitas marchas. A grande vantagem do sistema CVT é a economia de combustível, aliado a um conforto incomparável na aceleração. Assim, o moto rista pode ver coisas, que são impensáveis nos outros sistemas de câmbio, como: a rotação do moto r começar a diminuir, mesmo quando o carro ainda esta acelerando; regimes de rotação realmente baixos, mesmo em velocidades mais altas.
Entretanto, o mais interessante nesse sistema de câmbio é contar com uma aceleração sempre progressiva (e continua) sem nenhum tipo de tranco ou passagem de marcha. Nessa situação, o giro do moto r praticamente sobe de uma vez, e fica no giro alto, até o moto rista aliviar o pé do acelerador. Quem valoriza prioritariamente o conforto, não encontrará um sistema de câmbio mais gostoso, que o CVT (no caso Multitronic, na Audi).
Ainda sim, a Audi programa oito marchas virtuais, para quem gosta de sentir, ou realizar trocas de marcha. Dessa forma, o câmbio Multitronic funciona de forma mais parecida com a operação de um câmbio automático. Ainda sim, a passagem de uma marcha para a outra, é feita de forma mais suave, que no sistema automático.
Desempenho
Ainda que a potência de 170 cavalos não impressione tanto a primeira vista, o A5 Sportback é bastante convincente. São apenas 8,4 segundos no 0 a 100 km/h. E a velocidade máxima é de 220 km/h. Desempenho mais do que suficiente para quem não quer um carro lento.
Porém, a parte mais interessante do desempenho, é justamente a economia de combustível. No Audi A5, em velocidade constante de 120 km/h na estrada (com ar-condicionado ligado), conseguimos médias de até 14,5 km/l. Considerando que estamos falando de um veículo que pesa 1.600kg, e que pode fazer até 900 km, com um único tanque de 63 litros, o resultado é excepcional.
E para ajuda na economia também no trânsito pesado, o moto r 1,8 litro conta com a função start/stop. Ela desliga o moto r quando o carro é parado rapidamente, dando novamente a partida assim que o moto rista libera o pedal do freio. Isso contribui para a redução do consumo, principalmente nas grandes cidades, onde paradas sucessivas são parte do cotidiano no tráfego. Essa função pode ser desativada por um botão no painel.
Muitos equipamentos de série
Claro que um veículo focado no mercado executivo, precisa vir bem equipado de fábrica. E o Audi A5 Sportback na versão Ambiente traz tudo que é necessário para atender esse tipo de cliente. Desde a versão básica Attraction, o A5 já inclui acabamento interno "platinum" de excelente qualidade com bancos em couro Milano (os dianteiros com ajustes elétricos, inclusive lombar), faróis bi-xenônio com luzes diurnas em LEDs, lanternas traseiras em LEDs, rodas de alumínio com 17 polegadas, Ar condicionado automático de simples zona, Controle de estabilidade (ESP) e freio de estacionamento com acionamento elétrico.
Já a versão Ambiente acrescenta computador de bordo com display colorido, retrovisor interno antiofuscante automático, sensores de luz e chuva, teto solar, Sensor de estacionamento traseiro, e os sistemas Audi Connect/Bluetooth e rádio MMI com sistema de navegação.
O Audi Connect disponibiliza várias funções de informação e entretenimento. Entre as informações disponíveis online estão a navegação com procura de pontos de interesse, com imagens de satélite do Google Earth. O sistema tem ainda suporte de Wi-Fi ou Bluetooth. Existe ainda a porta AMI, que através de conectores específicos (vendidos como acessório) o cliente ainda pode conectar iPhones, pen-drives e até sistemas de vídeo portátil. O sistema Connect permite ainda que o usuário insira um SIM Card (com uma linha habilitada) diretamente no multimedia do carro. Assim, o carro pode ter uma linha própria de telefone, compartilhando a conexão de dados com outros dispositivos no interior do carro, pela conexão Wi-Fi. Tudo isso, independente do celular do usuário. Esse sistema multimedia inclui também um disco rígido com capacidade de 20 GB para armazenamento de mapas, músicas, vídeos e fotos. Essas informações podem ser copiadas através da conexão AMI, diretamente dos discos CD e DVD e conexões sem fio.
Linha 2016
Na linha 2016 (carros ano-modelo 15/16) a Audi fez a inclusão de alguns equipamentos no A5. Agora, tanto a versão Attraction como a Ambiente já saem equipadas com novas rodas aro 18 polegadas. Outra importante mudança foi a inclusão dos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Especificamente na versão Ambiente, o A5 recebe também volante de base plana, rebatimento elétrico dos retrovisores laterais, função Auto Hold (sistema que mantém o carro parado, quando se retira o pé do freio em paradas curtas) e bancos com forração em couro Milano.
Dirigibilidade
O A5 Sportback é um modelo polivalente. É prático e muito gostoso de ser utilizado no dia a dia. Sua direção com sistema Servotronic é bastante leve, não dando a impressão do A5 ser grande (ainda que ele tenha 4,71m de comprimento). O conjunto moto r e câmbio asseguram ótima agilidade no uso urbano. Mas se o objetivo for fazer longas viajar, o A5 também não vai decepcionar. O porta-malas é bom, com 480 litros. O espaço interno é muito para quatro pessoas. Um quinto passageiro é possível no banco traseiro, ainda que o conforto fique menor. No geral, a suspensão do A5 é bastante macia e muito confortável. Nas estradas mais sinuosas ou de serra, o modelo também atenderá adequadamente as necessidades em ultrapassagens ou com boa estabilidade nas curvas.
Mercado e preços
O Audi A5 é ideal para um cliente tipicamente executivo, que procura um carro confortável, eficiente e prático para a maioria das situações. Ainda que não seja um autêntico esportivo, ele não fará feio até mesmo com clientes que gostam de velocidade. Mas o A5 entrega um estilo mais jovem e moderno, quando comparado a outros sedans, graças a traseira “rápida” e as portas sem os “frames” dos vidros, no melhor estilo de carro cupê. O A5 Sportback Attraction tem preço sugerido de R$ 155.990,00. Já a versão Ambiente sobe para R$ 167.990,00. A garantia é de 2 anos, sem limite de quilometragem.
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Revista Comprecar
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