Audi Driving Experience permite dirigir esportivos R8, RS7 e RS6
Evento é oportunidade para imprensa, concessionários e clientes de conhecerem os veículos
Aconteceu nessa quinta-feira (18/5) o Audi Driving Experience no autódromo particular da Capuava (em Indaiatuba-SP). O evento serviu para a Audi poder mostrar os novos modelos dos superesportivos RS6, RS7 e R8 em ação.
Os três modelos foram vistos pela primeira vez no Salão do Automóvel de 2016, em São Paulo. Mais potentes, e com muito mais tecnologia embarcada, os superesportivos foram os principais destaques da Audi no estande da montadora, no Salão de São Paulo. Os três modelos estão sendo vendidos há algum tempo nas concessionárias da marca. Assim, o evento serve como uma excelente oportunidade para aproximar mídia, concessionários e clientes das novas tecnologias oferecidas nos veículos.
O autódromo da Capuava tem uma pista relativamente “travada”. Existe apenas uma única reta, onde os veículos conseguem demonstrar toda sua potência. Mas não é possível atingir velocidade muito alta nessa reta. Por outro lado, as diversas curvas são ideias para testar a dirigibilidade, frenagens fortes, aderência e retomada de velocidade. Nesse cenário, e ainda com um tempo chuvoso, os superesportivos da Audi brilharam, mostrando porque são tão cobiçados por seus seletos clientes.
RS 6 Avant e RS 7 Sportback performance
Derivados de uma mesma plataforma, os novos Audi RS 6 Avant performance e RS 7 Sportback performance encabeçam suas respectivas linhas de modelos. Seus motores de 4.0 litros TFSI com 605 cv, e até 750 Nm de torque com overboost, supreendem.
Os novos modelos da linha RS performance são equipados com a versão mais potente do motor V8 biturbo de alta rotação. A potência foi aumentada em 45 cv, atingindo agora 605 cv, que estão disponíveis entre 6.100 e 6.800 rpm. A rotação máxima também foi elevada em 200 rpm. Um torque constante de 700 Nm é disponibilizado entre 1.750 e 6.000 rpm. Um dos destaques particulares deste motor é a função overboost, que permite ao condutor aumentar o torque temporariamente para 750 Nm entre 2.500 e 5.500 rpm.
O overboost é acionado automaticamente na aceleração total quando o motor e a transmissão estiverem no modo dynamic do Audi drive select. O indicador de pressão de sobrealimentação no RS muda para vermelho quando a função está ativada.
Entre os destaques do 4.0 TFSI estão as turbinas “twin-scroll” (de duplo caracol, com duas entradas separadas e instaladas na parte interna do “V”), o sistema de gerenciamento térmico do sistema de arrefecimento, assim como a arquitetura dos cabeçotes dos cilindros. A admissão de ar se encontra do lado externo, e a saída de gases de escapamento no lado interno. As turbinas e os “intercoolers” (resfriadores intermediários) estão posicionados no centro do “V”. Esta disposição resulta em um curto percurso do fluxo de gases com mínimas perdas, e uma resposta mais rápida.
O desempenho dos novos RS6 Avant e RS7 Sportback performance aceleram até 100 km/h em somente 3,7 segundos – uma melhora de 0,2 segundo em relação aos modelos RS básicos.
Os modelos recebem a suspensão esportiva RS plus, mais firme, com Dynamic Ride Control (DRC), que utiliza molas de aço e amortecedores ajustáveis em três níveis, ligados uns aos outros por meio de linhas hidráulicas e uma válvula central. Outra opção que pode ser integrada ao sistema Audi drive select é a direção dinâmica (dynamic steering), que conta com uma variação contínua da relação de esterçamento das rodas de acordo com a velocidade do veículo.
Os discos de freio são feitos de cerâmica de fibras de carbono, que reduzem o peso do sistema em 10 quilos. O controle de estabilidade (ESC) conta com um modo “Sport” e pode ser totalmente desligado caso seja necessário.
Os RS 6 Avant performance e RS 7 Sportback performance são equipados de série com bancos esportivos RS e apoio de cabeça integrado. Como opcional no pacote Design RS, a Audi oferece bancos, apoio de braços, console central revestidos de couro Alcântara com costuras contrastantes na cor azul, além de apliques de fibra de carbono com detalhes também azuis.
Ambos incluem uma generosa lista de equipamentos de série, como ar-condicionado automático de quatro zonas, bancos dianteiros esportivos de couro Valcona com aquecimento e ajustes elétricos (com memória para o do motorista), head-up display, espelho retrovisor interno antiofuscante automático, recepção de TV, volante multifuncional esportivo com base aplainada com revestimento de couro e ajuste elétrico, função Autohold, alarme antifurto, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré, sistema de escapamento esportivo, direção eletromecânica dinâmica, diferencial esportivo traseiro, ESC (controle eletrônico de estabilidade), faróis full LED com ajuste automático de altura, sistema de visão noturna Night Vision, controle de pressão dos pneus, keyless-go, sistema start-stop, som Bang & Olufsen e rádio MMI Plus com sistema de navegação, MMI touch, Audi connect, Bluetooth e smartphone interface.
Entre as diferenças dos modelos, o RS 6 Avant performance traz ACC com Stop&Go (controle adaptativo de velocidade de cruzeiro com função de parada e reinício de movimento acompanhando o veículo a frente), teto solar panorâmico, rack de teto e spoiler dienteiro. Já o RS 7 Sportback performance é equipado com DVD player e teto solar elétrico.
As opções de pintura externa são Cinza Nardo, Prata Florete, Branco Geleira, Preto Mito, Cinza Daytona, Vermelho Misano, Azul Sepang, Preto Pantera, Prata Prisma e Azul Ascari. Entre as cores disponíveis para o interior estão preto, cinza, preto com costura cinza ou preto com costura azul, que faz parte do pacote opcional Design RS.
Audi R8 Coupé V10 plus
A segunda geração do superesportivo R8 Coupé surpreende os mais exigentes. O motor central-traseiro V10 de aspiração natural, um aprimorado sistema de tração integral quattro asseguram um desempenho espetacular. A versão top de linha V10 plus entrega 610 cv, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos, e velocidade máxima de 330 km/h. A segunda geração do superesportivo foi redesenvolvida do zero, ficando mais fascinante tanto nas pistas quanto nas estradas.
Uma transmissão S tronic de sete velocidades e um renovado sistema de tração quattro transmitem a potência para os asfalto. A distribuição de torque se adapta às condições de direção – em casos extremos, 100% do torque pode ser transmitido para o eixo dianteiro ou traseiro.
O R8 V10 plus tem peso em ordem de marcha de 1.580 kg. O superesportivo é 50 kg mais leve que seu antecessor. A combinação de alumínio e polímeros de fibra de carbono reforçados abrem novas dimensões em relação ao peso, rigidez e comportamento em acidentes.
Outra característica que distingue o carro visualmente, além de oferecer maior segurança, é o sistema de faróis a laser, equipamento de série do modelo, que iluminam duas vezes mais que faróis de LEDs comuns.
Cada módulo contém quatro diodos de laser de alta potência, com um diâmetro de apenas 300 micrômetros. Eles geram um feixe de laser azul com comprimento de onda de 450 nanômetros. Um conversor de fósforo transforma esse facho em luz branca, justada para o uso em estradas com uma temperatura de cor de 5.500 Kelvin – condições ideais para o olho humano que permitem ao motorista distinguir melhor os contrastes, e ajudam a evitar a fadiga. Além disso, os fachos de alta concentração iluminam 600 metros à frente do carro, tornando a passagem por neblinas e cortinas de fumaça, mais segura. O ponto de laser é ativado a partir de 60 km/h para complementar a atuação dos altos fachos de LEDs. Uma câmera inteligente com sistemas de sensores detectam outros motoristas e ajusta os padrões de iluminação para não ofuscá-los.
Assim como acontece num carro de corrida, atrás do volante do novo R8, todas as funções são direcionadas para o motorista, e permitem uma operação simples mesmo em condições extremas.
O botão start-stop e o seletor do Audi drive select ficam localizados no novo volante multifuncional. Há ainda um botão para controlar o sistema de escape, deixando o esportivo com um ronco ainda mais poderoso, e um seletor que ajusta o coeficiente de atrito para três diferentes condições de rodagem: seco, molhado ou neve.
O Audi virtual cockpit apresenta todas as informações ao motorista em sua tela de 12,3 polegadas com gráficos elaborados. O motorista pode alternar entre diferentes modos de tela e ainda ajustar o painel de instrumentos digitais de acordo com suas preferências. No modo performance, o condutor visualiza as informações dos programas de direção, aceleração, desaceleração e forças laterais, bem como potência e torque.
virtual cockpit também indica que o limite de velocidade do motor foi alcançado. A operação do sistema é feita por meio do volante multifuncional. As mãos do motorista permanecem no volante para que a concentração na estrada seja total. Como alternativa, a operação pode ser feita por botões ou pelo seletor sensível ao toque no console central.
Audi exclusive
Há possibilidades de customização para os clientes do novo R8 – tanto para o interior como para o exterior, graças ao programa Audi exclusive. As cores da carroceria podem ser combinadas livremente às dos side blades – uma lâmina feita com carbono brilhante nas laterais que é um dos destaques do modelo. O R8 V10 plus pode receber ainda outras pinturas diferentes das dez oferecidas no catálogo, inclusive foscas.
Entre as cinco cores oferecidas para o interior, duas são caracterizadas por toques mais esportivos. Adicionalmente há diversas outras opções para personalizar o veículo por dentro e por fora, como revestimento de couro Alcântara. O programa de exclusividade da Audi torna possível transformar o novo R8 em um exemplar único.
No novo R8, o Audi virtual cockpit substitui o painel de instrumentos analógico e o monitor MMI. O motorista pode alternar o display em dois modos de visualização, que trazem os instrumentos de medição ou o grande mapa de navegação como foco.
O R8 usa as mais recentes tecnologias. O MMI Touch com sistema de navegação, Bluetooth, Audi smartphone interface e sistema de som Bang & Olufsen são equipamentos de série. O equipamento é complementado pelo módulo Audi connect. O passageiro pode conectar um smartphone ou tablet pelo sistema integrado de Wi-Fi.
No quesito segurança, o R8 é equipado com airbags frontais, laterais e de cabeça, alarme, cinto de segurança com sensor de afivelamento, assistente para luz alta, faróis a laser, controle de cruzeiro, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré, freios de cerâmica na dianteira e na traseira, direção dinâmica, rodas com parafusos antifurto, sistema start-stop, monitoramento de pressão dos pneus e Audi magnetic ride, que ajusta a rigidez da suspensão em frações de segundos por meio de campos magnéticos. A lista de opcionais inclui bancos estilo concha e costuras contrastantes dos bancos.
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Revista Comprecar
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