Audi e-tron se destaca na aerodinâmica
Modelo elétrico atingiu autonomia de 400 km graças ao baixo arraste aerodinâmico
Quanto melhor a aerodinâmica de um carro elétrico, mais ele viaja: com um coeficiente de arrasto de 0,28, o protótipo Audi e-tron atinge um excelente resultado no segmento de SUVs. Esse valor é um fator decisivo na autonomia de mais de 400 quilômetros no ciclo WLTP. Os espelhos externos virtuais são um destaque do conceito de aerodinâmica do modelo totalmente elétrico.
Na plataforma de teste de aeroacústica do Wind Tunnel Center, em Ingolstadt, os engenheiros da Audi otimizaram o arrasto e o ruído em condições extremas. Ambos são cruciais para a eficiência e o conforto de um carro. Com uma potência de 2,6 megawatts, o ventilador produz velocidades de até 300 km/h. O veículo foi submetido a mais de 1.000 horas de testes no local.
O resultado: um coeficiente de arrasto de 0,28. Os clientes se beneficiarão diretamente desse valor baixo, pois o arrasto contribui decisivamente para a ampla autonomia de mais de 400 quilômetros no ciclo WLTP. Um centésimo do valor do coeficiente de arrasto representa um alcance de cerca de cinco quilômetros dirigindo em condições normais.
Em viagens longas, o arrasto constitui a principal resistência à condução - muito mais importante do que a resistência ao rolamento e a inércia. A energia que o carro precisa para superar essa resistência é perdida, por isso que a boa aerodinâmica é tão importante. No tráfego urbano, no entanto, outros fatores entram em jogo. Aqui um carro elétrico pode recuperar uma grande parte da energia usada durante a frenagem, reduzindo assim a importância de sua massa.
Para atingir o coeficiente de arrasto de 0,28, os engenheiros da Audi desenvolveram uma ampla gama de medidas aerodinâmicas em todas as áreas da carroceria. Algumas destas soluções técnicas são evidentes à primeira vista, enquanto outras cumprem o seu objetivo discretamente. Graças a essas soluções, o coeficiente de arrasto do e-tron é quase 0,07 menor o de um veículo convencional de mesmo porte. Essa configuração aumenta a autonomia em cerca de 35 quilômetros por carga de bateria no ciclo WLTP.
Os espelhos retrovisores virtuais opcionais farão sua estréia mundial na versão de produção do Audi e-tron. Eles são muito mais estreitos do que os espelhos padrão e reduzem a largura do veículo em 15 centímetros. Graças à sua forma, não só reduzem o arrasto, mas também diminuem consideravelmente o ruído do vento. Cada um de seus suportes planos integra uma pequena câmera. As imagens capturadas aparecem em displays de OLED na transição entre o painel de instrumentos e a porta. Os espelhos retrovisores virtuais podem ser adaptados para várias situações de condução, melhorando potencialmente a segurança. Três visualizações estão disponíveis no sistema MMI - para a condução em estradas, manobras e estacionamento.
Outro fator importante é a suspensão a ar padrão adaptativa – uma suspensão pneumática com amortecimento ajustável. Em velocidades acima de 120 km/h, ela abaixa a carroceria em até 26 milímetros, reduzindo assim o arrasto. A parte inferior do SUV elétrico é totalmente fechada; as áreas frontal e traseira são totalmente revestidas. Sob o habitáculo, uma placa de alumínio protege a bateria de alta voltagem contra danos por baixo, como pedras ou buracos. Seus pontos de aparafusamento vêm com recortes em forma de tigela, semelhantes às covinhas em uma bola de golfe. Eles deixam o fluxo de ar muito melhor do que em uma superfície totalmente plana.
A entrada de ar dianteira traz duas lâminas controladas eletricamente, o que também ajuda a reduzir o arrasto. Quando fechadas, o ar nesta área flui praticamente sem desvios. Assim que os componentes do trem de força precisarem de refrigeração ou o condensador de ar-condicionado precisar de ventilação, a tampa superior abre primeiro e, em seguida, as duas lâminas. Quando os freios hidráulicos estão sujeitos a altas cargas, a entrada de ar se abre e libera dois dutos que canalizam o ar de resfriamento para os arcos das rodas dianteiras, esfriando os freios.
As entradas de ar laterais incorporam dutos adicionais, que são claramente visíveis de fora, para os arcos das rodas. Eles canalizam a corrente de ar para que ela passe pelo lado externo das rodas de 19 polegadas aerodinamicamente padronizadas. Seu design é mais plano do que o de rodas convencionais. Os pneus de tamanho 255/55 destacam-se pela sua resistência ao rolamento ultrabaixo. Mesmo as paredes laterais dos pneus contribuem para o design aerodinâmico - as inscrições são negativas em vez de em relevo.
A Audi Center Sorocaba, responsável pela comercialização dos modelos da marca em Sorocaba e região, fica na Avenida Doutor Armando Pannunzio, 1091 e o telefone é o (15) 3141-9000. Para conhecer uma oferta, clique AQUI!
Revista Comprecar
- Notícias 29/11/2024 Volvo Cars apresenta a melhor XC90 de todos os tempos Nova e aprimorada
- Notícias 29/11/2024 GWM oferece inspeção e lavagem grátis em campanha de férias Para todos os seus clientes
- Notícias 27/11/2024 Audi do Brasil e LATAM Pass iniciam campanha inédita Para oferecer 500 mil pontos aos clientes que comprarem o Audi Q5 híbrido no Brasil
- Notícias 26/11/2024 Hyundai Tucson fabricado no Brasil Volta a ser comercializado em versão atualizada
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca