Avaliação: Audi A4 Ambiente
Sedan premium se destaca por tecnologia de ponta, com muita eficiência no uso diário
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Em abril de 2016, a nona geração do Audi A4 chegou às ruas brasileiras para mudar os conceitos dos antigos usuários do A4. Rompendo com o histórico de um carro de perfil tradicional e relativamente “comum” entre os concorrentes premium, o novo A4 revolucuinou a categoria. Historicamente, a BMW série 3 sempre foi considerada a mais esportiva, enquanto a Classe C era a mais sofisticada. Sobrava para o Audi A4 a posição de um carro comportado e confortável, apenas. Mas a nona geração chegou para romper completamente com essa tradição. Nessa matéria, trazemos a avaliação da versão intermediária Ambiente, que chega recheada de tecnologia, e uma série de inovações para surpreender o cliente.
DNA Audi
O novo A4 muda completamente quando comparado à antiga geração. Agora utilizando a plataforma MLB EVO, o carro só manteve o nome da geração anterior. Mas quando comparado a modelos já atualizados como o A3, nota-se muito do atual DNA da marca no modelo. Com 4,73 m de comprimento e distância entre-eixos de 2,82 m, a aparência do novo A4 é imponente. Fica evidente o cuidado da Audi em preservar um estilo elegante no seu sedan. Mas só o estilo foi preservado. A dirigibilidade e o comportamento do carro, são completamente diferentes.
No estilo atual, a grade Singleframe é um dos destaques, realçada pelos faróis agora em tecnologia full-LED (a versão básica utiliza faróis de xênon com luzes diurnas em led). Como os faróis, as lanternas traseiras também apresentam um design tridimensional multifacetado. Cada unidade possui 48 LEDs. As luzes de freios estão colocadas na parte externa inferior, e as lanternas são conectadas por um friso estreito iluminado pelas luzes traseiras.
Nessa atual geração, os espelhos externos são montados nas portas dianteiras, como nos carros esportivos. De série, o sedan recebe rodas de liga leve com 17 polegadas. Opcionalmente, o carro pode trazer rodas aro 18. Olhando atentamente, ainda que a Audi mantenha o seu DNA de estilo, o novo A4 é completamente novo em matéria de carroceria.
Audi Virtual Cockpit
Assim como já visto no Audi TT, no SUV Q7 e na nova geração do Audi R8, o Virtual Cockpit também está no Audi A4. Hoje, o A4 é o único sedan médio premium a ter esse recurso. Trata-se de uma tela de instrumentos de LCD digital com 12,3 polegadas que mostra as informações mais importantes por meio de gráficos de alta resolução, com grande detalhamento e efeitos sofisticados. O moto rista tem a sensação de estar em frente de um monitor de computador, com uma excelente placa gráfica. E tudo é configurado ao toque de um botão, permitindo ver imagens do GPS, e alterar completamente o mostrador.
Mas o que encanta as pessoas, é a forma fluída e rápida como as informações são exibidas. Muitas centrais multimídia em carros, tem gráficos de baixa resolução, e a passagem de telas acontecem em “pulos”. No Audi A4 isso definitivamente não acontece! O zoom IN ou OUT da imagem do GPS é realmente suave, e sem perder qualidade de resolução.
Um jogo de teclas no volante, permite interagir com o Audi Virtual Cockpit com relativa facilidade. Navegando horizontalmente pelas diferentes funções (GPS, som, computador de bordo, etc) e verticalmente por configurações das funções escolhidas, não é difícil aprender o funcionamento. E a conformação acontece com um “clique” de botão. Além de bonito, o Audi Virtual Cockpit é certamente o sistema mais interativo da categoria. Para conhecer mais desse sistema, clique AQUI!
Head-up Display
Outra novidade fica por conta do avançado sistema de Head-up Display (projeção da velocidade e outras informações no para-brisa, ao nível dos olhos do moto rista), oferecido como parte do Pacote Tech opcional. Ele é relativamente simples no Audi A4. Mostra basicamente informações da velocidade, e setas do GPS, quando programado para um destino. Existem carros com Head-up mais completo, mas na categoria do A4, ele é o único com a opção dessa função.
Mais conectividade e interatividade
A interface Audi para smartphones é um novo item disponível. O sistema integra smartphones com sistemas operacionais iOS ou Android, em um ambiente desenvolvido especialmente para esse propósito. O equipamento de som de série inclui também o rádio MMI plus com navegação e conexão Bluetooth. É ainda oferecido como opcional, o sistema de som Bang & Olufsen com o inovador som 3D, cuja experiência sonora se equipara à sensação de estar presente numa sala de concerto, ou espaços de shows.
Motor 2.0 TFSI ultra
O A4 também chega com um novo moto r. Derivado da família EA888, trata-se do 2.0 litros TFSI ultra com 1.984 cm³ de cilindrada. Na pratica, o bloco é igual ao já conhecido EA888 (usado também em carros da Volkswagen, como o Golf GTI). Mas do cabeçote para cima, é tudo novo! Entre os destaques estão: coletor de exaustão integrado ao cabeçote, Audi Valvelift System (AVS - sistema de levantamento de válvulas), válvula de alívio (wastegate) elétrica do turbocompressor e a dupla injeção de combustível (uma direta e outra indireta). Assim o moto r conta com 8 bicos de injeção no total. Esse moto r 2.0 TFSI fornece até 190 cv de potência, e torque de 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm.
Mas, exclusivamente na família A4 (sedan e perua), esse moto r EA888 tem um importante diferencial. A enorme eficiência energética desse moto r 2.0 TFSI, pode ser observada num sistema inédito, onde o moto r consegue tocar o ciclo OTTO de combustão, pelo ciclo Atkinson. Basicamente o ciclo Atkinson, muda o processo de combustão, mantendo a válvula de admissão aberta, por algum tempo, quando o cilindro já está subindo. Isso diminui o arrasto interno do moto r, deixando o sistema mais leve e econômico.
Dessa forma, o moto r começa a entregar menos potência e torque, e se comporta como um moto r 1,4 litro, exigindo menos combustível para funcionar. Então, com um estilo de condução moderado, é possível experimentar as vantagens econômicas de um moto r pequeno. Essa alteração do ciclo é totalmente automática, e transparente para o usuário. A mudança acontece em menos de uma rotação do moto r. Assim, quando o veículo assume uma velocidade de cruzeiro, com aceleração constante, o moto r entra no ciclo Atkinson.
Durantes testes práticos, em velocidade constante de 110 km/h apenas no circuito rodoviário, com duas pessoas a bordo do carro, o Audi A4 fez até incríveis 17 km/l! Mas usando o carro num uso mais normal, em rodovia, médias reais de 14 km/l são perfeitamente possíveis.
Outra prioridade nesse projeto foi a diminuição de emissões de CO2, registrando apenas 109 g/km. Em termos de consumo, o sedan recebe nota “A” do Inmetro, com 11 km/l aferidos na cidade e 14,3 km/l na estrada. O novo A4 tem o menor coeficiente de arrasto da sua classe, com 0,23.
Transmissão S tronic
Nessa geração, a Audi aposentou de vez o câmbio Multitronic (de tecnologia CVT) no Audi A4. Assim como acontece em vários outros modelos da Audi, o novo A4 adota a transmissão robotizada de dupla embreagem S tronic, que oferece trocas de marchas quase instantâneas. Para ajudar na economia de combustível, o câmbio agora oferece uma função roda-livre, visando maior economia de combustível. Esse modo desengata o câmbio, sempre que o carro está numa velocidade constante (ou descendo), e sem carga no acelerador. Isso também ajuda no consumo. Mas esse modo só atua quando é selecionado o modo de eficiência na configuração “Drive Select”, o modo de condução do carro.
Desempenho
Com esse conjunto, o novo Audi A4 é um veículo ágil e muito eficiente. Sua aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 7,3 segundos, e velocidade máxima de 238 km/h. Ficou claro que a mudança também deixou o Audi A4 com desempenho mais esportivo, superando o Mercedes-Benz Classe C, e empatando com a BMW série 3. Ainda sim, o Audi A4 é mais confortável, sem ter a “pegada” esportiva da BMW, no que diz respeito a dirigibilidade.
Muita segurança
O A4 estabelece uma nova referência em sua classe com vários sistemas de assistência ao condutor. Entre as inovações estão os sistemas Audi Pre Sense Rear e Audi Side Assist, ambos parte do pacote opcional Assistance. O primeiro detecta uma possível colisão traseira com o carro, tomando uma série de medidas para minimizar os danos aos passageiros. Uma delas é fazer um pré-tensionamento realmente muito rápido dos cintos de segurança, quando algo se aproxima de forma perigosa da parte de trás do carro.
Durante os testes, o sistema chegou a atuar em uma condição específica. Uma moto cicleta que se aproximava em alta velocidade da traseira do carro (trafegando pelo corredor), enquanto o carro estava parado no trânsito, fez o sistema atuar. Os cintos de segurança são tensionados em fração de segundos, prendendo o moto rista e passageiro ao banco. Isso reduz, e muito, os danos no caso de uma eventual colisão traseira.
Outra atuação do sistema acontece quando o moto rista está dando ré, é não percebe outro veículo se aproximando. Nesse caso, o freio do carro é acionado, dando um tranco. Isso para evitar a batida, e avisar o moto rista do perigo. Esse sistema também funcionou durante os testes.
E o Audi Side Assist , auxilia o moto rista durante uma mudança de faixa, avisando de outros veículos que se aproximam, por meio de leds que piscam na parte interna dos espelhos laterais.
Mais equipamentos
O Audi A4 traz um pacote bastante completo de equipamentos de série. Entre os destaques que podem estar disponíveis de acordo com a versão tem-se: o Audi Drive Select, faróis Full-LED, ajuste elétrico do banco do moto rista, sistema de limpador de faróis e travamento central Keyless-go, com partida do moto r por botão.
O sedan ainda pode contar com ar-condicionado automático com três zonas independentes de temperatura, banco do passageiro com ajustes elétricos, controle de cruzeiro, rodas de liga leve com 18 polegadas, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros e teto solar elétrico, disponibilizados no Pacote Plus.
Outros pacotes complementares são o “Assistance” e o “Tech”. O primeiro inclui os sistemas Audi Pre Sense Rear, Audi Side Assist e a câmera de ré. O pacote Tech reúne o Head-up Display, o sistema Keyless-go e o sistema de som Bang & Olufsen 3D, com 19 alto-falantes.
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Ficha técnica
Motor: 2.0 TFSI ultra
Cilindros /cilindrada: 4 em linha, transversal/1.984 cm³
Potência: 190 cv entre 4.200 e 6.000 rpm
Torque máximo: 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: S tronic, 7 velocidades, dupla embreagem
Peso: 1.405 kg
Comprimento: 4.726 mm
Largura: 1.842 mm
Altura: 1.427 mm
Distância entre-eixos: 2.820 mm
Tanque de combustível: 54 l
Porta-malas: 480 l
Aceleração 0-100 km/h: 7,3 s
Velocidade máxima: 238 km/h
Revista Comprecar
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