Avaliação Audi Q3 1,4 litro
Versão de entrada agrada pelo custo-benefício
Desde quando chegou ao Brasil em meados de 2012, o Q3 sempre foi um modelo de sucesso. Com a proposta de ser Crossover, o Q3 é um modelo de ascensão dentro da gama Audi. Trata-se de um produto ideal para quem quer um veículo compacto, porém com mais versatilidade e expressão que o A3. E desde sua chegada, o Q3 sempre trouxe entre seus destaques, a questão do custo-benefício. Inicialmente, o modelo vinha exclusivamente equipado com moto r 2.0 litros e tração integral Quattro. E isso era uma interessante vantagem pois sua concorrente BMW X1, há um bom tempo já tinha perdido a tração XDrive (e só é vendida com tração traseira) e o Mercedes GLA nunca teve a tração integral (apenas dianteira).
Mas o que era uma vantagem técnica inquestionável, deixava o Q3 mais caro, frente a seus concorrentes menos equipados. Justamente por isso, agora em Julho de 2015, a Audi resolveu equalizar as condições, lançando uma versão mais acessível do Audi Q3. Além das versões intermediárias e topo de linha, equipadas com moto r 2.0 litros e tração integral Quattro, agora o cliente também conta com agora com a versão de entrada equipada com tração dianteira e moto r 1,4 litros TFSI. O Q3 1,4 litro é vendido em duas versões de acabamento: Attraction e Ambiente. A nova versão com moto r 1,4 litro, além de mais barata, é indicada para quem usa o Q3 em ambiente essencialmente urbano, e não tem necessidade de trafegar por vias com baixa aderência como estradas de terra depois de chuva. Nessa avaliação, trazemos o Audi Q3 1,4 litro Ambiente.
Estilo
Já à primeira vista esse Crossover agrada com suas linhas externas que sugerem um porte robusto. É fácil de notar as semelhanças com o estilo característico da marca, principalmente com o A3. Mas, olhando atentamente, pode-se notar que são carros bem diferentes. Pra começar, o Q3 é bem mais alto que o A3. Também é maior no geral. Destaque para os faróis com guias de LED na dianteira, assim como também nas lanternas traseiras. E claro, traz a tradicional grade frontal da Audi na cor preta. Em termos de estilo, o Audi Q3 parece um Q5 menor, e não foge à linha conservadora.
Quando comparado a outros Crossovers (e até SUVs pequenos), o Audi Q3 é relativamente compacto. A versão de entrada tem peso 1.405 quilos e as medidas são 4,39 metros de comprimento, 1,83 metro de largura e 1,59 metro de altura. A distância entre-eixos permanece inalterada, em 2,60 metros. O porta-malas pode carregar até 460 litros de carga. Rebatendo totalmente o encosto do banco traseiro, a capacidade sobe para até 1.365 litros.
Uma novidade no Audi Q3 1,4 litro está na frente. Além utilizar faróis bixenon com luzes “all weather”, eles proporcionam um consumo 50% menor de energia se comparado com luz de halogênio. A nova versão traz um para-choque com novo desenho. Ele não traz mais o farol de milha acoplado na parte de baixo do para-choque. Essa função passou a ser incorporada automaticamente no conjunto óptico dos faróis. Isso é um ponto positivo, já que muitos moto ristas não sabem utilizar corretamente o farol auxiliar.
Interior
O interior do Q3 Ambiente é funcional. Como de costume, um excelente acabamento com materiais de qualidade. O painel traz apliques metalizados em alumínio, bem como difusores de ar quadrados. No topo do painel, uma tela de LCD retrátil pode ser rebatida de forma manual. O volante traz diversos controles, além de ajuste de altura e profundidade. E para facilitar e economizar espaço no console central, o freio de mão tem acionamento elétrico, por botão. O porta-luvas tem revestimento aveludado e iluminação. Já o volante conta com quatro raios, sendo que os dois inferiores possuem detalhes na cor preto brilhante e frisos cromados. Com capacidade para transportar até cinco passageiros, oferece conforto excelente com até quatro pessoas.
Motor TFSI e câmbio S-Tronic
O Audi Q3 1,4 litro também conta com moto r TFSI turboalimentado e com injeção direta. Alimentado somente por gasolina, esse moto r 1,4 litro é bastante eficiente. Soma-se a isso o sistema de ativação dos cilindros sob demanda, que além do sistema Start-stop, otimiza a eficiência do moto r.
Esse moto r 1.4 TFSI entrega potência máxima de 150 cv entre 5.000 e 6.000 rpm, e o torque é de 250 Nm entre 1.500 e 3.500 rpm. Junto com esse moto r está uma transmissão robotizada de dupla embreagem de seis marchas S-Tronic.
Desempenho e dirigibilidade
Esse conjunto garante boa eficiência ao Audi Q3. Sua velocidade máxima é de 204 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 8,9 segundos. Além disso, Essa versão também recebe selo “A” no programa de etiquetagem do INMETRO.
Certamente, a dirigibilidade é o ponto de destaque do Audi Q3. O que mais encanta nesse modelo é a facilidade com que o moto rista se entende com o veículo. O Q3 é muito mais parecido com um hatch-back, do que com um Crossover, para quem esta atrás do volante. O veículo é incrivelmente ágil, e prático para dirigir no trânsito. Ele não dá aquela sensação de carro grande, aumento a confiança do moto rista na maioria das manobras.
Com um conjunto eficiente de moto r e câmbio, o Q3 é mais divertido que seu principal concorrente Mercedes GLA. A suspensão do Audi Q3 é firme e garante boa estabilidade. Os pneus largos e as rodas grandes auxiliam bastante nesse aspecto, e não são desagradáveis quando o assunto é conforto em pisos ruins. O conjunto absorve de forma razoavelmente boa alguns buracos e paralelepípedos, bem como asfalto com defeitos. Dá até para se aventurar em algumas guias e valetas, sem susto.
No uso urbano essa versão do Q3 chega a surpreender. O carro é bastante ágil e prático no uso cotidiano. Ajuda também a direção com assistência elétrica, e a postura elevada para a condução.
Equipamentos
A versão Attraction traz de série ar-condicionado manual, bancos de couro sintético, computador de bordo, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensores de luz e chuva e volante esportivo com shift paddles. No quesito segurança, essa versão vem com air-bags frontais, laterais dianteiros e de cabeça, assistente de partida em aclives, controle eletrônico de estabilidade (ESP), faróis de xênon com ajuste automático de altura, lanternas traseiras em LEDs, freio de estacionamento eletromecânico e sensor de estacionamento traseiro.
Já a versão 1.4 Ambiente acrescenta ar-condicionado automático de duas zonas, rodas de liga-leve de 18 polegadas, porta-malas com acionamento elétrico, espelho interno antiofuscante, teto solar panorâmico, controle de cruzeiro e espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico e rebatimento.
Preço e versões
O novo Q3 1.4 litro TFSI de 150 cv é vendido nas configurações Attraction, com preço sugerido de R$ 127.190, e Ambiente, por R$ 144.190, ambas com tração dianteira. Ambas as versões estão disponíveis a pronta entrega na Audi Center Sorocaba. Para conhecer uma oferta do Audi Q3, e outros modelos da marca, clique AQUI!
Ficha Técnica
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 1.395 cm³, turbo, injeção direta;
Potência: 150 cv de 5.000 a 6.000 rpm;
Torque: 25,5 kgfm entre 1.400 e 3.500 rpm;
Transmissão: robotizada S-Tronic de dupla embreagem e seis marchas;
Direção: assistência elétrica;
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e independente multibraço na traseira;
Freios: discos nas quatro rodas com ABS e EBD;
Peso: 1.405 kg;
Capacidades: porta-malas 460 litros, tanque 64 litros;
Dimensões: comprimento 4.388 mm, largura 1.831 mm, altura 1.590 mm, entre-eixos 2.603 mm
Revista Comprecar
- Notícias 26/11/2024 Hyundai Tucson fabricado no Brasil Volta a ser comercializado em versão atualizada
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca
- Notícias 22/11/2024 Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
- Notícias 21/11/2024 Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas Verdadeiro sucesso no mercado nacional
- Notícias 19/11/2024 Hyundai CRETA, renovado em outubro Segue na liderança do varejo nacional em novembro