Avaliação: BMW i3 (elétrico)
O compacto elétrico da BMW mostra toda sua eficiência num mundo mais sustentável
O BMW Group está realmente comprometido com um papel de inovação na redefinição da mobilidade pessoal para o futuro. E isso pode ser visto no desenvolvimento realizado desde 2007, como parte do projeto i (modelos i3 e i8). Com isso, o BMW i3 tornou-se o primeiro modelo elétrico produzido em série da nova marca "i", sob o comando da BMW.
Atualmente, o BMW i3 é o primeiro carro premium do mundo projetado desde o início, com um moto r e tração totalmente elétricos. Aliás, o i3 é o único carro totalmente elétrico vendido regularmente no Brasil. As soluções da Nissan e Renault, ainda que rodem em território nacional, são para programas específicos. E os demais produtos da Toyota, Lexus, Mercedes-Benz e Ford, são modelos híbridos. A principal vantagem do carro elétrico puro são as emissões zero.
Arquitetura LifeDrive
O BMW i3 é o resultado de um conceito que envolveu a criação de um excelente equilíbrio de peso, desempenho e autonomia para a mobilidade. Afinal, a limitação de potência num carro elétrico, ainda é uma realidade nos dias atuais. Assim, o peso é determinante.
Então, os elementos-chave neste ponto são a arquitetura batizada de LifeDrive, e a tecnologia BMW eDrive. O uso de materiais extremamente leves na construção da célula de passageiros, ajuda a compensar o peso extra da bateria de íon de lítio. Outro destaque é o posicionamento inferior e central da bateria, aumentando a agilidade do veículo, e garantindo uma distribuição de peso 50:50. Por fim, o moto r elétrico montado bem próximo ao eixo traseiro de tração, melhora o desempenho do conjunto.
A principal vantagem do moto r elétrico (sobre o moto r a combustão), é a entrega de potência instantânea. O torque é sempre plano e constante. Além disso, à configuração da suspensão, à direção precisa e o impressionante raio de esterço (9,86 metros) do veículo, proporciona uma experiência de pilotagem realmente diferenciada nesse veículo elétrico.
Peso reduzido em tudo
A construção em plástico reforçado por fibra de carbono da célula de passageiros (Life module) desempenha um papel central. A utilização desse material leve, de alta tecnologia, e elevada segurança em caso de acidente, é exclusiva na produção de larga escala de automóveis.
A estrutura da carroceria permite a utilização de um elemento da seção traseira feito por moldagem por injeção de plástico reforçado com fibra de vidro. E isso contribui com uma economia de peso de 30% em comparação com o uso de chapa de aço convencional. A conexão entre a eletrônica de potência e o moto r elétrico na traseira do BMW i3 reduz a extensão de cabos necessários e também o peso total do sistema de transmissão em cerca de 1,5kg. As juntas de suspensão de alumínio forjado pesam aproximadamente 15% menos do que um projeto convencional, o eixo de propulsão é 18% mais leve do que um equivalente convencional, e as rodas de alumínio forjado de 19 polegadas do BMW i3 são 36% mais leves em comparação a rodas de aço do mesmo tamanho.
Com a utilização de uma estrutura de magnésio para suporte do painel de instrumentos, também se obtém economia de peso na dianteira. Materiais de qualidade superior, comparados à chapa aço, permitem que os componentes ofereçam uma geometria otimizada, o que resulta em uma redução de peso de cerca de 20%. Além disso, a elevada rigidez composta da estrutura de magnésio dá um efeito de reforço, permitindo uma redução em componentes e diminuição do peso em mais de 10%. Os painéis da porta são feitos de matérias renováveis, e são 10% mais leves do que seus equivalentes convencionais. E a aplicação da estratégia de design leve se estende aos parafusos, todos feitos de alumínio. Além disso, um suporte de alumínio fundido foi desenvolvido especialmente para os limpadores do BMW i3 e sua geometria otimizada à força de fluxo também gera uma redução no peso.
A bateria fica posicionado de forma segura em caso de acidente. A divisão clara entre a cabine na parte de cima, e os módulos de tração na parte de baixo, eliminam a necessidade de um túnel central, o que traz benefícios para o interior do veículo, principalmente no espaço.
Porque essa combinação funciona
O conceito por trás do BMW i3 é a chave para a eficiência. Ele foi projetado desde o início para ser um veículo de propulsão totalmente elétrico. Isto tem várias vantagens sobre veículos "convertidos", no qual o moto r original de combustão é trocado posteriormente por um moto r elétrico. Além disso, o carro pode ser pensado para ser dinamicamente eficiente. O Cx (coeficiente de arrasto) do carro é de apenas 0,29.
Dessa forma os engenheiros têm controle em termos de fabricação, dimensões e configuração de todos os componentes do sistema de propulsão elétrico. A autonomia de operação de veículos elétricos pode ser expandida aumentando o tamanho da bateria, porém isso aumenta o peso e, portanto, tem um impacto negativo no desempenho. Da mesma forma, um moto r mais potente requer mais energia, que por sua vez significa baterias mais pesadas ou autonomia restrita. Uma carroceria leve, por outro lado, aumenta o desempenho, e a economia de peso pode ser "investida" em baterias maiores, que por sua vez, aumentam a autonomia do veículo.
O BMW i3 apresenta um pacote muito equilibrado. Com um peso vazio total de 1.195 kg, o carro é mais leve que a maioria dos veículos compactos, e ainda oferece ótimo espaço para até quatro ocupantes. O BMW i3 não pode levar 5 pessoas. O banco traseiro é apenas para duas, pois no meio do banco tem um porta-copos, é só existem dois cintos no banco traseiro. O porta-malas não é muito grande. São apenas 260 litros. Mas rebatendo os bancos traseiros, o espaço sobre para generosos 1.100 litros.
Pedal que acelera e freia!
O conceito de "One pedal feeling" do BMW i3 também contribui para uma experiência de condução diferente. Num carro elétrico, tudo é pensado para poupar, e até mesmo recuperar, energia. Assim, no BMW i3, existe um sistema que regenera parte da energia, quando o moto rista não está acelerando o veículo.
O modo de recuperação de energia é ativado assim que o moto rista tira o pé do acelerador, gerando um tipo de freio moto r. O moto r elétrico troca de modo de propulsão para o modo gerador, voltando a carregar de energia a bateria de íons de lítio. Ao mesmo tempo, o moto r gera um efeito de frenagem controlável. Esta recuperação é sensível à velocidade, o que significa que o carro anda sem esse efeito de freio em altas velocidades, mas gera um forte efeito de frenagem em baixas velocidades (quando está na cidade, por exemplo).
Com alguma prática, o moto rista vai se acostumando a praticamente não utilizar o pedal de freio do carro. Toda vez que para de acelerar, o carro já inicia essa "frenagem parcial" para recuperar energia. Então, se o moto rista não tiver pressa, e conduzir suavemente, ele consegue passar o dia todo dirigindo, sem praticamente pisar no freio. Pensar antecipadamente no trânsito da cidade pode permitir que o moto rista faça 75% das manobras de frenagem sem a aplicação do pedal de freio. As luzes de freio são acionadas se a quantidade de recuperação em andamento produzir o mesmo efeito de frenagem do que quando se pressiona o pedal de freio. O sistema de freio convencional somente passa a fazer parte da ação se o moto rista necessitar e pressionar o pedal de freio.
A super bateria
A bateria de alta tensão no BMW i3 é composta de oito módulos (cada um com 12 células individuais), que, juntos, produzem uma tensão nominal de 360 volts e é capaz de gerar cerca de 22 Kw/h de energia. O conjunto da bateria é montado no Módulo Drive e pesa aproximadamente 230 kg. O funcionamento dos sistemas de carregamento da bateria é integrado à eletrônica de potência, que regula as saídas de carga entre 3 kW e 50 kW, dependendo da fonte de eletricidade.
As células de íons de lítio usadas na bateria se destacam por sua alta densidade de energia e ciclo de vida. Estas são projetadas para desempenhar a sua função de armazenamento de energia durante toda a vida do veículo. Para manter sua potência e capacidade de armazenamento ao longo do tempo, o sistema de gestão da bateria controla tanto os processos de carregamento e descarregamento, quanto a temperatura de funcionamento das células.
Quando o veículo está em movimento, todas as células são usadas igualmente para fornecer a energia. No entanto, também é possível substituir os módulos individuais em caso de falha. O líquido refrigerante do ar-condicionado é utilizado para oferecer um arrefecimento extremamente eficaz da bateria de alta tensão, e este líquido também pode ser aquecido utilizando um trocador de calor. Todas estas características possibilitam que uma temperatura de operação de cerca de 20 graus Celsius seja atingida antes de começar uma viagem, mesmo quando a temperatura ambiente estiver baixa. Este pré-condicionamento garante que a bateria opere de modo ideal em termos de potência, autonomia e durabilidade. O BMW Group planejou e desenvolveu esta bateria para durar toda a vida do veículo. A garantia da bateria é de oito anos ou 100 mil quilômetros.
Carregamento da rede de energia
Para o recarregamento, o BMW i3 traz um sistema de flexível. Os clientes podem carregar seu veículo em uma tomada doméstica convencional levando cerca de 10 horas (em 220 volts), ou instalar o BMW i Wallbox, que usa a força máxima de corrente disponível na propriedade para carregar a bateria em cerca de três horas. Esse tempo de carregamento, pode variar de acordo com a alimentação disponível para a conexão com a wallbox.
Mas quando o BMW i3 é conectado a uma estação pública de carregamento rápido (50 kW), somente 30 minutos serão necessários para a bateria atingir 80% da capacidade. E mesmo no caso do veículo estar com quase zero de autonomia elétrica, uma pausa para o almoço é o tempo suficiente para recarregar a bateria. Mas são pouquíssimos pontos de recarga no Brasil. Em São Paulo, alguns poucos shoppings e supermercados contam com o sistema. No interior do estado de SP, não existe nenhum ponto disponível.
Motor a combustão para geração de energia
Mas o mundo totalmente elétrico ainda é muito limitado. Seja pela autonomia do carro, ou pela dificuldade dos pontos de recarga.
Para isso a BMW usou uma solução bastante convencional. O BMW i3 na versão REX, conta com um moto r à combustão, que tem a exclusiva função de gerar energia para o sistema, sem qualquer ligação com o sistema de tração do carro. Ele funciona com um gerador estacionário, igual aos usados em "campings". O BMW i3 foi o primeiro carro com moto r elétrico do mundo, com um moto r extensor de autonomia utilizado exclusivamente para gerar energia elétrica.
Esse moto r pode ser utilizado para manter a carga da bateria em um nível constante enquanto o carro está em movimento. Mas isso só é possível depois que a carga da bateria cai abaixo de 75%. Isso pode ser útil para uma viagem na estrada. Assim, na parte de maior desgaste do sistema elétrico, o moto r a combustão atua gerando energia para o sistema. E quando o moto rista terminar a estrada, ainda terá 75% da bateria para uso na cidade.
Outra situação de funcionamento é quando a bateria cai abaixo de 20% de carga. Nesse caso, o moto r à combustão ficara em funcionamento obrigatório, ou até acabar a gasolina, ou até o veículo ser recarregado.
Esse moto r à gasolina de dois cilindros e 650cc é na verdade um moto r de moto (da linha da própria BMW). Assim, ele gera 25 kW de energia para o sistema elétrico, o que equivale à 34 cv. Ele é instalado imediatamente ao lado do moto r elétrico, acima do eixo traseiro.
Desempenho
O moto r elétrico do BMW i3 gera uma potência máxima de 125 kW. Isso equivale à quase 170 cavalos. Mas o diferencial é o torque máximo de impressionantes 250 Nm, disponível a qualquer momento. Para comparação, esse torque é próximo do VW Jetta TSI 2.0 litros de 211 cavalos. Outra vantagem do sistema elétrico é o baixo peso do moto r, com apenas 49 kg. Num carro com moto r a combustão de 2.0 litros, dificilmente o moto r pesa menos que 100 kg. Além disso, o carro elétrico não tem câmbio (outro componente pesado). O moto r elétrico é ligado diretamente às rodas
Com essa arquitetura, o BMW i3 tem desempenho convincente. Ele acelera de 0 a 60 km/h em apenas 3,7 segundos, e de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. Mas a velocidade máxima é limitada eletronicamente à 150 km/h, justamente para proteger o sistema elétrico. Afinal, uma das coisas que mais degrada um sistema elétrico (no consumo de bateria), é manter a potência alta, por longos períodos.
Consumo
O moto r elétrico do BMW i3 ajuda-o a se locomover de maneira eficaz. O consumo médio de energia do moto r, de cerca de 0,13 quilowatts hora por quilômetro no Novo Ciclo Europeu de Condução (NEDC). Fazendo vários cálculos, isso significa que o custo por km rodado fica entre 1/5 e 1/4, quando comparado ao custo de km/l da gasolina. O BMW i3 é o carro com moto r elétrico mais econômico de seu tamanho e classe de potência, no mundo.
Assim como a unidade de propulsão, todos os outros sistemas elétricos a bordo do BMW i3 também foram projetados para funcionar da forma mais eficiente possível. Por exemplo, LED, que economizam energia, são usados para a iluminação interna e externa. E um sistema opcional de aquecimento interno baseado no princípio de uma bomba de calor consome, em uso urbano, até 30% menos energia que o aquecimento elétrico convencional.
A bateria de íon de lítio permite que o BMW i3 alcance uma autonomia de 130 a 160 km na condução diária. Esta é aumentada cerca de 20 km em modo ECO PRO, e mais 20 km distância novamente em modo ECO PRO+.
Com o uso do extensor ( moto r à combustão) há aumento na autonomia máxima do veículo para cerca de 300 km. O uso do extensor de autonomia não recarrega a bateria do carro, apenas gera energia para locomoção. O tanque de combustível de nove litros fica localizado na dianteira do veículo. Quando o carro está nesse modo, o consumo médio é de cerca de 9 à 12 km/l, de acordo como o carro é conduzido.
Dirigibilidade
È indiscutível que a BMW conseguiu fazer um veículo muito legal de ser conduzido. A posição baixa e central da bateria gera um efeito positivo para o centro de gravidade, e a distribuição de peso 50:50, típica de carros de competição, garantem ótima dirigibilidade.
A tração traseira do veículo permite que o eixo dianteiro permaneça livre da função de torque, e cumpra seu papel de direcionamento. Além disso, o assistente da direção elétrica também envia os comandos de direcionamento da direção com suavidade. Seu raio de esterço extremamente pequeno de 9,86 metros e uma configuração da direção que exige apenas 2,5 voltas de batente a batente. Isso melhora ainda mais condução do BMW i3. Ainda que pequeno por fora, a longa distância entre-eixos do i3 (2,57 metros), a rígida estrutura de alumínio e a avançada tecnologia do chassi cumprem o seu papel para garantir a boa dirigibilidade em estradas.
O BMW i3 possui suspensão dianteira McPherson de conjunto único e eixo traseiro multiarticulado, montado diretamente no módulo de tração. Este design auxilia na separação da posição da roda e da suspensão, resultando em maior conforto da suspensão. As rodas de alumínio forjado do BMW i3 também possuem excelente rigidez e peso extremamente baixo, com menos de 7kg cada.
As dimensões dos pneus de série (155/70 R19) são específicas para o BMW i3. Os pneus grandes e relativamente estreitos permitem um equilíbrio entre dinâmica e tração. O que eles perdem de contato lateral com o chão, compensam em contato longitudinal, pelo raio elevado. Assim, sua área de contato quase não difere dos pneus de série em carros convencionais. Além disso, as propriedades aerodinâmicas e a resistência à rolagem dos pneus foram projetadas para fornecer uma condução eficiente.
As intervenções do DSC (Dynamic Stability Control) do BMW i3, sistema de estabilidade de condução, são necessárias somente em situações extremas, e os movimentos da carroceria são mínimos.
Sistemas de auxílio
Para garantir total segurança na dirigibilidade, o i3 conta com todos os sistemas de auxilio de condução igual aos demais carros premium da marca. O sistema DSC de série oferece todas as funções conhecidas dos atuais modelos BMW, incluindo o Antilock Braking System (ABS), Controle de Frenagem em Curvas (CBC), Controle Dinâmico de Freio (DBC), Assistente de Freio (Brake Assist), Brake Standby, Start-Off Assistant (para partidas em aclives), Compensação de fading dos freios (perda de eficiência devido ao aquecimento) e a função Brake Drying (para pista molhada). O modo DTC (Controle Dinâmico de Tração) aumenta os limites de atuação do sistema de controle de estabilidade, e permite um grau controlado de deslizamento das rodas de tração do BMW i3 ao arrancar na neve, areia ou piso de baixa aderência.
Sistema de navegação com exibição dinâmica da autonomia
O BMW i3 pode ser opcionalmente equipado com um sistema de navegação com funcionalidade estendida para incluir os serviços BMW ConnectedDrive, desenvolvidos especificamente para a BMW i. O Assistente de Autonomia de Condução ajuda no planejamento de rotas. Se o destino selecionado no sistema de navegação está além da autonomia atual do veículo, este auxilia o moto rista, sugerindo a mudança para o modo ECO PRO ou ECO PRO+, e também calcula uma rota alternativa mais eficiente. E, se a bateria tiver de ser recarregada em uma estação pública de carregamento, o moto rista pode escolher as estações disponíveis na região. Na prática, isso só vale para a cidade de São Paulo.
O sistema também mostra a exibição dinâmica da autonomia. A situação da carga da bateria, o estilo de condução, a atividade das funções elétricas de conforto e o modo de condução selecionado são levados em conta para o cálculo, juntamente com a topografia do percurso e os níveis atuais de tráfego e da temperatura externa. O sistema é capaz de fazer uma previsão da energia extra que seria necessária para um aclive próximo, tráfego lento ou congestionamento na rota selecionada. As informações de trânsito em tempo real e atualizadas pelo sistema RTTI, também são acrescentadas à equação.
A exibição da autonomia está disponível no visor de informações do BMW i3, como um contorno periférico dentro do mapa de navegação. Tomando a atual localização do veículo como um ponto de partida, todos os pontos que podem ser alcançados nos vários modos de condução são apresentados na forma de um diagrama radial da autonomia.
Grupo Euro Motors
No interior do estado de São Paulo, o primeiro grupo a comercializar o elétrico BMW i3, foi a Euro Motors localizada em São José do Rio Preto. Inicialmente, quando os carros da família "i" chegaram ao Brasil, somente concessionárias homologadas podiam vender e atender os modelos. Em todo o estado de São Paulo, existe apenas uma concessionária em São Paulo com essa homologação. Porém, recentemente, a BMW autorizou outros concessionários a comercializar os modelos "i". E foi a Euro Motors a primeira a fazer isso no interior do estado de São Paulo.
A Euro Motors é o maior complexo de marcas premium da América Latina. No complexo, são vendidas marcas conhecidas, como: Audi, BMW (carros e moto s), Jaguar e Land Rover. O complexo da Euro Motors ocupa área total de 7 mil metros quadrados. Os vários showrooms são divididos de acordo com as marcas, e oferecem o que há de mais moderno no mercado automotivo. Também são comercializados acessórios exclusivos das marcas como jaquetas, calças, camisetas, luvas, bonés, capacetes e bolsas, de cada uma das marcas.
O complexo também oferece departamento de peças genuínas, com profissionais qualificados. As oficinas possuem mecânicos especializados para proporcionar qualidade e segurança nos serviços, garantindo o padrão de marca premium.
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Revista Comprecar
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