Avaliação C4 Picasso Intensive 2016
Versão topo de linha traz nível de conforto e sofisticação incomparável na categoria
A Citroën realmente surpreendeu todo o mercado com a chegada da nova geração do C4 Picasso ao mercado brasileiro. Muito mais que uma minivan, o C4 Picasso chegou para entregar um nível de conforto e sofisticação digno dos melhores automóveis do segmento Premium. Aliás, em alguns casos, até supera com folga as marcas Premium tradicionais.
O avançado projeto
O Novo C4 Picasso (que está em sua segunda geração) é um veículo completamente novo em relação à geração anterior. Entre os diversos destaques pode-se destacar uma nova plataforma denominada EMP2 (Efficient Modular Platform 2), que possibilitou economia de peso em cerca de 140 kg, além de ampliar o espaço interno, sem aumentar o tamanho do veículo por fora.
Estilo único com assinatura luminosa exclusiva
Mas o novo C4 Picasso incorpora muito mais novidades. Para começar, ele é dono de um design totalmente original no mercado brasileiro. Sua frente sugere faróis onde na verdade estão luzes de posicionamento diurnas. E os faróis ficam mais abaixo, num espaço que parece uma entrada de ar. Além disso, o modelo incorpora sistema de luzes traseiras em LED com efeito 3D (na versão topo de linha), assim como já acontece na atual geração do exclusivo DS3.
Interior sofisticado
A Citroën foi além das expectativas no novo C4 Picasso, com uma sugestão futurista de como a tecnologia pode ser criativa para criar um interior inédito.
Pode-se afirmar que o visual é realmente bonito, graças à utilização de materiais exclusivos que asseguram o requinte do carro. O visual do painel rompe completamente com o tradicional. Não existem mais painéis com mostradores analógicos. Na versão topo de linha, são apenas telas coloridas de alta resolução para exibir todas as informações do carro.
Além disso, a interface é 100% digital com um mínimo de botões físicos. O sistema agora é baseado numa tela tátil e outra panorâmica de alta definição (amplamente personalizável) com 12 polegadas. Por essa interface, o motorista e passageiro da frente podem interagir amplamente com todos os sistemas do automóvel.
A tela tátil de 7” e os botões laterais permitem atuar nos equipamentos do veículo, enquanto a tela 12" de alta definição mostra as informações essenciais à condução, de maneira personalizada. O sistema funciona como um “tablet” e permite configurar as funções de climatização (de duas zonas), navegação, áudio, telefone e ajudas à direção. Um ponto importante sobre a tela tátil de 7” é que ela utiliza propositadamente uma tela resistiva, reagindo somente a partir de uma leve pressão. Tal recurso visa amenizar a oscilação dos dedos causada naturalmente quando o carro está em movimento.
Já a tela HD de 12 polegadas panorâmica exibe informações essenciais à direção e é configurável a qualquer momento pelo motorista. Ele pode escolher entre exibir informações de navegação ou de ajudas à direção - e até incluir uma foto pessoal como fundo de tela!
Essa tela pode ser dividida em três partes iguais - ou seja, três quadros dispostos lado a lado -, cada um com uma informação diferente. O quadro à esquerda congrega sempre as funções de velocímetro e mostrador do nível de combustível e do câmbio (modo de engate – manual ou automático - e marcha engatada). No entanto, outra opção é dividir a tela em dois quadros (1/3 e 2/3). Além disso, são três opções de layout (cúbico, elíptico e gráfico). No cúbico, a progressão de velocidade é exibida em uma barra horizontal, enquanto no elíptico o mostrador é circular. Em ambos, aparecem no centro os algarismos da velocidade de momento do veículo.
Versatilidade, espaço e conforto de primeira classe
Outro ponto muito relevante é a nova organização do um espaço interno. Este foi desenhado para lembrar um loft, com foco num ambiente verdadeiramente confortável. Aliás, esse é um dos grandes diferenciais do C4 Picasso: conforto excepcional!
Ainda que o C4 Picasso tenha ficado mais compacto por fora, ele está mais eficiente por dentro. Isso se dá pelo aumento na distância entre-eixos, e pela nova plataforma que utiliza materiais mais leves, e estruturas mais finas.
Em relação à geração anterior, o novo Citroën C4 Picasso é mais compacto do lado de fora, mas com maior espaço interior. Suas dimensões (4.428 mm de comprimento, 1.625 mm de altura e 2.117 mm de largura) significam uma diminuição de 40 mm na altura e no comprimento. Em compensação, o entre-eixos foi aumentado em 57 mm para chegar a 2.785 mm. Isso beneficiou o espaço interno e permitiu um ganho de 40 litros no porta-malas (537 litros VDA, podendo chegar a 630 litros quando os assentos da fileira 2 estão em posição avançada).
O Novo Citroën C4 Picasso oferece várias opções de espaço modular. Os ocupantes têm ampla liberdade para escolher a mais adequada para cada situação. Na frente, pode-se deitar o assento do passageiro e aumentar as possibilidades de carregamento (em torno de 250 mm). Na fileira dos passageiros, os três assentos individuais têm a mesma largura, podendo todos ser escamoteados. Possuem encosto reclinável e são reguláveis no sentido longitudinal. O espaço para os joelhos (159 mm) está entre os mais espaçosos do segmento.
Outra novidade é o console central baixo (que pode ser desacoplado) e um piso interno completamente liso, que dão a cada passageiro uma sensação de amplitude e oferece o mesmo nível de conforto a todos os ocupantes do veículo. E não faltam porta-objetos no interior. Até mesmo sob os pés dos passageiros de trás, existem compartimentos no assoalho.
O Pack Bancos Relax é composto por assentos massageadores na frente, um assento Relax para o passageiro dianteiro que conta com extensor de pernas acionado eletricamente, similar ao encontrado em classe executiva em aviões. E para todos os bancos, um apoio de cabeça Relax, que sustenta melhor a nuca, e abas laterais articuladas para apoiar a cabeça. Esses recursos são completamente inéditos no mercado brasileiro. Para finalizar, todos os cinco bancos são individuais, permitindo ajuste de distância e inclinação do encosto, incluindo cinto de segurança de 3 pontos.
Ambiente iluminado
As superfícies das áreas envidraçadas somam 5,30 m² e são formadas pelo para-brisa panorâmico de série, pelas amplas janelas laterais e pelo grande teto de vidro, permitindo a entrada de muita luz natural. O teto panorâmico conta com uma rede elétrica para redução solar. Além disso, para-brisa panorâmico incorpora parassois retráteis que ampliam a visão superior para motorista e passageiro.
Mais tecnologia embarcada
Além disso, o novo C4 Picasso ainda inclui novas tecnologias como a inédita visão de 360º (quatro câmeras dispostas ao redor do carro que permitem uma visão de cima do carro), o sistema de Park Assist (que faz a manobra de estacionamento sozinho), alerta de ponto cego nos retrovisores externos (SAM), sistema multimídia para passageiros traseiros, tampa de porta-malas motorizada, entre vários outros.
Visão 360º
A Visão 360° é um sistema que permite visualizar objetos e obstáculos que se encontram ao redor do veículo, a fim de facilitar as manobras e evitar pequenas colisões em manobras de estacionamento. Isso é especialmente útil quando os elementos não estão visíveis do banco do motorista.
A imagem reproduzida sobre a tela de alta definição é montada com ajuda de quatro câmeras implantadas em torno do veículo. Uma delas fica na parte dianteira, outra na traseira (acima da placa) e as duas últimas estão na parte baixa dos retrovisores externos. O condutor tem a simulação de uma vista “por cima” do ambiente próximo ao carro, facilitando as manobras.
Park Assist
Esse sistema auxilia o motorista na procura por uma vaga para estacionar, e efetua a manobra automaticamente, tanto para entrar quanto para sair da vaga. Sendo assim, uma vez detectada a vaga, na baliza seja de frente ou de ré, o motorista só tem que acelerar e frear o veículo. O volante gira automaticamente.
Direção assistida eletricamente
A nova caixa de direção é 100% elétrica. Nas manobras em baixas velocidades, ela garante maciez e conforto. Por outro lado, a assistência variável assegura o aumento progressivo do esforço de acordo com a aceleração, tornando a condução mais segura em vias rápidas ou estradas. Dotado de um diâmetro de giro reduzido (10,80 m), as manobras são particularmente facilitadas em locais com espaço reduzido. A assistência elétrica é também fundamental na função Park Assist, girando o volante sozinho para facilitar as manobras de estacionamento.
Smart Alert Move (SAM)
O sistema de controle de “ponto cego” conta com sensores de ultrassom, para informar o motorista da presença de um veículo, fora de seu campo de visão. Isso é sinalizado por meio de LEDs instalados nos retrovisores laterais. Este sistema fica ativo entre 12 e 140 km/h, e monitora uma zona delimitada pelo retrovisor externo, se estendendo até aproximadamente 5 metros depois do para-choque traseiro. A região se estende até 3,5 metros em relação às laterais do veículo.
Controle de tração inteligente
O controle de tração inteligente é equipamento de série no novo Citroën C4 Picasso. Trata-se de um sistema anti-patinagem mais eficaz do que as soluções tradicionais. Sempre ligado, ele funciona de maneira autônoma para dar assistência ao motorista, em especial nos pisos menos aderentes. Esta função, em vez de cortar a aceleração quando as rodas motrizes patinam, procura de maneira permanente a melhor aderência, autorizando uma patinagem moderada das rodas.
Frenagem aprimorada
O dimensionamento do sistema de frenagem do novo Citroën C4 Picasso foi realizado para atender a todas as necessidades. O modelo traz discos ventilados na dianteira de 304 x 28 mm e discos sólidos na traseira de 290 x 12 mm. O conjunto traz de série sistema ABS com REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem) e AFU (Auxílio à Frenagem de Urgência), garantia de frenagens seguras e totalmente equilibradas.
Iluminação inteligente
O modelo conta ainda com iluminação estática de interseção, que oferece uma iluminação “em canto”. Ligada aos faróis de neblina, esta função difunde uma iluminação até 75° do lado esquerdo ou direito do veículo. Esta função permite ver onde se vai e é extremamente útil em várias situações: dentro de um estacionamento não iluminado com obstáculos ou numa interseção escura. A iluminação estática de interseção é automática, ativada por vários parâmetros: velocidade do veículo, ângulo aplicado sobre o volante ou ainda pelo indicador de direção.
O novo Citroën C4 Picasso pode também estar equipado com faróis direcionais xênon de dupla função, que oferecem um acréscimo de iluminação tanto para a segurança quanto para o prazer de dirigir. Dotado de uma cor próxima da luz do dia, esses faróis diminuem em muito o cansaço visual e permitem, uma melhor visão da estrada. Este feixe luminoso, também direcional, é orientado no sentido da curva. O ângulo adotado pelos faróis pode chegar a 15°. Ele varia de acordo com dois parâmetros: a velocidade do veículo e o ângulo de rotação do volante de direção. Esta função está ativa tanto com os faróis baixos, quanto com os faróis altos.
Acesso, partida e porta-malas com acionamento automático
O sistema Keyless é outro interessante recurso. O sistema eletrônico identifica a chave perto ou dentro do carro. No momento em que um motorista carregando a chave se encontra a, aproximadamente, 2 metros do carro, ela é identificada por um sensor de proximidade do veículo. O veículo é automaticamente destravado quando a maçaneta é puxada. A chave eletrônica pode estar no bolso, na mão ou na bolsa do motorista. Além disso, o sistema permite o travamento das portas automaticamente. Esse sistema também permite dar a partida no motor com o apertar de um botão. Para ligar o veículo, a chave precisa estar dentro do habitáculo. O volante e a ignição são destravados sem a necessidade de colocar a chave na ignição.
A tampa do porta-malas motorizada abre ou fecha automaticamente, bastando pressionar o comando no controle remoto ou o botão na própria tampa do porta-malas. Um sistema de segurança detecta a presença de objetos próximos, impedindo a abertura ou o fechamento do porta-malas. Além disso, o sistema conta com sensor antiesmagamento.
Conjunto motriz altamente eficiente
Por fim, o novo C4 Picasso chega com o conjunto propulsor baseado na motorização THP Turbo 165 que gera até 165 cv de potência máxima junto com uma caixa de câmbio automática sequencial de 6 marchas, equipada com Paddle Shifts. Desempenho não é um problema para o C4 Picasso. Aliás, ele é melhor que qualquer outro modelo de minivan disponível no mercado brasileiro. Destaque para os 24,4 kgfm de torque máximo logo aos 1.400 rpm. Esse é o mesmo motor utilizado nos modelos da linha DS.
Com esse conjunto, o C4 Picasso vai de 0 a 100 km/h em menos de 9 segundos. Comparado ao antigo C4 Picasso, equipado com motor 2.0 à gasolina de 143 cv, a evolução é brutal: ele fazia o mesmo em 13 s! O motor desenvolve muito bem, mesmo abaixo dos dois mil giros. Ele entrega agilidade, ainda mais quando as trocas de marcha são feitas pelas aletas atrás do volante. A velocidade máxima supera os 200 km/h. Viajando a 120 km/h, o ponteiro do conta-giros marca apenas 2.200 rpm. Isso garante baixo consumo de combustível. Conseguimos fazer até 15 km/l durantes nossos testes, em circuito rodoviário, com ar-condicionado ligado.
Mercado
O C4 Picasso ainda que seja uma minivan, acaba concorrendo também no segmento de crossovers. Ele tem como principais concorrentes o Honda CR-V, Toyota RAV4, Hyundai IX35, Chevrolet Captiva, Fiat Freemont entre outros. Em relação a todos esses concorrentes citados, o C4 Picasso supera todos eles (com folga) no desempenho, na tecnologia embarcada e na sofisticação interna. O C4 Picasso é a escolha ideal para quem gosta de muita modernidade, não abre mão do máximo em conforto, e não quer um carro com desempenho fraco. As versões disponíveis são as seguintes, com destaque para os principais equipamentos:
Citroën C4 Picasso Seduction R$ 110.900
Itens de série
- Central multimídia touch-screen de 7 polegadas com MP3, entrada auxiliar, Bluetooth e USB;
- Pack City com detector de obstáculo traseiro e retrovisores externos elétricos;
- Freio de estacionamento elétrico + função Hill Assist; - ESP (controle dinâmico de estabilidade) + ASR (anti-patinagem);
- Fixação ISOFIX de 3 pontos para cadeiras de crianças nos bancos traseiros; - Pack Criança (Cortinas 2ª fileira + Espelho convexo);
- Bancos traseiros individuais, reclináveis, dobráveis e com regulagem longitudinal; - Volante revestido de couro;
- Para-brisa Zenith com proteção térmica; - Rodas de liga leve de 17 polegadas; - Faróis de neblina (com cornering light);
- Limpador do para-brisa automático com detector de chuva
- Faróis de halogênio com acendimento automático;
- Ar-condicionado automático digital bi-zone com comandos na tela tátil e saídas de ar traseiras;
- Alerta de pressão baixa dos pneus;
- Revestimento tecido Ondulice.
Citroën C4 Picasso Intensive R$ 117.900
Todos os itens de série da versão Seduction acrescentando:
- Tela panorâmica 12 de polegas' High Definition com GPS + 2 USB + Bluetooth
- 4 grupos de comandos no volante
- Pack City Câmera com câmera de ré + detector de obstáculo traseiro;
- Lanternas de LEDs com efeito 3D + pisca dianteiros a LED
- vidros traseiros pigmentados para redução solar;
- Alarme volumétrico e periférico;
- Abertura e travamento das portas por Keyless;
- Friso lateral cromado.
Os veículos já estão disponíveis nas concessionárias Citroën do grupo Notre Dame, nas cidades de Sorocaba e Itu. Mais informações pelo telefone (15) 3229-3333 e (11) 2118-3333, ou conheça uma oferta clicando AQUI!
Revista Comprecar
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