Avaliação Fiat Uno Way com novo motor 1.3 FireFly
Versão equipada com câmbio Dualogic convence com melhor desempenho
Em Novembro de 2016, o Fiat Uno passou por uma ampla renovação tecnológica, chegando a linha 2017. Assim, o Uno 2017 foi escolhido para estrear a nova família global de moto res FireFly da FCA, com versões 1.0 três cilindros e 1.3 quatro cilindros. O foco principal da mudança foi oferecer maior torque de seus respectivos segmentos aliado a baixo consumo de combustível, além de reduzido nível de emissões.
A oportunidade também serviu para incluir novas tecnologias na família Uno 2017. Entre os destaques, tem-se: direção com assistência elétrica com função City como item de série em todas as versões, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (TC), assistência de partida em rampa (Hill Holder), sistema antideslizamento ASR, partida assistida (Tip Start), novos pneus superverdes, entre outros.
Outra importante evolução foi a inclusão do Start&Stop, que agora vem de série em todas as versões com moto r 1.3 litro, inclusive as equipadas com câmbio Dualogic. Esse é o caso da versão Way, avaliada nessa matéria.
Estilo
Entre as mudanças na família 2017, está um visual atualizado. Nova grade e para-choque dianteiro, além de rodas em liga leve para a versão Way. O Uno Way também recebeu novos grafismos para o quadro de instrumentos com display LCD de 3,5 polegadas em alta resolução. A versão ainda estava equipada com retrovisor elétrico com função tilt down, volante multifuncional, computador de bordo e paddle shift no volante em função do câmbio Dualogic.
Novo moto r 1.3 litro FireFly
O novo Uno 2017 foi o primeiro modelo em escala global da FCA a receber a nova família mundial de moto res FIREFLY. Os novos moto res não só atendem às resoluções Euro 6 e Proconve L6, como já estão preparados para as próximas etapas destes programas.
O moto r 1.3 litro de quatro cilindros que equipa a versão Way, adota a arquitetura de 2 válvulas por cilindro com geometria do conjunto otimizada. Essa arquitetura resulta em maior torque em baixas rotações, como baixo consumo de combustível.
Fato que o novo moto r flex permite maior eficiência tanto com etanol quanto com gasolina. Na configuração 1.3 litro, ele chega a 101 cv e 13,7 kgf.m (gasolina) e 109 cv e 14,2 kgf.m (etanol). Potência vista em alguns moto res concorrentes de 1,6 litro.
De construção com bloco em alumínio, esta nova família de moto res engloba variantes de três e quatro cilindros com uma única dimensão de pistão e de cilindro nos dois casos (1.0 e 1.3 litro). Essa concepção permite que vários componentes sejam compartilhados, racionalizando a produção e facilitando a manutenção, pois um mesmo componente pode servir aos dois moto res, 1.0 e 1.3.
A concepção da nova família também deu a estes moto res a maior taxa de compressão da categoria (13,2:1), acima da maioria dos moto res com quatro válvulas por cilindro e injeção direta existentes no mercado global.
Direção elétrica de série
O Fiat Uno 2017 traz de série em todas as versões direção com assistência elétrica. O sistema proporciona maior conforto e mais economia, pois não rouba potência do moto r. Está presente também a função City. Ativada por meio de um botão no painel, deixa a direção praticamente 50% mais leve durante as manobras de estacionamento. A direção com assistência elétrica economiza aproximadamente 8% do consumo energético em relação a um sistema de assistência hidráulica.
Mais tecnologia agregada
No pacote tecnológico de série do novo Uno 2017 também conta o sistema de partida assistida. Basta o moto rista virar a chave em um leve toque e tirar a mão, o próprio sistema aciona o arranque até que o moto r funcione. Há ainda a função Tip Start, que evita partidas que possam danificar o veículo, como, por exemplo, tracionar o veículo no moto r de partida.
Mais segurança
O Uno Way (e toda a família) passam a contar com mais sistemas de segurança. São eles:
- ESC (Electronic Stability Control - Controle de Estabilidade): Controla a estabilidade do veículo por meio de aplicação do freio de forma individual em cada roda e dosagem do torque- moto r para limitar a perda de controle por derrapagem em uma situação de emergência súbita, como um desvio brusco. Ou seja, identifica o risco antes e estabiliza o carro freando as rodas individualmente.
- TC (Traction Control - Controle de Tração): Limita o escorregamento de uma única roda tracionada, transferindo o torque equivalente pelo diferencial à outra roda, permitindo que o veículo acelere de forma apropriada.
- Hill Holder: Ajuda o moto rista nas arrancas em aclives, com aplicação, manutenção e liberação do freio durante a manobra, evitando que o carro ‘desça’ acidentalmente. Este dispositivo equipava até então apenas os modelos Fiat Toro, 500 e Bravo T-Jet.
- ASR (Anti-Spin Regulation): Permite que o veículo arranque ou acelere em pisos escorregadios ou molhados, evitando que as rodas patinem, diminuindo assim a perda de aderência e também o desgaste prematuro ou irregular dos pneus.
- HBA (Hydraulic Brake Assist): Ajuda o moto rista a atingir e manter a intervenção do ABS durante manobra de frenagem de emergência, reduzindo a distância de frenagem.
- ERM (Electronic Roll Mitigation): Evita ou reduz a perda de contato de uma das rodas com o solo em manobras rápidas, como mudança de faixa ou desvio de obstáculos.
Estas funções podem equipar o Uno 2017 desde a versão de entrada Attractive 1.0.
Start&Stop com alternador inteligente no moto r 1.3
O sistema Start&Stop, que tem como objetivo a economia de combustível (podendo representar até 20%), passa a equipar agora de série todas as versões com moto r 1.3 do novo Uno 2017. Em paradas rápidas no trânsito, o moto r se desliga para poupar combustível. Caso o cliente não deseja que o Start&Stop entre em ação, o painel do carro possui um botão para desabilitar o sistema.
As versões com Start&Stop também receberam o novo Smart Charging System, ou alternador inteligente. Além de ajudar a reduzir o consumo de combustível e nível de emissões, também aumentam o desempenho do veículo, pois deixa de tirar potência do moto r numa aceleração. O sistema otimiza a carga da bateria pelo alternador, evitando que o moto r gere energia ao equipamento desnecessariamente. O alternador inteligente conta com algumas funções para garantir a confiabilidade do sistema:
- Regenerative Braking: Quando o veículo está em frenagens, descidas ou desacelerações, parte da energia mecânica perdida nestes processos é recuperada e armazenada na bateria.
- Passive Boost: Em determinadas condições de aceleração diminuiu ou até suspende temporariamente a absorção de potência do moto r pelo alternador, que assim pode ser utilizada para melhorar o desempenho ou reduzir os níveis de consumo e emissões.
- Steady State: Quando o veículo está em marcha constante, regula a potência gerada pelo alternador para satisfazer a necessidade de balanço ao mínimo custo energético, absorvendo apenas a potência necessária.
- Quick Charge: Função para garantir a confiabilidade do sistema de energia. Visa resguardar a bateria quando atinge um estado crítico.
Equipado desde a versão de entrada
O novo Uno 2017 traz uma ampla lista de itens de série. Não existe Uno 2017 pelado.
Desde a versão Attractive 1.0 Flex o novo Uno 2017 vem de fábrica com ar condicionado, direção elétrica com função City, brake light + sinalização de frenagem de emergência, faróis de neblina, função Lane Change para auxiliar o comando de seta, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, trava elétrica nas portas com acionamento automático a 20 km/h, quadro de instrumentos iluminado com conta-giros, welcome moving e display LCD de alta resolução equipado com computador de bordo A e B, volante multifuncional para comando das funções do computador de bordo e muito mais.
O novo Uno 2017 Way 1.0 Flex acrescenta a mais alguns itens específicos da versão, como barras longitudinais no teto, detalhes internos na cor grafite, faróis com máscara negra, maior altura em relação ao solo, molduras das caixas de roda na cor cinza, frisos laterais das portas com inscrição Way, lanternas traseira com acabamento fumê e retrovisores externos com luzes indicadoras de direção, entre outros.
O Uno Way 1.3 Flex soma aos itens de série da versão Way 1.0 sistema Start&Stop, chave canivete com telecomando de abertura e fechamento de portas e vidros elétricos, rádio RDS com entrada auxiliar e entrada USB para MP3/WMA.
Exclusivo câmbio Dualogic com botões
O novo Uno 2017 Way 1.3 litro Flex Dualogic pode vir equipado com o câmbio Dualogic. Agora mais eficiente, conta com a função Hill Holder - sistema de auxílio para arrancadas em aclive, que não deixa o carro escorregar.
Outra diferente característica, são os botões instalados no console central, dispensando o uso da alavanca. O moto rista seleciona as marchas por botões, assim como acontece em alguns modelos da Ferrari. O sistema traz ainda o paddle-shift, borboletas atrás do volante para troca manual das marchas.
Todas as versões oferecem dois pacotes de opcionais diferentes: Kit Comfort (itens voltados para conforto) e Kit Tech (composto com vários conteúdos tecnológicos).
Toda a família Uno 2017 já está disponível nas concessionárias Fiat do grupo Andreta. Para consultar uma oferta do Novo Uno Way, ou demais modelos e versões da família, acesse www.andretafiat.com.br
Revista Comprecar
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