Avaliação: Jeep Renegade Limited Flex 2017
Versão topo de linha é a mais equipada, e mais potente no modelo 2017
No salão do automóvel de São Paulo de 2016, a Jeep fez algumas importantes evoluções na linha do Jeep Renegade. O objetivo era continuar mantendo a boa performance de vendas, que o modelo já tinha. Aliás, não podemos tirar o mérito da FCA com o case de extremo sucesso, que foi o Renegade, desde o seu lançamento.
Na figura de único SUV compacto do mercado brasileiro que não deriva de carro de passeio (pois tem uma plataforma própria), a família Renegade ao chegar a linha 2017, teve como principal novidade, o novo motor 1.8 litro EtorQ Evo. Assim, o motor recebeu um pacote de melhorias técnicas, com ênfase na eficiência energética e performance. É importante destacar que todos os modelos da linha Renegade Flex tiveram essa mudança, independente da versão.
Mas antes de falarmos do motor EtorQ Evo, outra novidade da linha 2017 do Renegade foi a inclusão de uma nova versão topo de linha, a Limited. Ocupando o lugar logo acima da Longitude, essa passou a ser a versão mais completa do Renegade, com motor flex. Foco dessa avaliação, trazemos o Renegade Limited 1.8 flex.
Diferenciais da versão Limited
Baseada na versão Longitude, a versão Limited chegou para acrescentar ainda mais sofisticação e equipamentos ao Renegade. É importante destacar que não existe Renegade pelado.
Desde a versão mais básica (Sport), o Renegade já conta com programa de estabilidade eletrônico, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, chave com telecomando, Comandos do sistema de áudio e bluetooth no volante, Computador de Bordo (distância, consumo médio, Consumo instantâneo, autonomia), Direção elétrica, Estepe full size (igual ao pneu de rodagem), Freio de estacionamento eletrônico, Hill start assist, Controlador e Limitador de velocidade, Porta objetos sob o assento do banco do passageiro, Sensor de estacionamento traseiro, Sistema de monitoramento indireto dos pneus (iTPMS) e Vidros elétricos nas 4 portas com one-touch. Ou seja, é um veículo muito completo.
A versão Longitude acrescenta ainda mais itens como ar-condicionado automático dual zone, câmera de estacionamento traseira, cinto traseiro central de 3 pontos com encosto de cabeça, rodas em liga aro 17 polegadas e pneus verdes 215/60, sistema de áudio com tela de 5 polegadas sensível ao toque + GPS + comando de voz, volante com acabamento em couro entre outros itens.
E a versão Limited ainda soma mais outros equipamentos de série! São eles:
- bancos forrados em couro
- chave de presença Keyless Enter’n Go
- tela de alta resolução de 7 polegadas, colorida e configurável no quadro de instrumentos
- faróis de xenon
- sensores para acionamento de faróis e do limpador
- rebatimento elétrico dos retrovisores
- espelho interno eletrocrômico
Além desses equipamentos, a versão topo de linha ainda conta com customização externa adicional como pintura prateada na grade dianteira, nas capas dos retrovisores externos e nas barras de teto.
Outro diferencial é o teto sempre pintado de preto, além das rodas de 18 polegadas com pintura exclusiva. Tudo isso para deixar o modelo ainda mais exclusivo.
Motor 1.8 EtorQ Evo flex
Certamente, o principal destaque de qualquer Renegade 2017, foi a evolução do motor, que ficou mais econômico e potente. Para isso, a engenharia da FCA trabalhou em vários pontos do motor, que ganhou:
- coletor de admissão variável (VIS): Esse dispositivo garante mais torque em baixa rotação, ao mesmo tempo que aumenta a potência com maior rotação. Em baixo regime, o coletor mais longo, assegura uma mistura de ar/combustível e pressão mais equalizada para o motor. Com a rotação mais alta, o coletor curto, permite maior e mais veloz fluxo para o motor.
- partida a frio sem tanque auxiliar: ligar o carro com 100% de etanol no tanque, com total segurança, sem uso de gasolina.
- sistema Stop&Start: desliga o motor em paradas rápidas, economizando mais combustível.
- alternador inteligente: o equipamento se desliga automaticamente em acelerações, diminuindo a carga do motor, e se religa em reduções de velocidade para aproveitar a inércia do veículo.
- bomba de combustível inteligente: consegue dosar com mais precisão o combustível que é injetado no motor, sem desperdício.
- óleos de baixo atrito para motor e transmissão: todo o sistema gira mais livre, reduzindo as perdas de arrasto dos componentes.
As alterações no motor fizeram o Jeep Renegade 1.8 Flex ficar 5% mais potente, rendendo 7 cv a mais. Assim, a potência máxima subiu para 139 cv a 5.750 rpm, com etanol. O torque máximo subiu para 19,3 kgfm a 3.750 rpm e, mais importante, a força é entregue de forma mais linear por toda a faixa de giros.
As alterações resultam em melhor desempenho, maior agilidade nas situações mais corriqueiras de trânsito e menores índices de consumo e de emissões até 10% a menos, dependendo da versão.
Com o coletor de admissão variável, também chamado de VIS (sigla inglesa para Variable Intake System – sistema de admissão variável), o moto r 1.8 EtorQ Evo passou a responder com mais prontidão, algo notado especialmente em baixas rotações. Até 4.000 giros, o ar que vai para os cilindros passa por um caminho mais longo, favorecendo o torque. Acima dessa rotação, uma aleta é acionada e faz o ar percorrer um trajeto mais curto, gerando mais potência.
O sistema Stop&Start desliga o motor em paradas de semáforo ou engarrafamentos, e religando de forma sutil, assim que se solta o pedal do freio (quando o câmbio é automático). Ao lado do câmbio, uma tecla no console permite desligar o sistema, se o motorista preferir. A função Autostop não se ativa em situações como: motor frio, veículo em rampa, bateria fraca e cinto do motorista desafivelado, entre outras.
Outra novidade são os pneus “verdes”, que diminuem a resistência de rolagem, contribuindo em até 2% na redução do consumo de combustível. Além disso, eles geram menos ruído e têm desempenho mais constante ao longo da vida útil. E, para complementar, um software faz o monitoramento da pressão dos pneus e avisa, pelo quadro de instrumentos, quando um deles está murcho.
Outro importante recurso que todo Renegade com o motor 1.8 Evo recebeu foi o modo de condução Sport. Acionando esse botão no painel, logo acima dos comandos do ar-condicionado, o carro apresenta uma sensação maior de prontidão. O acelerador fica mais direto e, nas versões com câmbio automático de 6 marchas, o ajuste é focado em performance, elevando mais o giro nas trocas de marchas, por exemplo.
Dirigibilidade
Fato que o novo motor melhorou a disposição do Jeep Renegade. A principal mudança é percebida na cidade, onde o modelo está mais ágil nas arrancadas. Na estrada, a mudança é menos percebida. Com o câmbio automático de seis marchas, o Renegade Limited acelera de 0 à 100 km/h em 11,1 segundos. Sua velocidade máxima é de 182 km/h. Isso atende perfeitamente a maior parte do uso típico do cliente, de um Renegade. Mas se o usuário for usar o Jeep em estradas de serra, com o veículo frequentemente carregado, poderá sentir falta de um pouco mais de potência.
Com as rodas de 18 polegadas, observa-se um pouco mais de estabilidade no Renegade Limited, quando comparado as demais versões. O veículo fica mais na mão, em manobras bruscas.
O consumo também está melhor nos modelos 2017. Segundo o INMETRO o Renegade recebe letra B em relação a categoria, e letra C na classificação geral. Com etanol são 6,5 km/l na cidade e 7,6 km/l na estrada. Com gasolina sobe para 9,5 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada.
Exclusividades da linha Renegade
Além de ser o único SUV compacto no Brasil com opção de motor turbo diesel junto com um câmbio automático de 9 marchas, o Renegade oferece equipamentos de segurança sem equivalente em sua categoria. E continua sendo o único que não deriva de nenhum carro de passeio, o que proporciona a possibilidade de usufruir de uma posição elevada ao volante e robustez.
Entre os itens exclusivos que apresenta no segmento, destaque para:
- controle anticapotamento (de série em todas as versões)
- suspensão independente nas quatro rodas (de série em todas as versões)
- faróis diurnos (DRL), especialmente importantes com a nova legislação brasileira (de série em todas as versões)
- faróis de neblina com função cornering; ligam automaticamente para o lado em que se vira o volante, em baixa velocidade ou durante manobras (de série em todas as versões)
- ar-condicionado digital de duas zonas (de série na Longitude, Limited e Trailhawk)
- air bag para os joelhos do motorista (de série na Trailhawk)
- detectores de pontos cegos (opcional)
- duas variedades de teto solar; panorâmico e removível (opcionais)
Jeep Renegade 2017 – preços sugeridos
Sport 1.8 Flex MT5: R$ 79.490
Sport 1.8 Flex AT6: R$ 85.990
Longitude 1.8 Flex AT6: R$ 90.990
Longitude (teto*) 1.8 Flex AT6: R$ 97.790
Limited 1.8 Flex AT6: R$ 97.990
Limited (teto*) 1.8 Flex AT6: R$ 104.790
* versão com teto solar panorâmico Command View
A linha 2017 do Jeep Renegade já está disponível na Jeep Bicudo na cidade de Itu. Mais informações AQUI!
Revista Comprecar
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