Avaliação: Mercedes-Benz CLA 250
Versão traz como diferencial a tração integral 4Matic e motor mais potente
Por Jorge Augusto
FOTOS: Marcelo Alexandre
No início de 2014, a Mercedes-Benz apresentou no mercado brasileiro, o seu cupê compacto o CLA. O CLA é na verdade um dos quatro produtos que a Mercedes produz em sua plataforma de carros compactos. Junto com o Classe A, Classe B e mais recentemente o GLA, o CLA faz parte de uma nova geração de produtos que visa justamente ampliar a presença dos carros da Mercedes, entre consumidores mais jovens. Além do porte compacto, uma das características desses modelos é o uso de um câmbio robotizado de dupla embreagem de sete marchas, que a fabricante batiza de 7G-DCT. Assim, o CLA é o modelo de proposta mais esportiva, entre os modelos compactos. Nessa avaliação trazemos o CLA 250, o topo de linha da família.
O CLA tem como foco um público jovem, interessado em estilo, design e modernidade. Para isso ele traz um visual bastante esportivo. Por conta de sua concepção cupê, o as portas não tem os “frames” dos vidros. Quando os vidros se fecham, eles encostam diretamente no arco do teto, nas quatro portas. O CLA é justamente a alternativa mais arrojada, para aquele cliente que vê na Classe C, um carro muito formal.
Estilo
Entre os destaques da CLA está capô com saliências destacadas incorporado na dianteira e a grade com contorno em forma de diamante. Na traseira, também destaque para o estilo esportivo, com lanternas bem afiladas. Destaque para a iluminação traseira em Full Led, incluindo até mesmo a luz de ré.O teto também tem um contorno bem curvo, sugerindo o desenho de um cupê. Por fim, as duas saídas cromadas do escapamento, uma de cada lado, completam o toque esportivo.
Outro destaque é o grande teto solar panorâmico deslizante. O moto rista pode abrir o teto (que báscula para fora e para trás) por comando elétrico ou ainda fechar uma rede de redução dos raios solares. Cabe destacar que o visual fluído do CLA também tem utilidade prática. O desenvolvimento do modelo garantiu um baixíssimo coeficiente aerodinâmico de apenas 0,23. Um fator que a contribui para sua eficiência no consumo.
Interior com "toque descolado"
O interior do CLA é igualmente arrojado. O painel de instrumentos incorpora cinco saídas de ar redondas, lembrando turbinas a jato, inspiradas no superesportivo SLS 63 AMG. Para abrir e fechar essas saídas, basta girar o anel de sua parte externa.
A Mercedes usou uma solução ousada para a tela do sistema multimedia. Assim, um display fixo se destaca no centro do painel. É comum escutar críticas de muitos usuários desse design. Muitos dizem que o formato não combina com um visual moderno. Com ele, o moto rista visualiza várias funções do carro, como o ar-condicionado digital, o sistema Comand Online, navegação por GPS e acesso à internet por meio de browser e aplicativos especiais da Mercedes-Benz. Esse multimídia aceita DVD e CDs, e conta com entradas USB e SD-card. A conexão Bluetooth permite integrar todas as funcionalidades de telefones celulares e a execução de músicas por meio de streaming. Vale destacar que essa tela não é sensível ao toque. Os controles são feitos por isso conjunto de botões instalado no console do central.
Para reforçar a segurança, o CLA vem equipado com bancos integrais na frente e atrás. O assento traseiro é do tipo “2+1”. Ainda que seja possível levar três pessoas, o espaço é ideal apenas para dois adultos. Os bancos são forrados em couro, com costura pespontada em contraste. O CLA vem equipado com um pacote de luzes internas com 17 pontos de iluminação, com destaque para as soleiras em alumínio iluminadas. A tonalidade da iluminação tendo para um visual “quente”
Considerando a proposta compacta do modelo, o porta-malas é até generoso, com 470 litros. E sob o piso do porta-malas existe mais um compartimento para pequenos objetos, onde ficava o estepe. Isso porque o CLA não tem estepe. Ele usa pneus de tecnologia Run-Flat, que podem rodar mesmo furados por até 100 Km (em distância) numa velocidade máxima de 80 km/h.
Motor 2.0 litros Turbo
Exclusivamente no CLA 250, esta um moto r turbo à gasolina 2,0 litros com injeção direta (no CLA 200 o moto r é 1,6 litro turbo). Sua potência máxima é de 211 cv (@5.550 RPM), com 350 Nm de torque máximo, já disponíveis já a 1.200 RPM até 4.000 RPM. Entre os destaques tecnológicos, está sistema de injeção direta. A tecnologia incorporada a este moto r de quatro cilindros engloba inovações apresentadas inicialmente nos moto res V6 e V8 da Classe S da Mercedes-Benz.
A transmissão é robotizada de dupla embreagem, com sete marchas. Com esse conjunto, o CLA 250 atinge velocidade máxima de 240 km/h (limitada eletronicamente) e chega a 100 km/h em 6,6 segundos.
Função ECO start/stop com partida direta
Para ajudar na economia, o CLA traz de série o sistema ECO start/stop. Assim, quando o moto r é desligado, a posição do virabrequim é registrada por um sensor para que a unidade de controle saiba a posição de cada um dos pistões. No momento de dar novamente a partida, ela seleciona o pistão que está melhor posicionado para receber a primeira ignição. Assim que o moto r de partida começa a girar o moto r, é possível acionar a injeção e ignição no cilindro selecionado, e a combustão se inicia imediatamente. O processo é mais ágil na CLA, não dando a sensação de que o carro pode não pegar. Isso ajuda também no consumo. Na cidade, a média registrada em nossos testes foi de 9 km/l. Na estrada, a melhor média foi de 13,5 km/l.
Tração integral 4MATIC
Outra exclusividade do modelo é a tração integral 4MATIC, que distribui a força do moto r entre os eixos dianteiro e traseiro conforme as condições de pista e situações de condução, proporcionando mais segurança em curvas com piso de baixa aderência.
O comportamento dinâmico do CLA 250 Sport é garantido também pela suspensão esportiva e ressaltado visualmente pelo kit AMG. Além disso, o modelo também oferece diversos itens de conforto, como espelhos com rebatimento elétrico e retrovisor interno antiofuscante. Na versão 250 os pneus são mais largos com medida 235/40 R18.
O pacote visual AMG Sport ressalta o design externo e interno do modelo, combinando alguns elementos, como cintos de segurança em vermelho, círculos vermelhos ao redor das saídas de ar condicionado, volante esportivo com base achatada, pinças de freio vermelhas, para-choques com design esportivo com entradas de ar mais proeminentes, saídas de ar do escapamento duplas cromadas, difusores no para-choque traseiro e detalhes em vermelho no para-choque dianteiro e traseiro.
Equipamentos
O CLA vem equipado com uma direção eletromecânica Direct Steer (que não usa sistema hidráulico). Esse sistema de assistência de direção proporciona melhor sensibilidade ao condutor em comparação com sistemas tradicionais, e contribui para melhorar a eficiência total do veículo, já que a assistência é acionada consumindo apenas energia elétrica, quando o volante é efetivamente girado. A direção elétrica permite ao CLA trazer de fábrica o Active Parking Assist (sistema de assistência ao estacionamento), que estaciona o veículo automaticamente em vagas paralelas ou longitudinais.
Sob o aspecto de conforto, o CLA 250 conta com ar-condicionado digital de dupla zona. Ele conta ainda com uma saída traseira passiva, para melhor climatização. Completam o pacote de equipamentos os faróis bixenon (sem ajuste dinâmico em curvas) com luzes de condução diurna posicionados dentro do conjunto ótico; sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré e espelhos laterais retrateis.
Ambos os bancos dianteiros contam com ajuste elétrico total e memórias para três configurações distintas. Os controles dos bancos ficam instalados nas portas, com fácil acesso.
Segurança
O CLA também traz de série funções de assistência de direção ativadas pela unidade de controle do ESP (programa eletrônico de estabilidade). Entre elas estão o contraesterço em caso de saída de traseira, correção da direção em frenagens em superfícies com diferentes níveis de aderência, redução da influência da tração dianteira na direção e compensação de ventos laterais e inclinação lateral da estrada.
Um diferencial de segurança é a detecção de sonolência ATTENTION ASSIST (assistente de atenção) que alerta o moto rista, quando percebe sinais de desatenção ao conduzir, sugerindo uma parada para descanso.
Faz parte do pacote de equipamentos o sistema de frenagem adaptativo, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em subidas, pré-carregamento em situações de emergência, secagem automática das pastilhas na chuva e a função HOLD, que mantém o carro parado no tráfego sem necessidade de o moto rista manter o pedal do freio acionado. Completa o pacote sete airbags: dois dianteiros, dois airbags laterais na frente, airbags tipo cortina (que protegem as quatro janelas do veículo), e um airbag para proteger os joelhos do moto rista.
Preço
A CLA 250 Sport 4MATIC é vendida num pacote único, com preço sugerido de R$ 192 mil. Fato que não é um modelo barato. Aliás, o preço dessa versão do CLA é superior a outros sedans médios de categoria premium, como BMW série 3 e Audi A4 . Sendo assim, o cliente desse carro é quem valoriza, design, exclusividade e o elevado padrão da marca Mercedes-Benz.
Revista Comprecar
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