Avaliação Peugeot 2008 Crossway
Versão com visual aventureiro é alternativa para os desafios urbanos
Em Abril de 2015, a Peugeot apresentou ao mercado o seu crossover compacto. Derivado do compacto 208, o 2008 chegou para oferecer um “algo mais” em estilo e usabilidade no dia a dia, para os clientes da marca. Depois do hatchback 208, esse crossover foi o segundo modelo global a ser fabricado no Centro de Produção de Porto Real (RJ), do Grupo PSA Peugeot Citroën.
O 2008 reúne algumas características para atender ampla gama de clientes. Ele pode ser encontrado com motor flex aspirado, com câmbio manual ou automático. Existe ainda uma versão turbo, porém somente com câmbio manual de seis marchas. Nessa matéria trazemos a configuração que chegou mais recentemente, batizada de Crossway.
Versão específica
Essa versão nasceu para atender o cliente que valoriza o visual aventureiro num automóvel. Mas cabe destacar, que estamos falando apenas do visual, pois o Crossway mantém as já conhecidas características do modelo 2008 tradicional. O Crossway traz diversos itens exclusivos, como bancos dianteiros em couro bordados com o logotipo da série, e o jogo de tapete personalizado, entre outros.
A identidade do 2008 Crossway é marcada pelo pacote de acessórios composto por molduras pintadas de preto instaladas nas caixas de roda. Junto às molduras, um adesivo cobre toda lateral do carro, em sintonia com as rodas de 16 polegadas pintadas em tom escuro, que a Peugeot chama de Titane Noir Onyx. Essa personalização é criada apenas para essa versão. Outro detalhe importante, é que a versão Crossway só está disponível na cor Blanc Nacré, pintura padrão já incluída no preço.
O 2008 Crossway é oferecido apenas numa única configuração, criada a partir da topo de linha Griffe. Assim, ele vem equipado com motor 1.6 litro – 16 válvulas FlexStart. Junto com esse motor, está o câmbio automático de quatro marchas.
2008 em detalhes
Segundo a Peugeot, o 2008 visa ser uma opção diferente entre os crossovers compactos. Ele une a dirigibilidade similar a de um hatchback, com a oferta de espaço de uma perua. Dessa forma, o 2008 é um veículo tipicamente urbano e familiar. Em geral, o público feminino se identifica mais com esse tipo de proposta.
No geral, o 2008 lembra bastante o seu irmão menor 208. Entretanto, ele consegue manter uma identidade própria. Na dianteira, seus faróis foram projetados levando em conta as funções técnicas. Eles remetem à pupila de um felino, pois possuem refletores com lente semielíticas e luzes diurnas em LED. Mais isso sem perder o porte externo que lembra um SUV compacto.
Outro ponto de destaque é a enorme superfície envidraçada, incluindo o teto panorâmico de 0,60 m², que proporciona um interior mais iluminado e agradável. Dentro da proposta de uso abrangente, ele vem equipado com pneus de uso misto calçados em rodas de 16 polegadas de liga leve com acabamento diamantado. Acrescenta também protetores pretos na parte inferior da carroceria, que se estendem do para-choque dianteiro ao traseiro. Na traseira, destaque para as lanternas traseiras que parecem flutuar, com uma identidade visual (que remete às “garras” do leão) iluminadas por LEDS.
Posto de condução elevado
Outra inovação é a ergonomia interna, especialmente a do moto rista que conta com banco ajustável em altura, profundidade e inclinação. Além disso, está presente o volante multifunções de tamanho reduzido e revestido com couro, regulável em profundidade e em altura, que conta com assistência progressiva elétrica. O painel de instrumentos é visto por cima do volante (assim como acontece no 208), diminuindo o movimento de visão entre estrada e instrumentação.
Equipamentos
De série desde a versão de entrada, a central multimídia traz tela colorida sensível ao toque de sete polegadas com gráficos mais elaborados. Ela inclui menu “Navegação” permite controlar a função GPS; tecla “Multimídia” possibilita controlar o rádio, ler arquivos de música via conexão USB ou visualizar fotografias; menu “Comunicação” controla a conexão Bluetooth para celular e para streaming de áudio e o menu de “Parâmetros” que permite configurar funções do do carro. Esse foi o segundo carro da PSA Peugeot Citroen, no mercado brasileiro, a trazer a central multimídia com tela sensível ao toque. Ela também é compatível com a Apple CarPlay, que permite o espelhamento de apps de dispositivos IOS na tela da central.
No console central, o freio de mão é do tipo “aviação”, que libera espaço graças ao seu formato. Ainda que tenha um desenho inovador, a alavanca é um pouco pesada. O motorista precisa se acostumar. Ainda no console central, o comando elétrico da cortina que cobre o teto de vidro panorâmico. Na versão avaliada, o sistema de ar-condicionado é de dupla zona, com controle digital e automático.
O interior do 2008 oferece um bom número de porta-objetos, como os espaços nas portas laterais. Destaque para um profundo compartimento situado em frente à alavanca de câmbio. O modelo tem também um porta-luvas refrigerado. Faz parte do pacote o ar-condicionado digital bi-zone com três modos de operação, direção elétrica com assistência variável e banco do motorista com regulagem de altura.
Espaço
Ainda que o 2008 seja um crossover compacto, ele é visivelmente mais espaçoso que o 208. Mas quando comparado a outros crossovers como Honda HR-V, Renault Duster e Jeep Renegade, dá para ver que o modelo da Peugeot é um pouco menor. Na prática, isso limita o tamanho do porta-malas e o espaço para pernas no banco traseiro. Nada que chegue a incomodar demasiadamente. O porta-malas comporta apenas 355 litros.
Motorização
O Peugeot 2008 Crossway avaliado vem equipado com motor 1,6 litro - 16V dotado do sistema FlexStart (o mesmo que equipa o 208). Ele entrega 122 cv de potência a 5.800 rpm quando abastecido com etanol, e torque máximo de 16,4 kgfm a 4.000 RPM. Ao utilizar gasolina, a potência é de 115 cv a 6.000 RPM e 15,5 kgfm de torque.
Na versão Crossway, esse motor está associado ao câmbio automático de apenas quatro marchas. Nessa opção, conta ainda com trocas sequenciais por meio de “paddle shift” na coluna de direção.
Dirigibilidade
Com o câmbio automático de quatro marchas e o moto r 1,6 litro Flex aspirado, o 2008 se mostra um veículo mais indicado para uso urbano. No dia a dia das cidades, o 2008 atende as necessidades, em especial de quem não está preocupado com o alto desempenho. O motor 1,6 litro é bom, mas o câmbio de quatro marchas limita bastante o desempenho.
O problema desse câmbio de apenas quatro marchas acaba sendo percebido nas estradas. Falta marcha para garantir melhor desenvoltura. É comum encontrar situações onde a terceira marcha fica com rotação excessiva, e quarta marcha não tem força, principalmente em estradas de pista simples numa ultrapassagem. O problema é amenizado graças ao “paddle shift” que permite maior interação do motorista com o carro, na hora de selecionar uma marcha manualmente.
Boa mobilidade urbana
Para se adaptar melhor as condições de rodagem no Brasil, o 2008 passou por outras alterações considerando especificamente o mercado local. Diferentemente do veículo europeu, o crossover produzido localmente possui um maior ângulo de entrada, de 22,2 graus. Os pneus têm maior tamanho (205/60 R16) e a suspensão é 10 mm mais alta. Isso ajuda bastante na hora de encarar buracos, lombadas e valetas, onde o crossover se sai bem. No total, são 200 mm de altura em relação ao solo.
Segurança
Todas as versões do PEUGEOT 2008 estão equipadas de série com: cintos de segurança com três pontos de fixação; alerta sonoro e visual de afivelamento do cinto do condutor; dois airbags frontais; dois airbags laterais; freios a disco nas quatro rodas com ABS. A versão Griffe acrescenta dois airbags do tipo cortina (que protege a cabeça de motorista e passageiros do banco traseiro).
Os faróis de neblina vêm equipados com a função “cornering”, ou seja, para aumentar a visibilidade noturna do motorista, eles acendem automaticamente na direção da curva em função do ângulo do volante.
Preço e pós-vendas
O 2008 Crossway tem preço sugerido de R$ 85.490, e oferece três anos de garantia total sem limite de quilometragem, e o mesmo período para o PEUGEOT Assistence, serviço de assistência disponível gratuitamente no País, 24 horas por dia. Vale lembrar que a Peugeot é a marca com a maior frota de carros reservas em suas concessionárias, com um total de 600 veículos. Eles estão disponíveis para clientes que precisem parar seus carros nas revendas, mas não podem ficar sem um meio de condução. E esse serviço não é cobrado.
O 2008 não é tão caro quanto concorrentes como Honda HR-V e Jeep Renegade. Se o cliente estiver procurando por um modelo prático e completo, e não tiver tanta necessidade de espaço, o 2008 pode ser uma boa opção, principalmente para quem vai usar o carro na cidade, e não está preocupado com alto desempenho.
Oportunidade
A concessionária Peugeot Port Andreta, na cidade de Sorocaba, tem uma unidade do 2008 Crossway pelo preço de R$ 83.780, sendo assim um desconto sobre o valor de venda sugerido pela marca. Conheça essa e outras ofertas de Peugeot zero km, clicando AQUI!
Revista Comprecar
- Notícias 27/11/2024 Audi do Brasil e LATAM Pass iniciam campanha inédita Para oferecer 500 mil pontos aos clientes que comprarem o Audi Q5 híbrido no Brasil
- Notícias 26/11/2024 Hyundai Tucson fabricado no Brasil Volta a ser comercializado em versão atualizada
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca
- Notícias 22/11/2024 Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
- Notícias 21/11/2024 Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas Verdadeiro sucesso no mercado nacional