Avaliação: Saveiro Cross 2017 cabine estendida
Suspensão elevada proporciona melhor uso “off-road” e boa dirigibilidade
No meio de Março, a nova Saveiro foi apresentada ao mercado brasileiro com nova identidade visual. A picape compacta agregou mais tecnologia e mudanças visuais. Sem mudar sua plataforma, e seguindo grande parte da receita do novo Gol, a Volkswagen fez modificações pontuais na nova picape, visando deixa-la mais competitiva. Agora, a picape chega com mais robustez, e passa a incorporar os novos sistemas de infotainment Volkswagen App-Connect, os mais modernos e interativos do mercado.
Nessa matéria trazemos a avaliação da Saveiro Cross, na versão cabine estendida. Como versão topo de linha, essa Saveiro é a mais equipada, incorporando recursos exclusivos entra as picapes compactas, como o ESC (controle eletrônico de estabilidade) e freios ABS com função “off-road”.
Novo estilo
Pela primeira, vez ao longo dos 33 anos de história da Saveiro no Brasil, a picape derivada do Gol ganha identidade própria. Com visual externo independente do novo Gol, a nova Saveiro tem uma frente só dela.
Por dentro, a nova Saveiro já é mais parecida ao novo Gol. Ela incorpora um novo painel e um volante multifuncional, semelhante ao do Golf. O instrumento combinado também é inteiramente novo e ganhou iluminação de LEDs em branco.
Inédito suporte para smartphone
Opcionalmente, a nova Saveiro pode estar equipada com um exclusivo suporte para celular, posicionado no topo e ao centro do painel. Na parte de trás desse suporte, existe uma tomada USB exclusivamente para recarregar equipamentos. Ela fornece corrente de até 2 amperes, suficiente para carregar os maiores smartphones. Esse suporte articulável, permite colocar o celular praticamente em qualquer posição. Além disso, tem um visual bonito, e seu uso é bastante prático.
App-Connect
A Nova Saveiro traz quatro opções de sistemas de infotainment: “Media”, “Media Plus”, “Composition Touch” e “Discover Media”. É a picape compacta com a maior oferta de sistemas de infotainment, e a mais conectada do mercado nacional.
De série na versão Cross, o novo sistema “Media Plus” já conta com as funções principais de conectividade, tais como: Bluetooth com função streaming de áudio, entradas USB/ AUX-IN e para cartões de memória do tipo SD-card e leitor de CD, e pode ser combinado aos recursos “Park Distance Control” (exibindo em sua tela a silhueta do veículo em manobras de estacionamento) e volante multifuncional, com desenho semelhante ao do Novo Golf e do Novo Passat. Mas a versão avaliada, trazia a opção topo de linha da central, com o Dicover Media (opcional).
O Discover Media é o sistema de infotainment mais avançado de todos, e conta com: navegação integrada, tela colorida de alta resolução com 6,33” sensível ao toque (com sensor de aproximação), e conectividade avançada com os smartphones por meio da tecnologia Volkswagen App-Connect.
Conta ainda com leitor de CD, duas entradas para SD-Card, Aux in e porta USB. Estas duas ficam posicionadas à frente do câmbio, na parte inferior do console central. As entradas para SD-Card ficam nas laterais da área frontal dos sistemas de infotainment. As entradas Aux-in e a porta USB ficam posicionadas no console do veículo. Tudo ao alcance do moto rista, melhorando ainda mais a funcionalidade e a ergonomia dos modelos, considerados referência nesses quesitos em sua categoria.
É possível parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente e operar telefone e áudio (streaming). A central de infotainment “Discover Media” permite a locução de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes. E mais: é possível responder por meio de comando de voz a mensagem, enviada em formato SMS.
O sistema de infotainment “Discover Media” traz adicionalmente recurso de navegação que se destaca pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável. Esse sistema também contempla o “MapCare”, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas durante toda a vida do veículo. Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser “lidas”.
Sistema App Connect
Com essa central, a Saveiro Cross também é compatível com o MirrorLink (espelhamento do smartphone na tela do veículo). O MirrorLink foi desenvolvido por um consórcio industrial de fabricantes de automóveis e smartphones (Samsung, HTC, Sony e LG). Com o App Connect, a Volkswagen expande a gama de plataformas de smartphones, acrescentando sistemas da Apple (CarPlay) e Google (Android Auto). Da mesma forma que o MirrorLink, eles são usados para exibir e operar aplicativos de smartphones utilizando as telas dos sistemas de informação e entretenimento. Vale lembrar que nos compactos da Volkswagen só podem ser “espelhados” aplicativos certificados por cada um dos sistemas e que algumas funções estão disponíveis para determinados modelos de aparelhos celular.
Motor 1,6 litro – 16 válvulas
Sem novidades na moto rização, a Saveiro Cross mantém a oferta anterior. O moto r 1.6 litro – 16 válvulas de 120 cv, continua a ser oferecido na versão Saveiro Cross, disponível nas carrocerias estendida e dupla (não existe na cabine simples na versão Cross). Sua potência máxima é de 120 cv a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol (E100), e de 110 cv à mesma rotação, com gasolina (E22). O torque máximo é de 16,8 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, ambos a 4.000 rpm.
Desempenho
A Saveiro Cross essa é a picape com o melhor desempenho de seu segmento. Com o moto r 1.6 litro – 16 válvulas, a Saveiro Cabine Dupla Cross tem velocidade máxima de 173 km/h (gasolina) e de 176 km/h (etanol). Já a aceleração de 0 a 100 km/h é feita 10,6 segundos e 10,1 segundos, respectivamente. A carga útil com essa moto rização é de até 616 kg.
Melhoria na suspensão
Alterações no conjunto de suspensões, e a adoção de novos pneus, deixaram a nova Saveiro Cross mais alta em relação ao solo, fazendo com que a picape ofereça a robustez de um veículo de carga com a dirigibilidade de um automóvel de passageiro. A suspensão dianteira independente tipo McPherson é formada por molas helicoidais com barra estabilizadora, desenhada para um carro de passeio.
Já o sistema traseiro é formado por um eixo interdependente com braços longitudinais e molas “super progressivas”, que conferem melhor estabilidade, e conforto em qualquer condição de uso. Na versão Cross, a suspensão traseira é ainda mais elaborada, com uma barra estabilizadora adicional.
Freios eficientes
Exclusivamente na Saveiro Cross, a picape traz freios a disco nas quatro rodas com 280 mm de diâmetro na dianteira e 232 mm de diâmetro na traseira. Esse sistema confere mais conforto ao moto rista, uma vez que os freios demandam menos força para realizar a mesma desaceleração. Isso sem falar que os freios da Saveiro têm melhor comportamento térmico (maior resistência ao fading, ou seja, perda de eficiência causada por aquecimento) do que os demais sistemas utilizados no mercado.
Sistemas suplementares de segurança
A Saveiro Cross incorpora de série o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC). Além do ESC, essa versão também conta com ABS off-road, recurso exclusivo que ajuda a reduzir o espaço de frenagem nessas condições de piso “solto”. O BAS busca a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem. O ASR (controle de tração) auxilia o moto rista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência e o EDS (bloqueio eletrônico do diferencial) aciona o freio da roda com menor tração, proporcionando melhor eficiência à saída do veículo em pisos de baixa aderência. Também exclusivos, o HHC é o controle de assistência de partida em rampa e o HDC é o controle de descida, que, em baixa velocidade, aciona os freios automaticamente, com mais segurança e controle.
Versão muito equipada
Como versão topo de linha, a Saveiro Cross sai sempre muito bem equipada. Como destaque, a versão traz de série: ar-condicionado, chave tipo “canivete” com controle re moto , coluna de direção ajustável em altura e distância, espelhos retrovisores com ajustes elétricos, alarme Keyless, volante multifuncional revestido em couro (com controles do sistema de som e de telefonia). A versão Cross ainda acrescenta exclusiva rodas de liga leve de 15 polegadas (com pneus 205/60 R15); faróis com a função Coming & Leaving Home; controle eletrônico de estabilidade (ESC).
Como opcionais, a nova Saveiro Cross oferece suporte para celular, módulo navegação (Discover Media), pneus 205/60 R15 All Terrain (off-road), espelho retrovisor interno eletrocrômico (anti-ofuscante), controlador eletrônico de velocidade, sensores crepuscular e de chuva, revestimento dos bancos em couro sintético Native e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros “Park Pilot”, entre outros itens.
Preços
A Saveiro Cross está disponível em duas opções de carroceria. A cabine estendida, é ideal para o cliente que precisa de espaço adicional de carga, que precisa ser guardada ou transportada dentro do veiculo, como bolsas, malas e objetos mais sensíveis. O preço sugerido parte de R$ 66.110. Já a Saveiro Cross Cabine Dupla, é indicada para quem precisa transportar mais pessoas, que um simples passageiro. Nesse caso, o banco traseiro permite levar dois adultos com relativo conforto, ou três pessoas de pequena estatura. Essa versão tem preço sugerido a partir de R$ 69.250.
Para conhecer uma oferta da Nova Saveiro 2017 e de outro modelo Volkwagen, clique AQUI!
Revista Comprecar
- Notícias 27/11/2024 Audi do Brasil e LATAM Pass iniciam campanha inédita Para oferecer 500 mil pontos aos clientes que comprarem o Audi Q5 híbrido no Brasil
- Notícias 26/11/2024 Hyundai Tucson fabricado no Brasil Volta a ser comercializado em versão atualizada
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca
- Notícias 22/11/2024 Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
- Notícias 21/11/2024 Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas Verdadeiro sucesso no mercado nacional