Avaliação: Toyota Etios sedan XLS automático 2017
Câmbio automático agrega mais valor e conforto ao compacto da Toyota
A Toyota apresentou no final de Abril, a linha Etios 2017 ao mercado brasileiro. Além de diversas melhorias, a marca finalmente introduziu o câmbio automático em seus compactos.
Fato relevante, que todas as versões do Etios podem ser equipadas com o câmbio automático, democratizando assim a tecnologia para os clientes de carros compactos. Mais do que isso, a Toyota está com uma iniciativa bastante agressiva para introduzir a opção do automático no mercado. A aposta é tão grande, que a marca está pagando tabela FIPE (consulte as condições) nos usados que são dados na troca, no ato da compra do novo Etios 2017. Em Sorocaba e região, é a concessionaria Ramires Motors que está com essa ótima condição. Veja mais em moto rs.com.br/]www.ramires moto rs.com.br.
Nessa matéria, trazemos a avaliação da versão sedan topo de linha do sedan (a XLS), com câmbio automático.
No Etios 2017, a Toyota realmente focou em melhorar aquilo que era, de alguma forma, apontado como insatisfação ou crítica do cliente. Com essa estratégia, e numa ação conservadora, a Toyota buscou melhorar exatamente aquilo que faz mais diferença para quem já era dono de um Etios.
Entre as diversas mudanças, a família Etios 2017 recebeu moto res completamente novos de 1.3 e 1.5 litro com tecnologia Dual VVT-i, novas transmissões (manual de seis marchas e automática de quatro marchas), um painel digital completamente novo com visor de 4.2 polegadas (batizado de Toyota Smart Screen); melhorias no isolamento acústico e a recalibração da suspensão e da direção com assistência elétrica.
A versão sedan XLS corresponde a topo de linha, com todos os equipamentos possíveis para a família Etios. Fato que o novo câmbio automático casou muito bem com o novo moto r. Mas antes de abordar a questão do desempenho, cabe explorar as outras melhorias do Etios 2017.
Novo painel digital central
Alvo de inúmeras críticas, o antigo painel central de ponteiros, foi completamente substituído por um avançado painel totalmente digital, com um display de 4.2 polegadas, com tecnologia TFT de alta resolução. Cabe destacar que, com essa mudança, o Etios passa a ser único carro na categoria de compsctos, com uma solução de painel completamente digital (só visto em carros de categoria superior). O Onix e Prisma da Chevrolet, contam com um painel digital que é parcial, utilizando ponteiros também.
Batizado pela Toyota de Smart Screen, ele lembra bastante o painel existente nos híbridos Prius e CT200h da Lexus. Nesse novo painel, dois grandes círculos reúnem as informações de bordo: o do lado direito mostra o conta-giros e o termômetro do moto r, o esquerdo, o velocímetro e o indicador de combustível. Essa tela exibe também diversas informações sobre condução, em projeção tridimensional. Entre elas, a marcha que está sendo utilizada, no caso da transmissão automática. Agora, passageiro e moto rista, bem como todos no banco traseiro, tem ótima visão das informações, seja no claro ou no escuro. Não existe mais a informação ambígua do antigo marcador de velocidade, em formato de ponteiro.
Na versão topo de linha, a iluminação é tipo “clear blue” nos instrumentos do painel (indicadores de velocidade e rotação do moto r, sistema de áudio, relógio e ar-condicionado). A intensidade da luz pode ser regulada conforme a preferência do moto rista, considerando as variáveis de faróis ligados ou desligados ou dias mais ou menos ensolarados. Essa mudança deixou o interior mais sofisticado.
Motor 1.5 litro totalmente novo
A linha Etios 2017 marca o início de um novo tempo na história da Toyota do Brasil. O modelo é o primeiro do portfólio a ser equipado com moto res produzidos na nova planta de moto res, localizada na cidade de Porto Feliz, interior do estado de SP. Ainda que eles sejam derivados da mesma família dos antigos moto res da linha Etios, os novos moto res evoluíram em todos os sentidos. Na prática, são completamente diferentes.
O Etios sedan só existe com moto r de 1.5 litro - 16 válvulas Flex, independente da versão. Entre as evoluções, estão o duplo comando de válvulas variável, batizada de Dual VVT-i pela Toyota (antes, os comandos eram passivos/fixos). O Dual VVT-i atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e exaustão, podendo mudar o tempo de abertura e fechamento das válvulas. Isso reflete diretamente em melhor desempenho e menor consumo. Além disso, ambos moto res ficaram mais potentes.
Esse moto r 1.5 litro Flex chega à 107 cv (a 5.600 rpm), quando abastecido com etanol, e 102 cv (a 5.600 rpm), com gasolina. O torque máximo é de 14,4 kgfm (com etanol) e de 14,0 kgfm (com gasolina). Nesse moto r, o aumento do torque foi de 11%, e a potência subiu 11 cv, em relação à versão anterior. Fato indiscutível que mesmo sendo 1,5 litro, ele está na faixa de potência de outros concorrentes equipados com moto res de 1,6 litro. Agora, o moto r não utiliza mais o subtanque auxiliar de partida a frio, trazendo bicos injetores dotados de sistema de pré-aquecimento.
Nova transmissão automática
Agora, todas as versões do Toyota Etios 2017, desde a básica até a top (X, XS, XLS e Cross), tanto no hatchback quanto sedan, podem ser equipadas com câmbio automático. Ainda que o câmbio de quatro marchas não encante à primeira vista (uma vez que já existem concorrentes de até seis marchas) a solução agradou no carro da Toyota. Assim, o Etios se tornou o hatchback mais acessível do mercado brasileiro, com câmbio automático “de verdade”.
A transmissão automática era o principal pedido dos consumidores do antigo Etios. Então, a Toyota fez todo o desenvolvimento da nova transmissão, objetivando privilegiar a dirigibilidade e o desempenho, com baixo consumo de combustível.
O principal diferencial dessa transmissão é o software de gerenciamento A.I. Shift Control (Inteligência Artificial de Controle de Trocas) que é capaz de analisar a condição de uso do veículo, a posição do pedal do acelerador e, assim, selecionar e manter a marcha mais adequada para cada situação de condução. Claro que o moto r com Dual VVT-i também ajuda muito, no melhor aproveitamento do câmbio automático.
Desempenho
A nova dupla moto r e câmbio cumpre bem o seu papel. A aceleração de 0 à 100 km/h acontece em 12 segundos. Já a velocidade máxima é de 186 km/h. Para um carro de proposta familiar, e compacto, os números são convincentes. Aliás, o moto rista vai se surpreender com a agilidade desse conjunto no transito da cidade. O Etios é ágil nas saídas de semáforos ou lombadas. Também se mostra disposto em subidas e rampas. Grande parte desse bom desempenho obtido graças ao novo moto r, que conta com os comandos variáveis.
O ponto mais interessante do Etios sedan 2017 automático é justamente a economia de combustível. Carros automáticos tendem a ter um consumo muito elevado. Mas o Etios caminha na contra mão disso. Pelo INMETRO o consumo com etanol é de 8,4 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada. Com gasolina, a média sobe para 12,2 km/l e 14,9 km/l, respectivamente. Mas em nossos testes, na estrada e com gasolina, conseguimos fazer até 15,5 km/l! Com isso o carro leva o duplo “A” no programa de etiquetagem do INMETRO, figurando entre os mais econômicos da sua categoria.
Mais mudanças
Outras pequenas mudanças também foram feitas, visando aprimorar o Etios. Uma delas foi a gestão do sistema do ar-condicionado com um compressor mais avançado. Após um período constante de uso do equipamento, o veículo é capaz de desligar o sistema por alguns segundos e religar automaticamente, a fim de poupar ainda mais combustível. E isso nem chega a ser percebido pelo moto rista ou passageiros.
Além disso, a linha Etios 2017 teve a direção eletroassistida recalibrada, garantindo melhor dirigibilidade. Ela ficou mais leve, ajudando nas manobras. Destaque para o excelente raio de giro de apenas 4,9 m no sedan. Esse é o espaço mínimo necessário para o carro fazer uma volta de 180 graus, sem precisar realizar outra manobra com marcha ré.
Outra mudança aconteceu no ajuste da suspensão. Molas e amortecedores foram recalibrados, tornando o Etios 2017 mais estável e confortável no uso diário. Ponto positivo que o melhor conforto não prejudicou a elevada resistência mecânica do conjunto. O Etios continua a ser um carro bem adaptado as difíceis condições de rodagem das ruas brasileiras.
Central multimídia com espelhamento
O Etios XLS vem equipado de série com sistema de áudio e display exclusivos. Esse sistema conta com uma tela LCD sensível ao toque de 7 polegadas. Uma das vantagens é a disponibilidade da conexão mirror link (espelhamento) para smartphone. Dessa forma, a tela do Smartphone é reproduzida na central do carro.
A central ainda permite a reprodução de arquivos no formato MP3, tanto pela conexão USB ou entrada tipo SD Card. A central ainda conta com entrada HDMI e P2 tipo Aux-In. Também existe o suporte a conexão Bluetooth, tanto para reprodução de música, como viva-voz celular. Por fim, estão presentes rádio AM/FM e controles do sistema de som no volante.
A grande vantagem na central é o espelhamento da função de navegador GPS dos smartphones. Isso acontece por meio da conexão de cabos USB ou HDMI. Mas para utilizar esta função, o usuário deve baixar o aplicativo Sygic Car Navigation, já disponível pelo Google Play (plataforma Android). Em breve, ele também estará disponível na Apple Store. Ele permite espelhar o navegador GPS na tela da central.
As versões do Etios Sedan
A Toyota mantém a premissa de sempre entregar um veículo bem equipado. Assim, não existe Etios “pelado”. Desde a versão de entrada X, a linha traz de série o Smart Screen, computador de bordo, antena externa do tipo short pole (mais curta que a anterior), descansa-braços no assento do moto rista (somente na versão automática) e banco traseiro com encosto rebatível.
Essa versão mantém as funções da direção eletro-assistida progressiva (EPS); o ar-condicionado manual; abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; parassol com espelho de cortesia para moto rista e passageiro; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do moto rista com simples toque; travas elétricas; além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração.
A versão XS adiciona sobre a versão X: sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função Bluetooth e entradas auxiliar e USB; controle de velocidade de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante; abertura do porta-malas por meio de um botão; bancos com tecido em duas cores e alto-falantes e tweeters.
Nessa versão, existe uma outra novidade. Trata-se da função EcoWallet no computador de bordo. Ela permite que o moto rista insira o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo, e o monitoramento, do valor gasto com combustível durante uma viagem ou trajeto. Essa é uma função herdada do hibrido Prius.
A versão XLS agrega todos os equipamentos da versão XS, mais rodas de liga leve de 15 polegadas com novo desenho (nas versões X e XS as rodas são de 14 polegadas e revestidas por calotas); sistema de áudio com tela touchscreen (que permite espelhamento de smartphones); faróis auxiliares dianteiros; revestimento do volante em padrão couro; retrovisores externos com indicadores de seta integrados e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro).
Segurança
Para a linha 2017, a Toyota do Brasil aprimorou os sistemas de segurança do modelo, com a inclusão do encosto de cabeça e do cinto de segurança de três pontos para o passageiro central do banco traseiro e do sistema de ancoragem de cadeiras de crianças ISOFIX.
Todas as versões são equipadas com airbag frontal duplo, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), que ganhou uma nova geração de software, assegurando o controle direcional em frenagens de emergência.
Baixo custo de manutenção
Segundo a Toyota, a família Etios é o modelo do seu segmento com os maiores índices de satisfação e de lealdade entre os proprietários. Do total de clientes que trocaram seus Etios, 65% compraram um novo Etios. Parte disso, se deve ao custo de propriedade do modelo. Até os 60 mil km, o custo total com revisões é de R$ 2.400,00, um dos menores do mercado.
Preços
Os preços do Etios sedan 2017 ficam assim:
X 1.5L manual: R$ 48.495,00
X 1.5L automático: R$ 51.995,00
XS 1.5L manual: R$ 51.695,00
XS 1.5L automático: R$ 55.195,00
XLS 1.5L manual: R$ 56.795,00
XLS 1.5L automático: R$ 60.295,00
Etios automático para mercado PcD
A Toyota também participa do programa que prevê isenção de impostos para pessoas com algum tipo de deficiência (PcD) e seus familiares. As vendas com isenção de impostos para Pessoas com Deficiência crescem anualmente, em virtude dos incentivos e vantagens tributárias previstas pela Lei 8.989, de 24 de fevereiro de 1995. No ano passado, o crescimento deste segmento foi de 26,5%. Nos cinco primeiros meses deste ano, a Toyota do Brasil registrou um aumento de cerca de 35% nas vendas de veículos para este público em relação ao ano anterior.
Com valores atrativos de tabela, o Etios se encaixa em todas as isenções de impostos previstas para o público PcD e seus familiares. Em sua versão de entrada e carroceria hatchback, o Etios é hoje o carro automático mais acessível do País. Com as isenções de IPI e ICMS, o preço é de R$ 37.167,76. Já o modelo sedan, com preços a partir de R$ 40.691,38 para o público PcD, garante excelentes resultados de desempenho e economia de combustível.
Oportunidade na Toyota Ramires em Sorocaba
A chegada da linha 2017 do Etios, cria uma boa oportunidade de compra para quem está com o orçamento mais limitado, e quer sair de carro novo. O cliente pode dar o usado como entrada na compra de um Etios 0 km, recebendo o valor da tabela FIPE (consultar condições) na Toyota Ramires Motors em Sorocaba. A Toyota Ramires Motors fica na marginal de Sorocaba, na av. Dom Aguirre 2001, ao lado do Habib´s. Para mais informações acesse moto rs.com.br/]www.ramires moto rs.com.br.
Revista Comprecar
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