Avaliação: Volkswagen CrossFox Urban White
Versão diferenciada do CrossFox é opção para quem valoriza visual
O Salão do Automóvel de São Paulo de 2016 foi palco de várias novidades da Volkswagen. Uma delas, foi a variante Urban White do já conhecido CrossFox. Ná prática, muda pouca coisa da versão tradicional, ficando apenas no visual diferente. Tanto que, no site da montadora, o Urban White aparece como um pacote de opção, nas configurações do CrossFox tradicional. Sendo assim, não dá nem para considerar como uma versão a parte. Mas esse pacote tem o seu charme, além de ser o foco de nossa avaliação. No mercado brasileiro, o Volkswagen Crossfox concorre com Renault Sandero Stepway, Hyundai HB20X, Citroën AirCross, entre outros modelos. Todos são fortes concorrentes, e por isso a VW sabe que precisa inovar para atrair a atenção dos consumidores.
Diferencias do Urban White
Essa série especial “Urban White” traz visual externo com elementos diferenciados, uma cor inédita e conteúdo exclusivo associado a relação custo-benefício. O “Urban White” foi desenvolvido com base na configuração do CrossFox mais desejada pelos consumidores, no que se refere a cor externa, acabamentos e equipamentos. Ela também marca a estreia de itens como o sistema de monitoramento da pressão dos pneus – tecnologia exclusiva na categoria. Assim, o “Urban White” é ofertado na cor “Branco Puro” (inédita na linha Fox). Essa tonalidade sólida está disponível atualmente na linha Golf e nos modelos importados da Volkswagen. O modelo pode ser equipado com o câmbio manual de seis marchas ou com a transmissão I-Motion, de trocas automáticas. O cliente ainda pode escolher se quer o teto pintado de preto ou não no CrossFox “Urban White”.
A dianteira tem o para-choque com a parte inferior pintada na mesma cor do veículo. O teto pode ser pintado em cor “Preto Ninja”. Na traseira o para-choque e o suporte do estepe também são pintados na cor do veículo. Nas laterais, os destaques são as molduras das caixas de roda com insertos pintados na cor do veículo. As rodas são 16 polegadas e calçadas com pneus nas medidas 195/50 R16. Os retrovisores laterais são pintados na cor “Preto Ninja” e as barras longitudinais no teto também são na cor preta. A identificação do modelo é clara com os logotipos “CrossFox Urban White” nas portas traseiras. Juntamente com a opção do teto pintado na cor “Preto Ninja”, as colunas centrais externas recebem o adesivo na cor preto brilhante.
Interior
Internamente o CrossFox “Urban White” traz revestimento dos bancos em couro sintético “Native” com gravações que aparentam o visual da fibra de carbono. O revestimento interno do teto e das colunas é escurecido. O volante global multifuncional com acabamento de couro é de série no modelo, assim como o acabamento de couro na manopla da alavanca de câmbio (exceto versão I-Motion) e alavanca de freio de mão.
O CrossFox, independente da série especial, é um modelo prático para o dia a dia. Ele vem com uma série de porta objetos no seu interior. Nas portas dianteiras existem dois porta-latas, que também acomodam garrafas de 1,5 litros. Destaque para pequenas bolsas em formato de rede, na lateral dos bancos dianteiros, que servem para guardar cartões ou objetos pequenos e finos. Outro diferencial e exclusivo na categoria, é uma gaveta na parte inferior do banco do motorista, capaz de acomodar uma bolsa feminina.
Destaque também para a posição de dirigir mais elevada, muito procurada por mulheres. Além disso, também está presente o ajuste de altura e profundidade do volante e regulagem de altura do banco do motorista. Mas o espaço no porta-malas é um pouco limitado, com apenas 260 litros.
I-System
Ainda que o I-System não seja uma novidade, esse é um sistema que merece atenção. Por ele o motorista consegue, através de teclas instaladas no volante do carro, configurar diversas funções no carro, utilizar o computador de bordo, ter controle sobre a conectividade do celular e ainda controlar amplamente as funções de áudio. A interface é bastante simples de usar e as informações são mostradas no centro do painel de instrumentos. É importante destacar, que o I-System do CrossFox traz funções muito parecidas à aquelas disponibilizadas em carro de categoria muito superior como Jetta, Passat e Tiguan. Ou seja, a Volkswagen realmente introduziu um equipamento premium num carro de entrada da marca.
Suspensão elevada
O CrossFox traz uma suspensão elevada de fábrica. Isso é ideal para passar em lombadas, valetas e buracos, sem muita preocupação. A rigor, o CrossFox traz apenas amortecedores e molas diferentes em relação a versão tradicional do Fox. Porém, a estrutura da suspensão é basicamente a mesma. Ou seja, o Fox tem uma suspensão tão resistente quanto a do CrossFox. Porém os 5,8 cm à mais, permitem a versão aventureira superar com muito mais tranquilidade os obstáculos. Essa elevação acontece por dois fatores: são 2,5 cm graças ao pneu maior e 3,3 cm no conjunto da suspensão.
O mais conectado do segmento
A família Fox 2017 traz as mais modernas centrais multimídia do mercado. Como destaque, ela inclui a tecnologia App-Connect (nos aparelhos “Composition Media” e “Discover Media”) Isso permite que a tela do celular seja replicada parcialmente na tela central do sistema de infotainment.
Na central “Discover Media” está disponível também o sistema de navegação embarcado (GPS), que funciona independente do smartphone do usuário. O Discover Media conta com o “MapCare”, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas durante toda a vida do veículo.
Nessas centrais, praticamente todos os comandos podem ser executados sem a necessidade de o motorista tirar as mãos do volante, operando o sistema por meio das teclas do volante multifuncional ou por comandos de voz. Por falar nisso, é possível selecionar as mídias (CD, SD-Card, Bluetooth, entradas auxiliar e USB), operar o telefone e o sistema de navegação apenas utilizando a voz.
Os sistemas de infotainment do Fox 2017 já estão habilitados para operar com o Apple CarPlay, MirrorLink e Android Auto. Disponível desde o início de abril de 2016 para utilização no Brasil, o Android Auto foi desenvolvido pelo Google para smartphones que utilizam a plataforma Android.
Motor MSI 1.6 litro – 16 válvulas
Todas as variantes do CrossFox, assim como as versões Highline e Pepper, saem sempre equipadas com o motor mais recente da Volkswagen. Trata-se do motor 1,6 litro – 16 válvulas da família EA211. Esse é um moderno motor da Volkswagen que reúne uma série de tecnologias como: sistema E-Flex de partida a frio aquecida (que dispensa o tanque auxiliar de combustível), coletor de escape integrado ao cabeçote, bloco e cabeçote de alumínio, comando variável de válvulas e duplo circuito de arrefecimento. A potência máxima desse motor é de 120 cv (etanol) / 110cv (gasolina) atingidos à 5.750 RPM. Já o torque máximo é de 16,8kgfm (E)/15,8kgfm (G) atingidos à 4.000 RPM.
Câmbio de seis marchas
Outro diferencial da versão é a presença do câmbio de seis marchas. Desenvolvida como base na caixa manual de cinco marchas MQ200-5F, essa nova transmissão de seis marchas (MQ200-6F) é apenas 4,2 centímetros maior e tem 3,2 kg a mais do que a MQ200-5F (que pesa 33,5 kg). A sexta marcha é usada como “overdrive”, para economizar combustível. A velocidade máxima é atingida em quinta marcha.
Desempenho
Com esse conjunto o CrossFox, quando abastecido com etanol, acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos e atinge velocidade máxima de 180 km/h. Com gasolina, são 11,2 segundos para a aceleração de 0 a 100 km/h e 175 km/h de velocidade máxima. Na cidade, o consumo médio com etanol fica na casa dos 7,5 km/l e na estrada sobe para 10 km/l. Na gasolina, o carro faz 8,5 km/l na cidade e até 13 km/l na estrada.
Completo de série
Desde a versão de entrada, Trendline, o Fox oferece de série, a direção com assistência elétrica Easy Drive (mais leve e econômica que a hidráulica), ar-condicionado maunal, vidros dianteiros e travas elétricos, coluna de direção ajustável em altura e distância, chave canivete, sistema de som “Media” com rádio, bluetooth, leitor de mp3 e entradas USB, SD-Card e Aux-in, com quatro alto-falantes (mais dois tweeters), antena de teto e faróis duplos. Mas o CrossFox oferece muito mais.
Em relação ao Fox, o CrossFox conta com suspensão elevada, e tem a lista de itens de série baseada na da versão Highline, grade dianteira em preto brilhante com friso cromado, rack de teto, faróis auxiliares com funções neblina e de longo alcance, soleira das portas dianteiras com apliques em alumínio e o estepe sobre a tampa traseira. Esse último, aumenta o espaço útil do porta-malas, pois o espaço interno do estepe, vira um porta-objetos também.
O CrossFox Urban White vem equipado de série com o controle eletrônico de estabilidade (ESC) com função Off-road e assistência de partida em rampas (HHC - Hill hold control), direção com assistência elétrica “Easy drive”, bloqueio eletrônico do diferencial (EDS – Electronic Differential Locker). A lista de itens de série do CrossFox “Urban White” integra ainda o sistema Infotainment “Composition Touch”, com tela colorida de 5 polegadas. Opcionalmente o modelo ainda conta com mais duas opções de sistemas de infotainment: “Composition Media” e “Discover Media”, ambos com tela de 6,3 polegadas.
Cores e versões da família Fox
A linha Fox/CrossFox tem oferta de 9 cores, sendo três sólidas (Branco Cristal, Preto Ninja e Vermelho Tornado), cinco metálicas (Prata Sargas, Azul Night, Prata Tungstênio, Azul Silk e Cinza Platinum) e a perolizada Preto Mystic. A cor Laranja Sahara é oferecida exclusivamente para o CrossFox.
O Fox é oferecido em seis configurações (Trendline, Comfortline, Track, Highline, Pepper e BlueMotion). Essas versões contam com três configurações de câmbio e três opções de motorização. Tanto o Fox, como o CrossFox oferecem garantia total de três anos.
Preço da versão Urban White
O CrossFox tem um preço inicial de R$ 68.790. Existem duas opções do pacote Urban White, uma por R$ 1.800 e a outra por R$ 2.733, sendo que a principal diferença entre elas é a adição do teto pintado em preto. Lembrando que o Urban White está disponível somente na cor Branca.
Esse versão do CrossFox pode ser encontrada Volkswagen Abrão Reze em Sorocaba. Para mais informações acesse: www.abraoreze.com.br/volkswagen/
Revista Comprecar
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