Desempenho global do setor automotivo - Novembro 2015
Brasil perde três posições no ranking mensal e Volkswagen continua com a maior fatia mundial
A JATO Dynamics do Brasil divulga seu release mensal com os dados de veículos vendidos mundialmente até novembro de 2015. Sem alterações entre os três primeiros colocados, a China apresentou uma alta mensal de 15,4% e lidera os rankings mensal e acumulado. Os EUA mantêm a 2ª colocação após pequenas variações positivas de 1,1% mensal e de 5,4% no acumulado. Ocupando a 3ª posição em ambos os rankings, o mercado japonês retraiu 6,6% na apuração mensal e 9% se comparado ao volume acumulado no mesmo período de 2014. É importante destacar que os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países, os números englobam carros e comerciais leves.
Com taxas de crescimento expressivas nos últimos meses, a Espanha novamente apresentou o maior índice positivo na apuração mensal, pouco mais de 29%. O país ganhou uma posição em ambos os rankings e agora aparece na 14ª e 13ª colocações no mensal e no acumulado, respectivamente. O mercado italiano, que neste mês aparece em 10º lugar, também mostra crescimento significativo e alta mensal de 23,5% e acumulado de 14,9%. A Alemanha permanece na 4ª colocação, seguida por Índia, que passou a ser 5ª colocada em ambos os rankings.
O mercado brasileiro ainda sofre retração significativa e, não diferente do restante do ano de 2015, mostra variações negativas de 32,3% no mensal e 24,2% no acumulado. Diante da recessão econômica que afeta todos os setores do País, o Brasil perde espaço mundial frequentemente e agora ocupa a 7ª colocação em ambas apurações.
Desempenho dos grupos
Como no mês de outubro, o líder Grupo Volkswagen apresentou quedas mensal e acumulada de 1,9% e 2%, respectivamente. O Grupo Toyota, que voltou a apresentar um tímido resultado mensal positivo, segue na 2ª colocação seguido por GM e Hyundai.
Destaque para a Honda, que continua crescendo de forma geral e ocupa a 6ª colocação com crescimentos de 8,3% e de 5,4% nas apurações mensal e acumulado, respectivamente. A Nissan, após crescimento mensal de 3,1%, ultrapassou a FCA e agora ocupa a 7ª colocação em novembro. É importante observar que mesmo diante de poucas baixas mensais, o ranking acumulado ainda apresenta alguns índices vermelhos, destaque novamente para Suzuki, que retraiu 5%.
A pesquisa contempla os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Croácia, Espanha, EUA, França, Grã Bretanha, Grécia, Holanda, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Malásia, Portugal, Rússia, Suécia, Suíça, Taiwan e Turquia.
Revista Comprecar
- Notícias 26/11/2024 Hyundai Tucson fabricado no Brasil Volta a ser comercializado em versão atualizada
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca
- Notícias 22/11/2024 Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
- Notícias 21/11/2024 Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas Verdadeiro sucesso no mercado nacional
- Notícias 19/11/2024 Hyundai CRETA, renovado em outubro Segue na liderança do varejo nacional em novembro