Encontro de carros antigos, em condomínio de Itu
Condomínio City Castelo realizou o primeiro encontro independente de carros antigos
O último domingo, dia 17/8, foi um tanto especial para os moradores do condomínio City Castelo, localizado no município de Itu, próximo da divisa com o município de Sorocaba.
Por iniciativa dos próprios moradores, e apoiados pela direção do condomínio, o City Castelo promoveu o primeiro encontro de carros antigos, na ensolarada manhã de domingo. Com uma adesão acima do esperado, o encontro reuniu mais de 25 carros. E diferente do que a maioria das pessoas pode imaginar, o evento conseguiu exibir verdadeiras jóias da indústria automobilística. Carros com mais de 80 anos, marcaram presença no evento. Detalhe importante: todos os carros chegaram rodando por meios próprios. Ou seja, todos absolutamente funcionais!
Entre os mais antigos, destaque para um Ford Modelo A 1929 Phaeton. Ele foi o segundo grande sucesso para da Ford, depois de seu antecessor, o modelo T. Produzido pela primeira vez em 20 de outubro de 1927, substituiu o modelo T, que tinha sido produzido por 18 anos. Este novo modelo A estava disponível em quatro cores padrão. O carro conta com um moto r 4 cilindros refrigerado a água com moto r de 40 cavalos. Além do charmoso termômetro de bulbo no radiador, o carro já tinha bateria com sistema elétrico para partida.
Outra raridade do evento foi um Chevrolet Master Deluxe 1939. Era o modelo mais caro da gama Chevrolet neste momento, com o Mercurye Standard. A partir de 1940, uma versão ainda mais cara baseada no Master Deluxe foi lançada, batizada de Special Deluxe. Ele tem um moto r 6 cilindros em linha. Essa unidade ficou no museu da GM por mais de 20 anos. Entre as curiosidades, estão as portas traseiras com abertura reversa e a partida feita através de um botão no assoalho que é acionado com o pé direito. O carro tem três marchas manuais, com acionamento na coluna de direção.
Um pouco mais para cima no anos, um Chevrolet Belair Hardtop 1956 também marcou presença. Com moto r V8 e câmbio manual 3 marchas, também na coluna de direção, o carro não tinha a coluna central “B”. Esse carro marcou a mudança de estilo estético da Chevrolet, na época. Outra curiosidade é o bocal do tanque de combustível, atrás da lanterna esquerda traseira.
Os esportivos clássicos também marcaram presença. Um deles era um Camaro &tipo=1"> Camaro LT 1973. Originalmente, ele vinha com moto r V8 396, com 280 cv. Mas o exemplar exposto estava com moto r de 410 cavalos, um câmbio automático Hurst com 4 marcas e sistema de ignição NSD.
Outro clássico foi um Mustang 1966 conversível! Equipado com um moto r V8 289, ele tem câmbio automático 4 marchas, ar-condicionado, direção hidráulica e capota elétrica.
Ainda entre os destaques memoráveis, um Corvette Stingray 1974 conversível V8. Com capota manual de acionamento manual e um cambio automático de 3 marchas, o modelo tem a particularidade do farol levantar do capô, por acionamento elétrico. O modelo também trazia ar condicionado e direção hidráulica.
Um clássico do 4x4 também marcou presença. Era um Jeep Ford 1974, equipado com um moto r 6 cilindros em linha, com câmbio de três marchas manual. Ele tem uma tração normal 4x2 nas rodas traseiras. E através de alavancas manuais, pode ativar a tração 4x4, incluindo a reduzida. O veículo foi fabricado no Brasil.
Agora, vamos esperar pelo próximo encontro das raridades, ainda sem data marcada!
Revista Comprecar
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