F-PACE é o primeiro crossover da Jaguar
O modelo chegará ao Brasil em meados de 2016 em torno de R$ 300 mil
A Jaguar apresentou no Salão de Frankfurt o F-PACE. Trata-se de um crossover focado em desempenho e criado para oferecer agilidade e refinamento. Com influências do F-TYPE, o veículo é o primeiro crossover da história da Jaguar e foi desenvolvido com uma arquitetura predominantemente em alumínio.
O novo F-PACE transporta cinco ocupantes com muito conforto. Tecnologias de ponta que incluem o novo sistema de entretenimento InControl Pro e o painel do volante em HD com tela de 12,3.
A estrutura de alumínio foi o ponto de partida para as equipes de Design e Engenharia da Jaguar Land Rover criar um chassi que permite o posicionamento correto do veículo sobre as rodas. São 2,87m de distância entre-eixos, maior que concorrentes diretos. E o comprimento de 4,73m faz do novo F-PACE um veículo que oferece um espaço interno excepcional. O espaço traseiro para os pernas é o maior do segmento e o porta-malas comporta 650 litros.
O modelo foi projetado com foco total em desempenho. Por isso, os engenheiros da Jaguar Land Rover disponibilizaram, entre outras opções, o moto r 3.0 V6 Supercharged a gasolina, o mesmo que equipa o superesportivo F-TYPE. O propulsor desenvolve 380 cv de potência e leva o F-PACE da imobilidade aos 100 km/h em apenas 5,5 segundos.
First Edition
Para celebrar o lançamento do novo F-PACE, foi desenvolvida uma edição especial denominada First Edition, disponibilizada em uma série limitada e numerada com produção, restrita apenas ao primeiro ano do veículo. Equipado com o moto r V6 Superchaged de 380 cv de potência, o First Edition se diferencia por duas pinturas metálicas únicas – Caesium Blue e Halcyon Gold, claras referências ao inovador conceito C-X17, revelado em 2013 nos salões de Frankfurt (Alemanha) e Guangzhou (China). Os clientes ainda têm as opções de cores Rhodium Silver e Ultimate Black.
A série também conta com rodas de aro 22 Double Helix de 15 raios com acabamento em cinza e inserções contrastantes, Adaptive Dynamics, faróis de LED, entradas de ar com acabamento na cor preta e teto elétrico panorâmico.
Por dentro, o acabamento dos bancos, portas, painel e volante é em couro Premium Windsor (cor Light Oyster) com costura dupla e padrão quadriculado em relevo. Além disso, o modelo pode ser equipado com sistema iluminação interna configurável com uma gama de 10 cores diferentes, sistema de entretenimento InControl Touch Pro e o painel de instrumentos de 12,3” em HD.
Opções de moto res
No mercado brasileiro estarão disponíveis, em um primeiro momento, a versão diesel com moto r 2.0 de 180 cv e duas opções de moto r a gasolina, ambas 3.0 V6 com 340 ou 380 cv de potência. Independentemente do tipo de moto r, toda a linha F-PACE traz sistema de transmissão ZF automática de oito marchas.
InControl Touch e InControl Touch Pro
O novo Jaguar F-PACE vem equipado com o sistema de entretenimento InControl Touch de série. O sistema integra uma tela de oito polegadas sensível ao toque com interface totalmente reestruturada, mais intuitiva e com melhor resolução, bastante similar a dos smartphones e tablets.
Além disso, o InControl Touch Pro conta com um sistema de navegação mais rápido e fácil de manusear, graças ao cartão SD de memória para informações de rotas. Os mapas são mostrados em 2D ou 3D, tornando a navegação simples.
O sistema ainda pode ser equipado com um processador quad-core, disco rígido de 60GB e link de internet móvel. Nesta configuração, o F-PACE traz uma tela de 10,2 polegadas e som Meridian com 17 alto-falantes e 825 watts de potência, dando uma experiência surround única.
Sistema de proteção ao pedestre
A parte frontal do veículo foi desenvolvida para ser rígida o suficiente para garantir a segurança de seus ocupantes e, num eventual impacto com o pedestre, a estrutura irá se deformar de maneira controlada, assegurando que a energia do impacto seja absorvida progressivamente, minimizando o risco de lesões mais sérias.
O formato do capô em alumínio também foi projetado com foco na proteção do pedestre. Uma vantagem inerente é a grande folga entre a superfície do capô e o moto r, que dá mais espaço para a absorção da energia do impacto e também evita o contato com partes mais rígidas do moto r. A estrutura do capô é mais fina – o que também ajuda na economia de peso – enquanto a parte interior é feita sob medida para distribuir a carga de forma totalmente eficaz.
Os pneus e rodas mais largas do segmento
Os pneus também foram desenvolvidos para o F-PACE, desde as rodas aro 18, desenhadas especificamente para reduzir a resistência aerodinâmica, até as de aro 22, que apresenta o maior diâmetro de rolamento do segmento.
A roda de aro 22 do F-PACE foi desenvolvida pela Divisão de Veículos Especiais (SVO) da Jaguar Land Rover e é feita de alumínio forjado, o que o torna leve mas ao mesmo tempo rígido. Foram especialmente desenhados para oferecer conforto e resistência, enquanto se destaca, em altura, das rodas oferecidas pelos competidores e pela absorção dos impactos causado por buracos.
Vetorização de torque
Desenvolvidas para tornar o veículo mais ágil, o sistema identifica automaticamente situações de instabilidade nas curvas e aplica uma determinada força de frenagem nas rodas adequadas, proporcionando um maior torque às demais rodas, ajudando o moto rista a manter o veículo na sua rota ideal. O sistema funciona predominantemente na roda interior traseira para tornar a intervenção do sistema imperceptível ao moto rista.
Adaptive Dynamics
Outra tecnologia dinâmica presente do F-TYPE é o Adaptive Dynamics. O sistema monitora o movimento do veículo 100 vezes por segundo e das rodas 500 vezes por segundo, e proporciona amortecimento contínuo nas diversas condições que o carro pode enfrentar em um mesmo terreno.
Além disso o Configurable Dynamics, também desenvolvida primeiramente para o F-TYPE, permite o moto rista selecionar manualmente o modo dinâmico ou normal para a estratégia de transmissão, sensação de direção e modo de acelerar, da preferência do moto rista, tudo feito na tela central touchscreen do F-PACE.
Tração Integral
O recém-lançado F-TYPE de tração integral também compartilha suas tecnologias com o novo F-PACE. O torque sob demanda é uma delas. Em condições normais de direção, o torque é enviado 100% para o eixo traseiro, mantendo a característica de tração traseira, mas podendo chegar a distribuição 50/50 dependendo das situações de terreno através do Intelligent Driveline Dynamics. Esse processo de transferência de torque leva menos de 165 milisegundos, sendo imperceptível ao moto rista.
O F-PACE também está equipado com o sistema All Surface Progress Control (ASPC), tecnologia que permite o moto rista controlar apenas o volante em situações de terreno escorregadio como neve, gelo e grama molhada, por exemplo.
O sistema controla o acelerador e o freio do veículo, aplicando pouco torque nas rodas, resultando em uma direção suave com pouca ou nenhuma derrapagem, opera entre as velocidades de 3,6 Km/h e 30 Km/h.
Ainda assim, nas situações de terreno escorregadio, alguns moto ristas preferem controlar a aceleração e frenagem o veículo por si só, para isso o F-PACE oferece o novo sistema de Low Friction Launch (LFL). O F-PACE é o primeiro veículo Jaguar a oferecer a tecnologia que, uma vez selecionado na tela touchscreen, muda a configuração de aceleração do veículo resultando em uma distribuição de torque progressiva, permitindo ao moto rista uma direção mais suave, em qualquer tipo de superfície.
O F-PACE ainda tem disponível o Head-up Display, tecnologia que projeta informações importantes do veículo no para-brisa para que o moto rista mantenha a atenção no seu percurso, o controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego e assistência para estacionar, que auxilia o moto rista no estacionamento por meio de um monitoramento 360º do entorno do veículo.
Revista Comprecar
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