Família Audi A6 chega ao Brasil renovada
Opções incluem motores 2.0 TFSI com 252 cv ou V6 3.0 TFSI de 333 cv
A Audi esta trazendo para o Brasil o novo A6 nas versões Sedan, Allroad e RS 6 Avant. O modelo passou por reformulação e apresenta, além de novos detalhes no design, mudanças tecnológicas. Porém a Audi só deu detalhes das versões Sedan.
A6 Sedan
O A6 é um sedã executivo voltado a compradores que procuram o máximo conforto e prazer para quem dirige. O novo A6 é um carro com 4,93 metros de comprimento. A distância entre-eixos é de 2,91 m, a largura de 1,87 m, e a altura total é de 1,45 m.
A carroceria do sedã contém aproximadamente 20% de alumínio, material também usado na estrutura do compartimento do moto r e nos elementos atrás dos para-choques dianteiro e traseiro. Várias partes do veículo também utilizam alumínio fundido. Em comparação com componentes de chapa de aço soldadas, as mudanças correspondem a uma redução no peso de mais de dez quilos. Esse conceito de construção leve permitiu uma redução de peso de aproximadamente 15% se comparada à fabricação convencional, totalmente de aço.
Além da economia no peso, há outras vantagens resultantes da fabricação de carrocerias com qualidade diferenciada: os altos índices de resistência à torção, criando uma condução altamente precisa e silêncio no interior da cabine. Elementos hidráulicos reduzem as vibrações das suspensões, subchassi traseiro e moto r. Vidros acústicos nas áreas frontal e laterais da célula de ocupantes é equipamento de série e as portas têm três faixas de isolamento.
O novo Audi A6 também impressiona pela aerodinâmica, com coeficiente de arrasto (Cx) de 0,26. A parte inferior revestida conduz o ar de forma controlada e, no interior do compartimento do moto r, o ar também flui com um mínimo de perda de eficiência aerodinâmica.
Além da mudança de estilo, o carro traz mais tecnologia. Os faróis na versão Ambition 2.0 TFSI, eles são de xenônio, enquanto nas opções com moto r 3.0 TFSI, utilizam tecnologia LED, que oferecem maior eficiência na iluminação e maior vida útil. Na traseira, as novas lanternas com luzes de LEDs trazem, na versão top, indicação de direção dinâmica. Os indicadores direcionais dinâmicos são de série na versão que utiliza os faróis de LEDs.
Motores
O moto r 2.0 TFSI tem 252 cv de potência e 370 Nm de torque, disponíveis entre 1.600 e 4.500 rpm. A unidade de dois litros, de baixo peso, com 1.984 cm³, acelera o novo A6 Sedan com tração dianteira de zero a 100 km/h em 6,7 segundos e o leva a uma velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h.
Já o moto r 3.0 TFSI recebeu importantes alterações e agora desenvolve 333 cv e tem torque de 440 Nm entre 2.900 e 5.300 rpm. O V6 de 2.995 cm³ utiliza um compressor mecânico posicionado no interior do V entre as duas bancadas de cilindros para comprimir o ar na admissão. Uma nova embreagem eletromagnética desativa o compressor em situações de baixa e média solicitação e rotação do moto r. Dupla injeção, comandos de válvulas de admissão e escapamento reguláveis e várias providências para reduzir o atrito interno são uma demonstração da tecnologia de eficiência da Audi.
O câmbio S tronic de sete marchas é equipamento de série com os dois moto res. No modo "efficiency" (eficiência) do sistema Audi Drive Select, que permite ainda escolher entre outros modos de condução como comfort (conforto), auto (automático), dynamic (dinâmico) e individual (no qual o moto rista ajusta características de moto r, transmissão, direção, entre outros sistemas, conforme sua preferência), a caixa S tronic ativa a função "roda livre" assim que o moto rista tira o pé do acelerador, deixando o carro rolar sem interferência do moto r.
Segurança
Os pneus foram otimizados quanto à resistência à rolagem sem comprometer seu desempenho. O A6 Ambiente tem rodas de 18 polegadas e as do Ambition têm 19 polegadas de diâmetro. Em todas as versões, os freios dianteiros têm discos ventilados internamente. As duas versões são equipadas na dianteira com pinças fixas de alumínio que são três quilos mais leves que as de conjuntos anteriores. O freio de estacionamento eletromecânico está integrado aos freios traseiros e traz a função Auto Hold, que impede o deslocamento acidental do veículo em paradas, permitindo que o moto rista retire o pé do pedal de freio sem que as rodas sejam liberadas. O sistema solta o freio assim que o acelerador é pressionado.
O sistema de controle de estabilidade (ESC) também traz várias melhorias. A ativação do modo "sport" reduz significativamente a intervenção no moto r e, de certa forma, minimiza a intervenção dos freios. O vetoreamento de torque – uma sub-função do ESC – melhora a dirigibilidade em curvas rápidas freando ligeiramente a roda interna dianteira que está submetida a uma carga reduzida. Desta forma, o carro tende naturalmente a seguir a trajetória desejada pelo condutor.
As duas opções trazem ainda o sistema de partida sem chave Keyless Go, que também trava e destrava as portas por meio de um sensor presencial sem precisar que o moto rista tire a chave do bolso.
O sedã 3.0 TFSI Ambition conta com sistema de controle da velocidade de cruzeiro adaptativo (piloto automático), que mantém distância constante do veículo que trafega à frente graças a um radar que ajusta a velocidade. Ambos os dados são programados pelo moto rista no sistema, diminuindo o risco de acidentes.
Equipamentos
A versão Ambition 3.0 TFSI conta com head-up display, dispositivo que projeta informações no para-brisa como dados de navegação, velocidade, controle de cruzeiro adaptativo e mensagens de advertência, no nível dos olhos do moto rista, evitando que seja necessário desviar a atenção do caminho. As duas versões trazem câmera de ré e sensores de estacionamento de série. O sistema de informações ao moto rista é operado pelo volante esportivo multifuncional.
O segundo nível de controle é através da unidade do Audi Multi Media Interface Navigation Plus, no console do túnel central, que traz mapas em 3D, disco rígido de 20 Gigabytes para o armazenamento de músicas nos formatos WMA e MP3, Bluetooth, comandos por voz e entrada USB. O monitor do MMI emerge automaticamente do painel de instrumentos quando o dispositivo é ligado. Um dos pontos altos do novo A6 é o sistema altamente eficiente de ar-condicionado, com duas zonas independentes de temperatura.
O novo Audi A6 traz de série em todas as versões o rádio MMI Plus com controle por voz e sistema de navegação, além dos sistemas Audi Connect e conexão via Bluetooth para smartphones. A versão Ambiente oferece ainda o eficiente Audi Sound System, enquanto a Ambition, que também dispõe de DVD player, conta com sistema de som Bose, um dos mais perfeitos do mundo, com 14 alto-falantes, speaker central e subwoofer, totalizando 472 watts de potência.
Outro destaque é o MMI touch, que permite ao moto rista escrever letras ou números na tela com o dedo para dar entrada ao destino desejado no navegador ou para encontrar um número de telefone, por exemplo. O sistema fornece um feedback acústico a cada caractere inserido para que o moto rista não precise tirar os olhos do caminho. É preciso apenas entrar com algumas letras para que um destino completo seja sugerido, de forma semelhante ao que ocorre em uma busca no Google.
Paralelamente, o sistema MMI Navigation Plus também pode ser controlado de forma tradicional por meio do terminal MMI e do volante multifuncional. Além disso, também é possível usar o controle por voz para inserir endereços e números de telefone. Além do mapa mostrado no monitor, uma segunda versão é apresentada no campo de visão direto do moto rista no display colorido de sete polegadas colocado entre o velocímetro e o conta-giros.
Cores e preços
O espectro de cores internas é diversificado. A paleta foi completamente revisada e agora contém quatro cores de série – preto, bege, marrom ou cinza. Na versão Ambition, os bancos são revestidos de couro Milano e na Ambiente, de couro sintético. A lista de cores externas contém as tonalidades Branco Ibis, Preto Brilhante, Prata Florete, Branco Geleira, Azul Aviador, Preto Aviador, Cinza Oolong, Preto Mito, Cinza Dakota, Cinza Tornado e Azul Luar.
O novo A6 é oferecido no Brasil em duas versões: Ambiente 2.0 TSFI e Ambition 3.0 TFSI, ambas com transmissão S tronic de dupla embreagem com sete marchas. A versão topo de linha tem moto r V6 de 330 cv e tração integral Quattro sob demanda. Com moto r 2.0 litros TFSI, o modelo tem preço sugerido de R$ 260,1 mil. Já com o moto r 3.0 TFSI, o preço sobe para R$ 335,1 mil. O único opcional oferecido é a pintura metálica ou perolizada, por R$ 2.000.
Revista Comprecar
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