Fiat Toro ganha novo motor flex de 2.4 litros
Batizado de Tigershark, motor estará associado a caixa automática de nove marchas na picape
Apesar do bom resultado de vendas da picape intermediária da Fiat, que foi lançada no primeiro semestre deste ano, a picape ainda estava devendo um melhor desempenho com a versão flex. Enquanto a versão diesel entregava um ótimo desempenho, a versão flex deixava a desejar, principalmente quando carregada.
E justamente para compensar essa deficiência, a Fiat resolveu disponibilizar uma versão flex mais potente. Assim, a marca acaba de lançar a versão Toro Freedom 2.4 Flex AT9, equipada com o moto r global da Fiat Chrysler Automobiles: o 2.4 Tigershark Multiair Flex 16V. De última geração, ele rende até 186 cv de potência e 24,9 kgfm de torque máximo. Para acompanhar este moto r, a nova versão vem equipada com o câmbio automático de nove marchas (o mesmo da versão diesel) e sistema Start & Stop.
A nova versão Toro Freedom 2.4 Flex AT9 ainda inclui novas tecnologias, como:
- HCSS (Heated Cold Start System). Um recurso desenvolvido pela Magnetti Marelli que dispensa o reservatório de gasolina suplementar para partida a frio em um sistema flex.
- Start/Stop – um sistema que tem como objetivo a economia de combustível, chegando até 20% de combustível em trânsito urbano congestionado. O sistema desliga o moto r de forma instantânea quando o veículo faz paradas curtas, e volta a ligá-lo automaticamente quando o moto rista aciona novamente o acelerador.
- Tecla Sport – localizada no centro do painel, muda o mapa de calibração do moto r, deixando a picape mais ágil e com um comportamento mais esportivo.
Para diferenciar a nova versão, além de todos os itens de série da Freedom 1.8 Flex, essa versão acrescenta de série: capota marítima, retrovisores elétricos, brake light, luz de caçamba, sensor de pressão nos pneus, volante em couro + tecla áudio + borboletas para as trocas de marchas, rodas “Super Spoke” de 16 polegadas, além da opção da nova cor perolizada exclusiva para essa versão, a Branco Polar.
A Toro Freedom 2.4 Flex AT9 conta ainda com os seguintes opcionais: teto solar elétrico, barras longitudinais no teto, faróis de neblina, bancos revestidos parcialmente em couro, sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, câmara de ré, Uconnnect Touch Nav 5 polegadas (central multimídia com tela de 5”, navegação GPS, comandos de voz Bluetooth, áudio Streaming, entrada aux, porta USB, MP3 e rádio AM/FM), rodas de liga leve 6.5 x 17” + pneus de uso misto, mais side bags dianteiros, window bags e knee bag (air bag de joelho moto rista).
Motor 2.4 Flex Tigershark
O nome Tigershark é uma menção ao Tubarão Tigre, e também a um avião caça-bombardeiro americano. Este novo moto r flexível quatro cilindros 2.4 litros de 16 válvulas da família Tigershark é produzido no México, na nova fábrica de moto res de Saltillo, de onde também saem também os moto res V8 da FCA HEMI 5.7 e Hellcat 6.2.
Um moto r inteiramente em alumínio, inclusive o bloco, para menor peso e melhor troca de calor. Os quatro pistões de altura reduzida contam com pinos flutuantes, além de revestimento especial (Diamond-Like Carbon), tudo para reduzir o atrito interno. Estes pistões se ligam a um virabrequim forjado, de maior resistência e durabilidade. Aliás, todos os componentes internos deste moto r foram especialmente projetados para trabalhar com o Start/Stop que, com múltiplas partidas no trânsito urbano, exige mais das especificações do moto r.
O moto r Tigershark 2.4, além de maximizado para durabilidade, foi projetado para tirar o máximo proveito da combustão através do sistema MultiAir2, responsável por variar o tempo e abertura das válvulas de admissão por um sistema eletro-hidráulico (comandado pelo gerenciamento eletrônico do moto r). Este sistema melhora a eficiência da queima do combustível e reduz as emissões de escape.
- Bobinas de ignição aplicadas diretamente nas velas, que tem eletrodos de platina e irídio.
- Ventilador do radiador e bomba de combustível, que contam com gerenciamento eletrônico tipo PWM.
- Alternador inteligente, que aproveita momentos de desaceleração ou frenagem do veículo para recarregar a bateria com mais intensidade, economizando combustível.
- Comando de válvulas acionado por corrente metálica extremamente silenciosa e durável, não necessitando de reposição.
- Correia Poli-V secundária (dos órgãos auxiliares) conta com tensionador automático.
O resultado de tudo isto, é uma potência de 186 cv a 6.400 rpm, com etanol / 174cv, com gasolina. A 2 mil rpm já se tem 91% de seu torque máximo (24,9 kgfm a 4.000 rpm, etanol / 23,5 kgfm, gasolina).
De acordo com a fabricante, a velocidade máxima de 200 km/h é alcançada em 6ª marcha e as outras (7ª, 8ª e 9ª) funcionam como overdrive para melhorar o consumo de combustível. O 0-100 km/h anunciado é de 9,9s. Mas a economia não é o ponto forte. Segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, a nova Toro 2.4 percorre 8,6 km/l na cidade, e 10,8 km/l na estrada, com gasolina; e 5,9 km/l e 7,4 km/l, nas mesmas condições, com etanol.
A nova opção terá o mesmo preço que a versão turbodiesel de entrada, R$ 98.730. Com a novidade, a FCA espera que as vendas da picape cresçam de 5% a 7% -- atualmente, 70% do mix de vendas são de versões flexíveis.
Desta forma, a gama da Toro fica da seguinte maneira:
- Toro 1.8 Freedom Etorq Flex A/T6 4x2: R$ 82.930
- Toro 2.4 Freedom Tigershark Flex A/T9 4x2: R$ 98.730 (nova versão)
- Toro 2.0 Freedom Multijet turbodiesel M/T6 4x2: R$ 98.730
- Toro 2.0 Freedom Multijet turbodiesel M/T6 4x4: R$ 107.150
- Toro 2.0 Volcano Multijet turbodiesel A/T9 4x4: R$ 124.550
Revista Comprecar
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