Ford Ka e Ka+ são compactos de muitos recursos
Compacto da Ford agrada pelo conjunto equilibrado e diversos equipamentos de série
O Ford Ka sempre foi conhecido por ser bem equipado. De série, o Ka traz ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos dianteiros, rádio My Connection com comandos de voz e compartimento MyFord Dock no painel para celular com entrada USB. Mas o carro ainda pode contar com mais equipamentos em outras versões como sistema de conectividade SYNC com AppLink e Assistência de Emergência, vidros elétricos traseiros e comandos de rádio no volante.
Desde o lançamento, a linha Ka e Ka+ trouxe como diferencial a proposta de oferecer veículos completos no segmento de entrada no mercado brasileiro. Além de design avançado e amplo espaço interno, traz dois moto res fortes e econômicos – o 1.0 TiVCT de três cilindros e o Sigma 1.5, ambos flex – e um nível superior de equipamentos de conforto e conveniência de série para se destacar da concorrência.
A versão de entrada, SE, já vem com: ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, sistema Isofix para cadeiras infantis e sistema de áudio com conexão Bluetooth, além de airbag duplo e sistema de freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem.
A versão SE Plus inclui sistema de conectividade SYNC com comandos de voz para áudio e telefone, leitor de SMS, download automático dos contatos da agenda do celular, controles de áudio e telefone no volante, sistema AppLink para acesso a aplicativos de smartphones e Assistência de Emergência, que faz uma ligação ao SAMU, através de um celular pareado, em caso de acidentes com acionamento dos airbags ou corte de combustível.
A versão SEL traz ainda itens normalmente vistos somente em carros de segmento superior, como controle eletrônico de estabilidade e de tração (AdvanceTrac) e assistente de partida em rampa, além de alarme, computador de bordo, faróis de neblina e pneus verdes 195/55 R15. O novo Ka+ 1.5 SEL Plus acrescenta ainda bancos de couro e sensor de ré
A linha 2017 do Ka e do Ka+, trouxe ainda mais novidades que aumentam a competitividade dos seus dois modelos compactos globais.
Toda a linha agora vem de série com cinto de segurança traseiro central de três pontos e apoio de cabeça traseiro central. Outro item de série do Ka é o banco traseiro bipartido na proporção 60/40, que dá mais flexibilidade no uso combinado do espaço interno e do porta-malas, com o rebatimento.
O Ka+ também tem uma nova versão, o 1.5 SEL Plus, com dois equipamentos exclusivos: bancos revestidos em couro e sensor de estacionamento traseiro.
Porta-objetos
A praticidade da cabine é um dos aspectos que chamam a atenção no projeto moderno do Novo Ka. O compacto conta com 21 porta-objetos distribuídos no veículo, que aumentam a comodidade a bordo, com espaços para transportar diferentes tipos de pertences, desde uma garrafa ou guarda-chuva até um par de sapatos ou celular (veja neste link).
Console central, porta-luvas, porta-garrafas e porta-objetos nas laterais das portas são alguns dos nichos destacados no vídeo. Além de acomodar duas garrafas, de 1 litro e 600 ml, as portas contam com espaço para um guarda-chuva. A rede porta-objetos ao lado do console central é uma solução inteligente para transportar pequenos volumes de forma prática e segura.
O porta-valores na lateral do painel - que só pode ser acessado quando a porta do moto rista está aberta - serve para guardar itens pessoais quando se está fora do veículo. O MyFord Dock é outra inovação que revela o conceito avançado do compacto global da Ford. Presente na versão de entrada SE, que não vem equipada com sistema de conectividade SYNC, esse compartimento no painel tem uma tampa ajustável e permite fixar celulares de diferentes tamanhos, deixando a tela visível para o moto rista.
Os demais espaços úteis do Novo Ka incluem uma prateleira no console com tapete emborrachado para evitar ruídos, tomada de força, entrada USB, porta-copos/latas para os ocupantes da frente e de trás, porta-revistas atrás dos bancos dianteiros e porta-objetos nas laterais do banco traseiro.
Somam-se a eles, também, vários itens de conveniência, como abertura elétrica do porta-malas de série, comandada pelo controle re moto ou botão no painel, coluna de direção com ajuste de altura e, na versão SEL, também ajuste de altura do banco do moto rista. A cabine em estilo cockpit traz ainda volante ergonômico, banco com bom apoio lateral e comandos intuitivos que favorecem o conforto.
Equipamentos de segurança
O compacto ainda agrega segurança com alguns equipamentos, entre as quais se incluem controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e assistência de emergência.
Airbags duplos e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem e controle em curvas fazem parte dos seus itens de segurança. O assistente de partida em rampas evita que o carro deslize para trás em ladeiras, seja de frente ou de ré, quando se tira o pé do freio. O sistema mantém o veículo parado por até 3 segundos até o moto rista acelerar novamente.
Outra novidade de conveniência e conforto é a assistência de emergência, que ao detectar o acionamento dos airbags ou do corte de combustível liga automaticamente para o serviço de atendimento de urgência, informando a localização do veículo pelas coordenadas de GPS.
O controle eletrônico de estabilidade e o controle de tração (AdvanceTrac), presentes na versão SEL, funcionam junto com o ABS para manter o veículo na direção desejada, monitorando a sua velocidade, a posição do acelerador e o ângulo do volante. Se uma das rodas derrapa, ele controla o seu deslizamento por meio do torque do moto r e da aplicação seletiva dos freios.
Novo plano de manutenção
Junto com os modelos 2017 do Ka e do Ka+ a Ford adota também um novo plano de revisão com preço fixo que reduz o custo total de posse dos veículos. São apenas três revisões durante os três primeiros anos de uso, a cada 12 meses ou 10.000 km, gerando mais economia.
A primeira revisão, aos 12 meses ou 10.000 km, sai por R$268; a segunda, aos 24 meses ou 20.000 km, por R$344; e a terceira, aos 36 meses ou 30.000 km, custa R$428. Isso representa, no total, um custo 32% menor comparado ao plano anterior.
O Ka 1.0 TiVCT 2017 parte de R$41.990 e, com o moto r Sigma 1.5, de R$45.990. O Ka+ 2017 tem preço a partir de R$44.990 na versão 1.0 TiVCT e de R$48.990 na versão Sigma 1.5. Para saber mais, acesse: www.andretaford.com.br
Revista Comprecar
- Notícias 27/11/2024 Audi do Brasil e LATAM Pass iniciam campanha inédita Para oferecer 500 mil pontos aos clientes que comprarem o Audi Q5 híbrido no Brasil
- Notícias 26/11/2024 Hyundai Tucson fabricado no Brasil Volta a ser comercializado em versão atualizada
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca
- Notícias 22/11/2024 Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
- Notícias 21/11/2024 Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas Verdadeiro sucesso no mercado nacional