Hyundai apresenta temporada 2023 da Copa HB20
Campeonato com oito etapas passa a contar com modelo renovado do HB20
A maior competição monomarca do automobilismo nacional, a Copa Shell Hyundai HB20, realiza neste fim de semana, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), a primeira etapa de sua temporada 2023. A grande novidade é a chegada da versão de corrida do Novo Hyundai HB20, modelo lançado no último mês de julho, que conquistou em 2022 o segundo ano consecutivo de liderança geral em vendas entre carros de passeio no Brasil. A categoria corre pelos principais autódromos brasileiros, reunindo grids com mais de 40 carros, sempre com grandes disputas que o público pode acompanhar em várias plataformas, como YouTube, e também pela TV.
Desde sua criação, em 2019, a Copa Shell Hyundai HB20 tem comprovado toda qualidade e confiabilidade dos motores Hyundai. Para se ter uma ideia, a competição já realizou 64 provas em toda sua história, com aproximadamente 40 carros no total em cada temporada, registrando, durante os quatro anos de disputas, zero intercorrências referentes a motorização da fabricante sul-coreana. A competição é também a série que mais cresce na história do automobilismo nacional e tem se mostrado uma excelente plataforma dentro e fora dos circuitos, com disputas emocionantes na pista e atraindo mais de 130 marcas que alavancam a iniciativa B2B, com ações de relacionamento e engajamento de clientes.
A Copa Shell Hyundai HB20 segue dividida em três categorias: Super, para iniciantes e pilotos de trajetórias mais recentes; Elite, com foco em competidores de nível intermediário; e Pro, dedicada aos pilotos mais experientes e com maior histórico de competições.
Quanto custa uma temporada da Copa Shell Hyundai HB20?
O investimento previsto para a temporada completa da Copa Shell Hyundai HB20, por veículo inscrito, é de R$ 240 mil, o que contempla um pacote de serviços que permite ao piloto simplesmente “sentar e acelerar”, com base no conceito seat and drive.
O que é oferecido para cada piloto?
O valor de R$ 240 mil pela temporada contempla o veículo durante o período do campeonato, sua manutenção e a preparação para cada etapa; o suporte de engenheiros, mecânicos e telemetristas a cada etapa; a logística do veículo para cada autódromo; a estrutura de pista e autódromo; um (1) novo jogo de pneus para cada etapa (serão usados às sextas, sábados e domingos) e combustível para todo o final de semana.
Como é a preparação dos carros?
O carro utilizado na competição é o HB20 equipado com motor 1.6 aspirado e câmbio automático com paddle shift. Os veículos que vão compor o grid devem ser rigorosamente idênticos entre si e apresentar o desempenho e a segurança exigidos pela Hyundai. Todos foram produzidos em um lote único, na fábrica de Piracicaba (SP), e, posteriormente, preparados por uma equipe também única chamada H-Racing, com os mesmos equipamentos resistentes e duráveis, para garantir que nenhum piloto fique em desvantagem e, principalmente, proporcionar maior sinergia dos custos envolvidos.
A configuração recebida vai possibilitar atingir com a “potência máxima de roda” uma cavalaria 20% superior à original – cerca de 160 cv –, podendo alcançar 200 km/h. Todos os carros são abastecidos com Shell V-Power Etanol.
Como os carros saem da fábrica?
Saem de fábrica pintados na cor branca, sem bancos, acabamento interno, quadro de instrumentos, sistema de áudio e de ar-condicionado, estepe e janelas laterais.
O que é acrescentado nos carros pela H-Racing?
A H-Racing acrescenta reforço estrutural no habitáculo do piloto (santantônio), composto por arco em aço-carbono com oito pontos de fixação, cinto de segurança com seis pontos, extintor de incêndio, sistema de telemetria, injeção ProTune PR4, policarbonato nas janelas laterais e na tampa do porta-malas, suspensão de competição e rodas 15x6. Também são acrescentados banco esportivo tipo concha, provado e aprovado por cada piloto, e identificação visual dos carros, conforme os patrocínios exclusivos dos competidores.
Quantos carros foram preparados no total?
40 carros.
Quantas etapas serão realizadas?
A Copa Shell Hyundai HB20 terá oito etapas que acontecerão aos finais de semana, no formato “rodada dupla” para os carros, ou seja, haverá duas corridas que vão garantir o mesmo número de pontos na classificação geral. A meta é reduzir custos, já que os pilotos utilizarão as mesmas estruturas e logística, sem prejudicar o lado esportivo do campeonato. O total será de 16 provas na temporada.
Como será a transmissão das corridas para o público fora dos autódromos?
Haverá transmissão ao vivo pela RedeTV! da corrida do domingo com resumo da prova do sábado em cada etapa.
Calendário da Copa Shell Hyundai HB20
30/04, em São Paulo (SP)
21/05, em Tarumã (RS)
09/07, em São Paulo (SP)
06/08, em Mogi Guaçu (SP)
27/08, em Goiânia (GO)
27/10, em Nova Santa Rita (RS)
26/11, em Brasília (DF)**
17/12, em São Paulo (SP)
**a confirmar
A primeira etapa da Copa Shell Hyundai HB20 acontece neste fim de semana, no Autódromo Internacional de Interlagos, na capital paulista. No sábado (13), a largada é às 14h45, enquanto no domingo (14) a corrida começa às 15h. A transmissão pela RedeTV! será no domingo a partir das 14h25.
O que acontece no fim de semana da corrida?
Para a Copa, a programação começará na sexta-feira com treinos livres. No sábado, serão realizados os treinos classificatórios, seguidos das duas provas do fim de semana – uma no sábado e outra no domingo. Os horários das corridas poderão variar conforme os locais, em função da programação da transmissão ao vivo pela TV.
Parceiros na realização da Copa Shell Hyundai HB20
H-Racing: criada pelos empresários Daniel Kelemen, Carlos Henrique Martins, Carlos Gurgel e Sergio Martins, a H-Racing é responsável por preparar e manter os veículos de competição, assim como prestar todos os serviços dedicados aos pilotos. Sob o guarda-chuva da H-Racing, estão:
veículos e preparação;
engenheiros, mecânicos e telemetristas;
combustível e um jogo de pneus para cada final de semana de competição;
logística de transporte do veículo;
suporte na elaboração da identidade visual do veículo;
estrutura de apoio e hospitalidade para pilotos em pistas e autódromos.
Vicar: Uma das principais empresas brasileiras no mercado de esporte a motor, a Vicar será a responsável pela organização do evento, Mesmo com custo reduzido em comparação com outros torneios nacionais, a Copa Shell Hyundai HB20 terá uma estrutura de eventos de ponta, trazendo atrações paralelas, divulgação e transmissão de TV ao vivo. A Vicar é promotora também da Stock Car.
Revista Comprecar
- Notícias 29/11/2024 Volvo Cars apresenta a melhor XC90 de todos os tempos Nova e aprimorada
- Notícias 29/11/2024 GWM oferece inspeção e lavagem grátis em campanha de férias Para todos os seus clientes
- Notícias 27/11/2024 Audi do Brasil e LATAM Pass iniciam campanha inédita Para oferecer 500 mil pontos aos clientes que comprarem o Audi Q5 híbrido no Brasil
- Notícias 26/11/2024 Hyundai Tucson fabricado no Brasil Volta a ser comercializado em versão atualizada
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca