Hyundai é primeira fabricante de automóveis a entrar no Hub de Economia Circular Brasil
Ao reduzir, reutilizar, recuperar, reciclar insumos e transformar produtos em serviços, economia circular pode auxiliar em uma redução de 39% das emissões
A Hyundai anuncia sua entrada no Hub de Economia Circular Brasil (Hub-EC), o primeiro hub criado na América Latina a integrar empresas de diversos segmentos e portes comprometidas com a transição circular. A companhia é a primeira do setor automobilístico a integrar o ecossistema, com o intuito de explorar oportunidades e, em parceria com os demais membros, viabilizar sistemas conjuntos de economia circular, com o olhar para novos materiais e descarbonização. A montadora, que tem como meta global alcançar o net zero até 2045, vai difundir internamente os principais conceitos associados ao tema e fortalecer práticas de governança, se preparando para as novas regulamentações da indústria.
Em suas primeiras interações com o Hub-EC, a Hyundai já apresentou iniciativas práticas nas dimensões de fluxo e fornecimento circular em seu complexo industrial de Piracicaba (SP): os resíduos do produto selante, utilizado na pintura das carrocerias, por exemplo, estão sendo reaproveitados na fabricação de artigos poliméricos, como antiderrapantes. E as bitucas de cigarro descartadas, são transformadas em massa celulósica por meio de um processo pioneiro de reciclagem, com tecnologia brasileira, seguindo para a produção de papel artesanal e reciclado.
Criado pela organização Exchange 4 Change Brasil (E4CB), que orienta a transição para a economia circular no país, o Hub-EC reúne empresas como Gerdau, Electrolux, Tomra, Covestro, Plastiweber e Wise Plásticos entre seus membros.
As iniciativas de sustentabilidade da Hyundai Motor Brasil têm sido reconhecidas por importantes órgãos no país. Recentemente, a companhia foi a única fabricante de automóveis premiada no 26º Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental, por suas iniciativas voltadas à sustentabilidade nos processos produtivos. Também foi certificada com o selo Ouro GHG Protocol pelo quarto ano consecutivo, que reconhece empresas que têm controle, gestão e transparência no tratamento dos gases de efeito estufa. Entre as ações sociais, destacam-se, nos últimos oito anos, o Projeto Sorriso Cidadão, em que a Hyundai, a Prefeitura de Piracicaba e o Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba beneficiaram mais de 60 mil pessoas oferecendo tratamento odontológico básico com consultórios adaptados em trailers.
A circularidade tende a estar cada vez mais nas estratégias de baixo carbono das empresas, com o uso de novas fontes de matéria prima, a transformação de processos e a integração da cadeia produtiva, de modo a influenciar também a mudança de atitude dos consumidores na escolha de produtos e serviços. De acordo com a organização Circle Economy, o mindset circular aplicado aos negócios pode auxiliar em uma redução de 39% das emissões de gases de efeito estufa até 2032, ao reduzir, reutilizar, recuperar, reciclar insumos e transformar produtos em serviços.
O foco do Hub-EC em 2023 é mostrar como as soluções circulares contribuem para as metas net zero e auxiliam as empresas em suas agendas ESG. O Hub-EC foi listado como uma iniciativa necessária à implementação efetiva da economia circular no Brasil no Roadmap de Economia Circular, elaborado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) com o Centro e Rede de Tecnologia Climática (CTCN) da ONU.
Confira a linha completa Hyundai nas concessionárias HMB Andreta (https://andretahmb.com.br/)
Revista Comprecar
- Notícias 29/11/2024 Volvo Cars apresenta a melhor XC90 de todos os tempos Nova e aprimorada
- Notícias 29/11/2024 GWM oferece inspeção e lavagem grátis em campanha de férias Para todos os seus clientes
- Notícias 27/11/2024 Audi do Brasil e LATAM Pass iniciam campanha inédita Para oferecer 500 mil pontos aos clientes que comprarem o Audi Q5 híbrido no Brasil
- Notícias 26/11/2024 Hyundai Tucson fabricado no Brasil Volta a ser comercializado em versão atualizada
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca