Jaguar trará de volta o primeiro superesportivo do mundo

Divisão Jaguar Classic irá produzir o superesportivo XKSS de 57, depois de quase 60 anos
Exatos 59 anos depois, o Jaguar XKSS, modelo considerado o primeiro superesportivo do mundo, voltará a sair das linhas de produção da histórica fábrica da marca britânica em Browns Lane, na Inglaterra. Nove unidades serão produzidas manualmente seguindo as exatas especificações daquelas fabricadas em 1957. Os veículos irão ocupar o lugar daqueles que se perderam durante o famoso incêndio na fábrica de Browns Lane.
A volta do XKSS é o mais novo projeto da Jaguar Land Rover Classic, divisão responsável por oferecer peças e serviços para veículos clássicos das marcas britânicas em todo o mundo, além de experiências inesquecíveis a bordo de veículos que entraram para a história da indústria automobilística mundial.
Apenas 16 unidades do XKSS foram produzidas e deveriam ser exportadas para os Estados Unidos, mas um incêndio na fábrica da marca em Browns Lane, em 1957 destruiu nove veículos que estavam praticamente prontos. Agora, 59 anos depois, a Jaguar dispõem-se produzir essas mesmas unidades do XKSS, que serão destinadas a um grupo seleto de clientes e colecionadores.
Os conhecimentos adquiridos no projeto E-Type Lightweight serão utilizados na construção destas nove réplicas ultraexclusivas. Todas as unidades serão produzidas manualmente nas oficinas da Jaguar em Warwick.
Os veículos serão produzidos com as mesmas especificações das primeiras 16 unidades produzidas em 1957 e a Jaguar irá certificar-se de cada detalhe esteja idêntico. Cada uma das nove unidades deverá ser vendida com preço que ultrapassa um milhão de libras esterlinas.
A história
A história do XKSS começa com as três vitórias consecutivas da Jaguar em Le Mans em 1955, 1956 e 1957 com o impressionante D-Type.
Após o tricampeonato, em a 14 de janeiro de 1957, o fundador da Jaguar Sir Williams Lyons decidiu transformar os 25 veículos D-Type que já estavam produzidos para competição em versões de rua, com inúmeras adaptações externas. Nascia aí o XKSS, considerado o primeiro veículo superesportivo do mundo.
Entre estas alterações incluíram-se um para-brisas mais alto, uma porta adicional no lado do passageiro, a retirada da divisão entre condutor e passageiro, bem como a supressão do famoso spoiler atrás do banco do condutor. As novas unidades do XKSS deverão chegar aos colecionadores no início de 2017.
O XKSS é uma versão do Jaguar D-TYPE, tricampeão das 24 Horas de Le Mans, adaptada para as ruas. O modelo é equipado com moto r de 3.4 litros e seis cilindros em linha, capaz de desenvolver 250 cv de potência e 325 Nm de torque.
Equipado com transmissão manual de 4 velocidades, o modelo era capaz de sair da imobilidade aos 100 km/h em apenas 5,5 segundos, e alcançar os 230 km/h de velocidade final.
Revista Comprecar
- Notícias 29/04/2025 Ford faz primeira exibição das novas picapes Tremor Na Agrishow 2025
- Notícias 28/04/2025 GWM Brasil apresenta linha 2026 do ORA 03 Com nova identidade visual e mais tecnologia
- Notícias 28/04/2025 Volkswagen marca presença na Agrishow 2025 Estande da VW vai exibir o Novo Nivus GTS ao público pela primeira vez;
- Notícias 24/04/2025 Fiat é a marca oficial de picapes da Agrishow 2025 Família de picapes da Fiat, líder do mercado nacional, é destaque em um dos maiores eventos agro do país
- Notícias 24/04/2025 HB20 e CRETA ganham conectividade Bluelink® Em todas as configurações da linha 2025/26