Jeep Compass chega para inovar o segmento dos SUVs
Veículo produzido no Brasil é o mais tecnológico e com itens inéditos de segurança
O Jeep Compass, recentemente apresentado pela marca à imprensa especializada e aos concessionários, está chegando em breve à concessionária Jeep Bicudo, na cidade de Itu. Sua proposta tem como objetivo revolucionar o segmento de SUVs médios, assim como Renegade fez na categoria de SUVs compactos. E atributos para isso, o Compass tem de sobra.
Inteiramente novo, Jeep Compass trouxe apenas o nome da geração anterior (que era importada). Agora, produzido na mais moderna fábrica da FCA (Fiat Chrysler Automobiles), em Goiana - PE, o novo modelo é o próximo passo acima, depois do Renegade. Assim ele tem como concorrentes diretos o Hyundai IX35, o Mitsubishi ASX e o inexistente Kia Sportage. Com o seu pacote de equipamentos de fábrica, e faixa de preço, o Compass tem condição de brigar, inclusive, com produtos de categoria premiun como Audi Q3, BMW X1 e Mercedes GLA. Além de sua tecnologia de ponta, o novo SUV médio da Jeep mantém a excelente capacidade no fora de estrada, dos demais veículos da Jeep. Agora, a linha Jeep está completa, Renegade (compacto); Compass (médio); Cherokee (médio-grande); Grand Cherokee (grande) e Wrangler (fora de estrada extremo).
Pela primeira vez em um veículo produzido no Brasil, o veículo contará com um conjunto avançadíssimo de itens de segurança, que inclui controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC), monitoramento de mudança de faixa (LDW) e aviso/prevenção de colisão frontal (FCWp), entre outros.
A mecânica do Jeep Compass repete em grande parte a receita do Renegade. Derivando da plataforma small-wide 4x4, uma das novidades no Compass é um novo moto r 2.0 litros flex batizado de Tigershark. O câmbio é o já conhecido automático de 6 marchas, sempre com tração 4x2 dianteira.
Outras configurações do novo SUV estarão equipadas pelo também já conhecido moto r turbo diesel 2.0 litros Multijet II. Dentro do segmento que o Compass concorre, ele é o único equipado com moto r diesel. Nessa configuração, ele também conta com a exclusiva transmissão automática de 9 marchas, associada sempre a tração 4x4 Active Drive Low, já vista no Renegade.
O Jeep Compass estará disponível nas seguintes versões: Sport, Longitude e Limited, equipadas com o 2.0 Tigershark flex; e a Longitude e a Trailhawk com o 2.0 diesel Multijet II.
Design
O novo Jeep Compass foi inspirado no irmão maior Grand Cherokee. Ele traz as características típicas (grade de sete fendas e para-lamas de contornos trapezoidais), e traços que remetem ao modelo mais sofisticados da marca.
Os conjuntos óticos ganharam assinaturas em LEDs, tanto na dianteira como na traseira, de série desde a versão inicial. A iluminação frontal conta também com luzes diurnas e faróis de neblina, e projetores do tipo canhão que podem ser de iluminação xenon nas versões Trailhawk e Limited.
O Jeep Compass traz os já famosos “easter eggs” da marca já vistos no Renegade. Assim como as crianças que procuram os ovos na Páscoa, a diversão aqui é procurar detalhes curiosos escondidos onde menos se imagina. Há desde uma salamandra (símbolo dos escaladores) até o monstro do Lago Ness, passando por rastros dos pneus do pioneiro Jeep Willys MB.
Tecnologia inédita
O Jeep Compass é um veículo muito sofisticado. Pra começar, já inclui a chave de presença Keyless Enter ’n’ Go (de série a partir das versões Longitude). Com a chave no bolso é possível entrar no veículo e dar a partida apertando o botão na coluna de direção. A chave de presença pode ainda contar com a opção da partida remota do moto r, possibilitando ligar o veículo a distância, e climatizar a cabine antes de entrar no carro.
No painel de instrumentos esta uma tela configurável de TFT (presente em todas as versões)que conta com quase duas dezenas de informações, distribuídas entre o computador de bordo e de outros sistemas como: sistema de áudio, navegação GPS, telefonia e recursos de segurança. Ela também pode ser colorida de 7 polegadas (de acordo com a versão). Tudo acionado por botões no volante, que também abriga controle de velocidade de cruzeiro (incluindo ACC, quando equipado), do limitador de velocidade e de áudio. O Compass também pode trazer bancos elétricos para moto rista (8 direções) e passageiro (4).
Todo Jeep Compass contará com o sistema multimídia Uconnect com tela sensível, navegador GPS embutido, câmera de ré e conexões Bluetooth e USB, sendo que já a partir da versão Longitude, o monitor é colorido de 8,4 polegadas, com funções extras como controle do ar-condicionado e comandos de voz. Nesse sistema opcional, áudio fica ainda melhor com o som da marca Beats, que tem 506 Watts de potência distribuídos por 9 alto-falantes e subwoofer.
Segurança exemplar
O pacote de série do Compass inclui controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistema anticapotamento (ERM), sistema de monitoramento de pressão de pneus (TPMS), controle de velocidade de cruzeiro, controle de partida em subida, assistente de partida em rampa (HSA), freios a disco nas quatro rodas com ABS, três pontos de fixação de cadeiras infantis Isofix, repetidores de direção nos retrovisores externos, faróis de neblina com função cornering (acende do lado que se esterça em manobras ou em baixas velocidades) e direção de torque dinâmico (DST), que induz o condutor a virar o volante corretamente em uma situação de perda de aderência.
Entre os opcionais para as versões Sport e Longitude (de série para Limited e Trailhawk) existem mais dois airbags laterais, dois de cortina e um para os joelhos do moto rista, totalizando sete bolsas quando somadas às duas frontais obrigatórias. O maior destaque é o conjunto de recursos, que faz o Jeep Compass atingir um patamar inédito entre os veículos nacionais. Ele é formado pelo controle de adaptativo de velocidade (ACC), monitoramento de mudança de faixa (LDW), farol alto automático (AHB) e aviso e prevenção de colisão frontal (FCWP), que engloba frenagem automática.
Outro item de alta tecnologia é o sistema de estacionamento automático, o Park Assist, que opera em vagas paralelas e perpendiculares. O volante vira sozinho numa manobra de estacionamento, onde o moto rista só precisa acelerar e frear, e selecionar a marcha no câmbio.
Maior desempenho
O Jeep Compass entrega rendimento compatível com sua proposta. As versões flex contam com moto r 2.0 litros Tigershark flex. Ele entrega 166 cv de potência, e 20,5 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio automático de 6 marchas, com aletas atrás do volante (a partir da opção Longitude).
Nas versões diesel está o moto r 2.0 Multijet II turbo, sempre associado a caixa automática de 9 marchas (sempre com aletas atrás do volante) e tração 4x4 Jeep Active Drive Low. Sua potência máxima é de 170 cv, com 35,7 kgfm de torque máximo (o maior torque da categoria), com 80% (28,5 kgfm) já disponível à partir de 1.500 rpm.
Com função 4WD Low (reduzida), a tração Jeep Active Drive Low presente em todas as configurações a diesel, é responsável também pelo melhor desempenho off-road do segmento. Ela acompanha o sistema Selec-Terrain (único na categoria) que prepara o veículo para lidar da melhor forma possível com o piso. Basta girar o seletor no console central e o conjunto mecânico se adapta aos modos Snow (neve, para terrenos escorregadios), Sand (areia), Mud (lama) e Rock (pedra), este último exclusivo da versão Trailhawk. Ou então o Compass faz tudo sozinho no modo Auto. Como o câmbio tem nove marchas, ele usa normalmente da segunda a nona. A primeira marcha só é engatada quando o moto rista seleciona o modo LOW na tração.
Além disso, quando a tração nas quatro rodas não é necessária, o eixo traseiro fica totalmente desconectado, para economizar combustível e reduzir o desgaste dos componentes. A unidade de transferência de força (PTU) localizada na dianteira reacopla automaticamente o eixo cardã que distribui o torque para as rodas de trás, caso seja detectada uma situação de risco ou de perda de aderência nas rodas dianteiras. Ao iniciar uma subida com os limpadores do para-brisa acionados, o sistema entende que o piso está escorregadio e já se antecipa, selecionando o modo mais adequado de tração.
Versão Trailhawk
A capacidade fora-de-estrada do Jeep Compass na versão Trailhawk, é ampliada com várias alterações: suspensão 2 cm mais alta, pneus especiais de uso misto, placas extras de proteção sob a carroceria e o adesivo preto fosco no centro do capô (que tem a função prática de eliminar o ofuscamento do moto rista, cortando reflexos indesejados do sol ou outra fonte externa de luz).
Essa versão recebe o selo Trail Rated 4x4, atestando que o veículo superou critérios da Jeep para cinco quesitos: articulação, distância do solo, dirigibilidade adequada no fora-de-estrada, transposição na água (de até 48 cm de profundidade) e tração eficiente.
Preços
O Jeep Compass pode já ser encomendado na concessionária Jeep Bicudo de Itu. Muito em breve, o modelo estará disponível para test-drive. Os preços das versões disponíveis são os seguintes:
Compass 2.0 Sport Flex AT6: R$ 99.990
Compass 2.0 Longitude Flex AT6: R$ 106.990
Compass 2.0 Opening Edition Flex: R$ 109.990
Compass 2.0 Limited Flex AT6: R$ 124.990
Compass 2.0 Longitude Diesel AT9: R$ 132.990
Compass Trailhawk Diesel AT9: R$ 149.990
Para conhecer uma oferta de outros modeles da Jeep Bicudo, clique AQUI!
A Jeep Bicudo Itu fica na Av. Tiradentes 674, Vila Nova – Itu. Mais informações pelo telefone (11) 2118-3333
Revista Comprecar
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