Jeep Renegade conta com sistema 4x4 inédito
FCA utilizou um novo formato de tração nas quatro rodas do Renegade
A FCA realmente inovou no sistema de tração 4x4 do seu SUV Compacto Renegade. Para isso, a empresa foi buscar uma nova forma de distribuir a tração nas quatro rodas.
Tipicamente, no mercado, existem três tipos de tração 4x4, em veículos fora de estrada. O sistema mais comum é aquele onde a tração é normalmente nas rodas traseiras. E através de um alavanca (ou comando elétrico por botão) é acoplado o eixo dianteiro. Também esta presente nesse tipo a possibilidade de reduzida das marchas do câmbio. Esse sistema é visto em praticamente em todas as picapes médias, como: Toyota Hilux, Chevrolet S10, Nissan Frontier, Mitsubishi L200 entre outras. Vários SUVs também usam esse sistema como: Chevrolet Trailblazer, Pajero Dakar, Toyota SW4 entre outros.
Existe ainda alguns sistemas mais elaborados, com tração integral e permanente, que permite um gerenciamento inteligente da tração entre os eixos. Em alguns casos, existe a hipótese de reduzida, em outros não. Esse é o sistema utilizado na picape Volkswagen Amarok (sem reduzida), Land Rover Discovery 4 (com reduzida) e Subaru Forester Turbo XT (sem reduzida), por exemplo. Atenção que os sistemas de tração nesses carros não são iguais. Apenas a topologia básica deles, é de um 4x4 integral/permanente.
Existem ainda sistemas para um “fora de estrada” bem leve, encontrado em alguns crossovers. Nesse modelo, a tração é prioritariamente dianteira, com um acoplamento sob demanda do eixo traseiro. Ela pode ser feita de forma totalmente automática, ou por acionamento de um botão. Mas nunca existe a possibilidade de reduzida. Alguns exemplos de carros que usam essa topologia: Volkswagen Tiguan, Audi Q3 e HondaCR-V. cabe destacar que esses modelos não contam com sistema de redução.
A tração 4x4 do Renegade
Já a FCA inovou bastante no Jeep Renegade. Ele é o primeiro veículo do grupo FCA a utilizar a nova arquitetura “Small-Wide 4x4”, que nasceu para gerar um SUV compacto com tração 4x4.
Trazendo a tecnologia 4x4 da nova geração do Jeep Cherokee, o Jeep Renegade oferece a mais avançada e inteligente tração 4x4 do segmento. O sistema é capaz de enviar até 20 kgfm de torque para as rodas traseiras (se for preciso) para otimizar a aderência.
Basicamente, o sistema do Renegade utiliza a tração nas rodas dianteiras (4x2), transferindo a força para as traseiras (4x4), quando necessário. Mas existem alguns diferenciais, como a presença do sistema de reduzida.
Assim, o sistema 4x4 da Jeep, batizado de “Active Drive Low”, consegue entregar performance muito parecida com os sistemas mais tradicionais de 4x4, com a vantagem de melhorar a dirigibilidade do veículo. Por isso o Renegade apresenta o eixo traseiro e unidade de transferência de força (PTU) totalmente desconectáveis. Isso alivia a transmissão quando a tração nas quatro rodas não é necessária e, desse modo, economiza combustível. Assim que a tração 4x4 se faz necessária, ela é acionada instantaneamente. Todas as versões do Renegadediesel trazem o Jeep “Active Drive Low”.
Segundo a engenharia da FCA, basta apenas um giro de 270 graus (3/4 de uma volta) de uma das rodas dianteiras em falso, para o sistema acoplar automaticamente o eixo traseiro. Tudo isso é apoiado pelo programa de estabilidade eletrônico, que distribui a tração entre as rodas, atuando individualmente sobre os freios do veículo, em cada uma das rodas.
Parte dessa função é realizada pelo sistema de controle de tração Selec-Terrain, entrega até cinco modos de operação: Auto (automático), Snow (neve), Sand/Mud (areia/lama) e o exclusivo Rock (pedra) na versão Trailhawk.
O que muda em cada modo 4x4
O Sistema Selec-Terrain tem até 5 modos de seleção de terreno, visando sempre a melhor perfomance no 4x4.
Auto (Modo standard) – Sem qualquer intervenção do motorista, ele automaticamente detecta a necessidade de se acionar a tração 4x4.
Snow (neve) – Ele faz o veículo arrancar com a 2ª marcha, para diminuir a tração excessiva nas rodas. Também utiliza o modo 4x4 integral para minimizar o sobre-esterço, e maximizar a tração divida igualmente entre os eixos dianteiro e traseiro. Inclui ainda o controle eletrônico do torque, para manter as rodas sempre em contato com o solo.
Sand (areia) – Utiliza o modo 4x4 integral. Também permiti um deslizamento maior das rodas (elas patinam mais). É feita uma calibração do acelerador, otimizada para performance em areia. Além disso, as trocas de marchas ocorrem em rotações mais altas, para o veículo não perder força.
Mud (lama) – É usado o modo 4x4 integral. Também permite um deslizamento maior das rodas. E é feita uma calibração do acelerador otimizada para performance em lama.
Rock (pedras) – Esse modo, que é exclusivo da versão Trailhawk, desativa completamente o ESC (controle de tração e estabilidade). Permite um deslizamento maior das rodas, enquanto em aceleração e frenagem. É usado o modo 4x4 integral para controle máximo e distribuição do torque igualmente entre os eixos dianteiro e traseiro. É feita uma calibração do acelerador e da transmissão para melhor controle em reduzida. Ocorre o aumento da capacidade do Brake Lock Differential (BLD) e está disponível somente no modo 4WD Low (reduzida acionada).
O segredo dessa tração esta no sistema de 4x4 que tem a PTU (Power Transfer Unit ou Unidade de transferência de força) com o eixo traseiro desconectável. Assim, o sistema pode fazer o gerenciamento do torque entre os eixos. Além disso, nessa tração 4x4 do Renegade está presente a opção da “reduzida”, como acontece em outros 4x4 tradicionais. Ela é indicada para aumentar a força da tração ao vencer obstáculos, quanto para rebocar carga.
Tanto a reduzida, como o bloqueio de tração entre os eixos, podem ser selecionados por acionamento de botão, no console central do veículo.
Vale destacar que a tração 4x4, bem como o câmbio automático de nove marchas, estão disponíveis em todas as versões do Renegade com motor à diesel, sendo: Sport, Longitude e Trailhawk.
A versão Trailhawk
Para quem exige a melhor da capacidade fora de estrada do Jeep Renegade, tem na versão Trailhawk a escolha ideal para as aventuras mais radicais. Essa versão conta com uma séria de diferenciais:
• Sistema Selec-Terrain com exclusivo modo Rock (pedra)
• Suspensão elevada em 2 cm, para chegar a 22,3 cm de altura livre do solo
• Placas inferiores de proteção e ganchos vermelhos na frente (2) e atrás (1), pelos quais se pode rebocar e içar o carro
• Para-choques especiais, que ajudam a oferecer ângulos muito favoráveis no fora de estrada: 31,3° de entrada, 22,8° de rampa e 33° de rampa
• Rodas exclusivas de 17 polegadas, com pneus de uso misto
• Até 48,3 cm de capacidade de submersão
• Até 1.500 kg de capacidade de reboque (com freio)
Toda linha Jeep pode ser encontrada na concessionária Soma Jeep, que fica na Avenida Professora Izoraida Marques Peres, 10, Parque Campolim, em Sorocaba. O telefone é o (15) 3229-9555 ou (15) 99809-8700. Veja as ofertas da concessionária AQUI!
Revista Comprecar
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