Kia comemora seus 30 anos no Brasil
Com 450 mil unidades vendidas e lança campanha de compensação de carbono do Niro.
A Kia Brasil completou 30 anos de atividades ininterruptas de importação de veículos automotores da montadora sul-coreana Kia Corp., cuja nomeação ocorreu no dia 30 de junho de 1992, logo após a abertura do mercado brasileiro de autoveículos ao comércio internacional.
Esta data marca também a entrega da unidade de número 450.000, com a venda do SUV full hybrid Niro, pela concessionária Stern, de São Paulo, à cliente Lina Monetta Silva, que recebeu – no último dia 23 de agosto - certificado de compensação de emissões de carbono até 160 mil km rodados e um pacote de revisões periódicas gratuitas.
Como celebração, a Kia Brasil está estendendo a compensação de emissões de carbono até 160 mil km rodados a todos os novos compradores do Niro HEV, a partir desta unidade comemorativa até o final deste ano.
No início de 1992, portanto dois anos após a abertura do mercado, José Carlos Gandini – pai do atual presidente da importadora, José Luiz – foi procurado por um cidadão sul-coreano, residente no Brasil, que à época prospectava empresários brasileiros para a representação oficial da Kia Corp.
Ainda no primeiro semestre daquele ano, José Carlos Gandini foi à Coreia do Sul conhecer a Kia. Na sequência, uma comitiva de executivos da montadora veio o Brasil para conhecer o Grupo Gandini. Em maio daquele mesmo ano, em uma sexta-feira, José Carlos recebia a notícia de que o grupo havia sido nomeado importador oficial Kia, com a ressalva de que “o primeiro pedido deveria ser de no mínimo 1.000 veículos”, antes mesmo da estruturação da empresa e da nomeação da rede de concessionárias no país.
José Carlos Gandini confirmou o pedido de 1.000 unidades, uma mescla entre os modelos Besta, Besta Furgão, pick-up Ceres e o caminhão leve K3500. A ousadia do presidente do Grupo Gandini assustou a todos da diretoria. O próprio filho José Luiz Gandini, foi ao Paraguai, no dia seguinte, um sábado, para conhecer os veículos da Kia, até porque só os conhecia por meio de folders totalmente escritos em coreano.
Assim, a Kia Motors do Brasil foi fundada no dia 30 de junho de 1992. De agosto a dezembro do mesmo ano, a Kia Brasil iniciou a estruturação da sua rede de concessionárias com seis pontos de atendimento full service, uma característica da empresa desde o início das operações por ofertar ao mercado brasileiro veículos considerados de trabalho, que necessitam de pronto atendimento de pós-vendas. Naquele ano, a Kia apresentou pela primeira vez sua linha de produtos ao público no Salão do Automóvel.
Fatos marcantes – Nesses trinta anos, embora o percurso da Kia Brasil esteja marcado pela resiliência, em paralelo mostrou-se inovadora e fez história no mercado brasileiro, a começar pela ousadia de adotar a corruptela de Best A (nome original do utilitário) para Besta, que virou sinônimo de van no Brasil, ao introduzir o SUV Sportage 4x4 Diesel, ao efetivar o merchandising em novelas, ao lançar motor de 3 cilindros, até chegar aos atuais modelos eletrificados Niro, Sportage e Stonic.
Próximos passos – Pouco mais de dois anos atrás, a primeira semana de 2021, a Kia Corp. revelou seu novo logotipo corporativo e slogan de marca global - “Movement that inspires” -, que significam a transformação ousada da montadora e o propósito de marca totalmente novo.
Revista Comprecar
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