Lexus lança nova geração do RX 350 no mercado nacional
Utilitário esportivo chega em duas versões, com preços a partir de R$ 337.350.00
A Lexus lança no Brasil o novo RX 350. Disponível nas versões RX 350 e RX 350 F-Sport, o modelo marca uma fase de consolidação da Lexus no Brasil, com uma maior oferta de veículos.
Desde o lançamento da primeira geração do modelo, em 1998, o Lexus RX agora na quarta geração está com o desenho totalmente renovado, caracterizado por vincos e curvas expressivas, mas segue compartilhando o mesmo DNA de design de outros modelos da linha Lexus lançados recentemente, como o NX 200t. Além disso, conta com moto rização V6 de 3.5L a gasolina, equipado com inovador sistema de injeção direta D-4S, rendendo 305 cv de potência e com baixo consumo de combustível, com média combinada de 8,5 km/l.
Os conjuntos ópticos dianteiros contam com três projetores de lâmpadas em formato de L, com a tecnologia Full-LED. Além de maior eficiência energética, o uso do Full-LED proporciona claridade única e iluminação constante, em angulação de alta visibilidade ao moto rista. Os piscas seguem o formato em L e são formados por 18 luzes individuais de LED, que circundam os faróis, funcionando como luzes indicadoras de direção.
Os faróis de neblina, também em LED, integrados ao para-choque, contribuem para uma excelente visibilidade, tanto à noite quanto em condições de pouca luz.
As portas possuem maçanetas com design meticuloso, garantindo abertura segura e suave, e contam com sistema SmartAccess. Luzes em Full-LED se acendem automaticamente quando o moto rista se aproxima do veículo.
Para garantir mais requinte e qualidade, o RX 350 possui pintura especial resistente a arranhões, devido à utilização de um polímero macromolecular de alto desempenho. A alta elasticidade do material ajuda na resistência contra arranhões ocasionados pelas unhas ao redor das maçanetas, por exemplo. A pintura apresenta um alto grau de retenção de brilho, contribuindo para a preservação da cor original por um período mais longo.
O novo Lexus RX 350 também teve suas dimensões alteradas, e agora possui 4.890 mm de comprimento (+120 mm), 1.895 mm de largura (-10 mm) e 2.790 mm de distância entre-eixos (+50 mm).
Com espaço interno otimizado para cinco passageiros, o assoalho traseiro rebaixado da quarta geração do RX 350 proporciona posição de assento comparável ao de passageiros do banco traseiro do sedã de luxo LS da Lexus. O novo RX dispõe de amplo espaço de carga no porta-malas, com 521 litros (61 litros a mais do que a geração anterior) – um dos maiores da sua categoria. Para maior comodidade, o modelo conta com comando elétrico para abertura e fechamento do porta-malas, com acionamento interno ou re moto por meio de botão instalado próximo à abertura da tampa.
A disposição do console central do RX 350 foi um dos principais pontos de atenção no projeto dos designers e engenheiros da Lexus, para que o condutor se concentre apenas na direção. Com isso, melhorias na utilização e acessibilidade dos botões de comando e dos porta-copos e porta-objetos foram introduzidas. O painel de instrumentos foi redesenhado, e oferece ao moto rista informações instantâneas e de fácil leitura em todos os mostradores.
Motor e Desempenho
A versatilidade e a potência do Lexus RX 350 foram aprimoradas, originadas de ajustes no moto r V6 de 3.5 litros de ciclo Atkinson e injeção direta a gasolina, que entra em sintonia fina com a nova transmissão automática de oito velocidades.
Para melhorar a eficiência no consumo de combustível, o RX 350 utiliza o avançado sistema D-4S, que permite a injeção direta do combustível sob alta pressão nos cilindros, além dos injetores convencionais nas câmaras de admissão. O sistema atua em conformidade com a velocidade do moto r, ajustando-se de acordo com a necessidade de injeção ou desligando-se de forma automática.
Como resultado, o modelo ganhou cerca de 10% de potência, rendendo 305 cv a 6.300 rpm e 38 kgfm de torque a 4.700 rpm. A taxa de compressão subiu de 10,8:1 para 11,8:1.
Para maximizar o torque ao longo de toda a faixa de rotação, o veículo recebeu a inovadora tecnologia VVT-iW (Variable Valve Timing with Intelligence Wide) na admissão, enquanto mantém a tecnologia VVT-i no sistema de exaustão. A inclusão do VVT-iW oferece ângulos de abertura expandidos da válvula, resultando em maior eficiência de combustível, sem sacrificar a performance do moto r em baixas temperaturas e mesmo em aceleração plena. Isso permitiu a adoção do ciclo de Atkinson, melhorando o consumo.
Outra novidade na quarta geração do RX 350 é o Controle de Torque Dinâmico AWD, que processa as informações de uma série de sensores, incluindo os de velocidade das rodas e de ângulo de esterço das rodas dianteiras, transferindo a potência do moto r para as traseiras de maneira instantânea. A tecnologia ajuda a maximizar a tração do veículo em terrenos irregulares e em diferentes condições de estrada.
O moto rista do novo RX também tem a possibilidade de visualizar no Display Multi-Informativo (MID), os níveis de distribuição de torque na dianteira e na traseira, assim como individualmente para cada roda.
O Drive Mode Select, ou Seleção do Modo de Direção, é outra característica importante do RX 350, que permite ao moto rista escolher entre diferentes estilos de condução. Os ajustes regulam a força de amortecimento do sistema da suspensão, controlam a potência do moto r, remapeiam o acelerador, entre outros ajustes.
Suspensão adaptativa
As versões RX 350 e RX 350 F-Sport contam com a Suspensão Adaptativa Variável (AVS – Adaptative Variable Suspension), que ajusta eletronicamente a força do amortecimento, de acordo com as condições e irregularidades da estrada. Adicionando um solenoide linear com uma válvula de pressão de óleo ao amortecedor da suspensão, foi possível criar um sistema variável livre de trepidações. A alteração dinâmica dos níveis de absorção permite que a suspensão responda rapidamente, contribuindo para uma direção estável em ampla gama de ambientes e terrenos.
Todos os aperfeiçoamentos na suspensão se traduzem em melhor resposta do carro às ações realizadas pelo moto rista. O nível de aderência e a tração dos pneus também receberam atenção, ajudando o RX a responder com maior agilidade. Na suspensão traseira, a rigidez das buchas foi modificada, visando reduzir saídas de dianteira, permitindo ao RX maior agilidade sem sacrificar o controle.
Equipamentos
O Sistema Multimídia Lexus possui tela de cristal líquido de 12,3” de alta definição, com elevado nível de contraste que minimiza a variação de cor, mesmo quando visualizado sob diferentes ângulos. O computador de bordo dispõe de cinco funções – consumo instantâneo, consumo médio, autonomia, velocidade média e temperatura externa –, sistema de navegação GPS, TV digital e sistema de áudio com HD Radio, Bluetooth, DVD player compatível com CD-R/RW, MP3 e WMA, comando de voz, entrada para cartão micro SD, entrada auxiliar, duas portas USB e 12 alto-falantes Pioneer, sendo oito speakers, incluindo um subwoofer e quatro tweeters.
Incrementa o novo Lexus RX 350, ar-condicionado digital integrado dual zone, banco do moto rista e do passageiro com sistema de aquecimento e ventilação; comando elétrico para abertura e fechamento do porta-malas; controle de velocidade de cruzeiro; espelhos retrovisores externos com regulagem elétrica, sistema de aquecimento automático, indicadores de direção, memória e recurso Tilt Down; e teto solar elétrico para a versão RX 350. Além disso, esta versão possui regulagem elétrica para 10 posições com memória e capacidade para armazenar até três perfis para os bancos do moto rista e passageiro, além da função Return & Away para o moto rista, enquanto na versão RX 350 F-Sport a regulagem elétrica é para oito posições para o moto rista e passageiro e a capacidade para armazenar até três perfis e a função Return & Away somente para o moto rista.
O modelo chega com o Smart Entry System nas quatro portas, permitindo o destravamento do veículo por proximidade da chave ao colocar as mãos em uma das maçanetas, e com o sistema de ignição simplificada, por meio do Start Button.
Segurança
O novo Lexus RX 350 foi projetado para atender aos mais rigorosos padrões de segurança. O SUV conta com 10 airbags, sendo dois frontais, quatro laterais, dois de cortina, um de joelho para o moto rista e um no assento do banco do passageiro; cintos de segurança dianteiros de três pontos com regulagem de altura e com pré-tensionador e limitador de força; sensor de chuva; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; câmera de ré e sistema ISOFIX.
Os freios do RX também estão mais eficientes. Foi adotado o servo freio com booster de dois estágios, transmitindo respostas mais precisas e proporcionando excelente frenagem e controle. Um novo atuador, o V3-ACV, foi incorporado, diminuindo a sensação “de golpe” quando o freio é acionado de maneira brusca e forte. Além disso, o novo Lexus RX 350 incorpora os seguintes sistema de segurança ativa: Freios ABS com distribuição eletrônica (EBD), Assistente de Frenagens Emergenciais (BA), Controle de Tração Eletrônico (TRC), Controle de Estabilidade (VSC), Assistente de Subida (HAC).
Outro ponto de atenção e que favorece muito a segurança é o reforço na estrutura da carroceria. Diversas tecnologias foram implementadas na plataforma do RX, aprimorando a integridade estrutural e a sua rigidez.
F-SPORT
O RX 350 F-Sport 2016 versão incorpora inúmeras características especiais visuais e de esportividade, que a diferenciam da RX 350. O primeiro detalhe que o moto rista nota é o exclusivo painel de instrumentos, com tacômetro e indicador de velocidade digital, diferente do tipo analógico da RX 350.
O interior esportivo oferece itens exclusivos, como pedais em alumínio, paddle shift, volante esportivo de três raios e que traz a logomarca F-Sport, teto solar panorâmico retrátil e carregador de celular sem fio. A versão F-Sport conta com o head up display, tecnologia que projeta dados sobre o veículo na base do para-brisa (velocidade e ECO Monitor) e ajuda a maximizar a eficiência de condução. A inovação contribui para uma pilotagem mais segura, pois o moto rista pode checar as informações sem desviar o olhar do caminho.
O exterior do veículo também conta com exclusividades, como a grade frontal em formato de colmeia, revestimento dos retrovisores na cor preta, spoiler na parte inferior e protetor inferior cromado com acabamento acetinado e design diferenciado das rodas de 20 polegadas.
Preço e Cores
O Novo Lexus RX 350 estará disponível nas cores: Branco Sonic, Cinza Titânio Cosmopolita, Preto Clássico e a nova Marrom Âmbar. Para a versão F-Sport, as cores disponíveis são o Branco Super Nova, Titânio Cosmopolita e a nova Preto Grafite.
Internamente, o modelo terá como opção a cor preta com acabamento alumínio madeira na versão RX 350, e preta ou vermelha com acabamento em alumínio na versão F-Sport.
O novo Lexus RX 350 chega ao mercado em 06 de julho, por R$ 337.350.00, na versão RX 350, e R$ 352.950.00, na versão RX 350 F-Sport.
Revista Comprecar
- Notícias 27/11/2024 Audi do Brasil e LATAM Pass iniciam campanha inédita Para oferecer 500 mil pontos aos clientes que comprarem o Audi Q5 híbrido no Brasil
- Notícias 26/11/2024 Hyundai Tucson fabricado no Brasil Volta a ser comercializado em versão atualizada
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca
- Notícias 22/11/2024 Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
- Notícias 21/11/2024 Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas Verdadeiro sucesso no mercado nacional