Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton
Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
A espera acabou. A sexta e mais atual geração da renomada linha de picapes Mitsubishi Triton é apresentada hoje (21) ao mercado brasileiro. Completamente novo, o veículo chega em seis versões diferentes — algumas delas com preço de lançamento mais baixo em relação à geração anterior — e oferece ainda mais robustez, estabilidade, segurança e conforto.
Produzida na fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO), a picape é a única de tecnologia japonesa fabricada em solo nacional, no centro de uma importante região do agronegócio brasileiro.
A picape estará disponível para pré-venda a partir de dezembro em todas as 128 concessionárias Mitsubishi Motors de todo o Brasil. Suas primeiras unidades devem chegar às lojas a partir do próximo mês de janeiro.
As diferentes versões são perfeitas para atender aos mais variados perfis de público, desde o profissional do campo, ao executivo de uma grande metrópole ou mesmo aos amantes de trilhas e esportes ao ar livre.
Todas elas são oferecidas com o mesmo motor completamente renovado em relação à geração anterior e com os seguintes valores:
Triton GL MT (exclusivo para venda direta) – R$ 249.990
Triton GL – AT (exclusivo para venda direta) – R$ 259.990
Triton GLS - R$ 265.990
Triton HPE – R$ 284.990
Triton HPE-S – R$ 314.990
Triton Katana - R$ 329.990
Pela primeira vez na história da Mitsubishi Motors no Brasil, o veículo chega com duas versões topo de linha. A Katana, cujo nome remete à espada de alta precisão e rapidez usada pelos samurais japoneses, tem uma proposta mais jovem e esportiva, graças ao acabamento escuro abundante em diversos itens.
O nome Katana também está associado à honra, disciplina e ao espírito guerreiro tão presentes na cultura japonesa.
Já seu “par”, a versão HPE-S oferece aos clientes os mesmos equipamentos, mas com uma aparência clássica e conservadora, graças aos itens com acabamento em cinza e cromado.
Com cinco anos ou 100 mil quilômetros de garantia de fábrica, o modelo chega para ser um dos mais relevantes dentro do segmento de picapes médias 4x4 diesel no Brasil, e honra toda a tradição e legado que a linha de picapes Triton traz desde sua primeira geração, lançada no Japão em 1978.
A linha Mitsubishi Triton é, atualmente, responsável por 48% do total de vendas de todos os modelos Mitsubishi Motors disponíveis no Brasil. A chegada da sexta geração ao mercado deve consolidar ainda mais o modelo como uma das melhores opções dentro do concorrido segmento de picapes médias 4x4 a diesel disponíveis no país.
Nova estrutura
A sexta geração da picape Mitsubishi Triton chega completamente renovada em relação à geração anterior, a começar por um novo chassi, acompanhado também de uma nova carroceria.
Baseado no conceito Mega Chassis, o chassi da nova Triton é o mais robusto já desenvolvido em toda a história da Mitsubishi Motors. Mais leve, extremamente resistente, ele oferece 60% mais rigidez flexional e 40% mais rigidez torcional em relação à geração anterior.
A nova estrutura também é consideravelmente maior em relação à geração anterior, com 130 milímetros a mais na distância entre eixos, 20 milímetros a mais de comprimento total e 50 milímetros a mais de largura, o que oferece mais espaço para todos os ocupantes, seja nos bancos dianteiros ou traseiros.
Apesar de maiores, as dimensões da picape não são exageradas e tem o tamanho ideal para oferecer mais estabilidade e mais facilidade de condução, seja em uma cidade com ruas apertadas, seja em uma rodovia de cinco ou mais faixas, graças à sua excelente capacidade de manobras e sua ampla visibilidade.
Novo design externo
A nova carroceria que estreia nessa sexta geração da Triton dá à picape uma aparência inédita que transmite ainda mais robustez e sofisticação, sem deixar de lado o espírito esportivo e desbravador, sempre presente na linha Triton desde seu lançamento, mais de quatro décadas atrás.
Totalmente baseada no conceito de design “Modo Beast”, ela evoca a um veículo forte, robusto e preparado para qualquer necessidade.
Assim como na parte externa, o interior da nova Mitsubishi Triton é completamente novo em relação à geração anterior. Absolutamente tudo é novo, a começar pelo tamanho maior, graças ao aumento da largura e entre eixos, que entrega ainda mais espaço entre os bancos a todos os seus ocupantes.
A experiência a bordo é totalmente intuitiva e moderna e mescla o uso de telas sensíveis ao toque com botões e mostradores físicos, tudo feito com materiais duráveis de fino acabamento, dispostos de forma fácil e sempre à mão dos ocupantes.
Motor e câmbio
Toda a linha da sexta geração da Mitsubishi Triton é equipada com o novo motor diesel 4N16 Super High Power de dupla turbina e 2.4 litros, que rende 205 cv de potência e 47,9kgf.m de torque.
O propulsor possui duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC), transmissão por corrente QPM, sistema de alimentação de alta pressão e injeção direta de combustível. Tais sistemas oferecem melhor linearidade de entrega de torque e respostas bastante rápidas aos comandos no pedal do acelerador.
Aliado ao sistema de transmissão automático de seis velocidades com calibração adaptativa INVECS-II, a nova geração da Mitsubishi Triton é seguramente a picape média mais econômica da categoria.
O sistema de SCR (ureia), integrado ao sistema de pós-tratamento com tanque de 17 litros, garante mais de 10 mil quilômetros de autonomia ao veículo, resultando em baixíssimos níveis de emissões, sem comprometer a linearidade de entrega de torque, respostas intuitivas aos comandos de pedal do acelerador e transmissão rápida e com calibração adaptativa INVECS-II.
Tração
O sistema de tração oferecido na linha Triton é, há anos, um dos principais responsáveis pela picape ser a mais robusta do mercado. Nessa nova geração, ele chega ainda melhor.
A nova Triton é a única da categoria a oferecer 7 opções de modo de direção – Normal, Eco, Gravel, Snow, Mud, Sand e Rock – que ajustam a tração e a performance de acordo com o piso escolhido.
Não importa em qual situação esteja, a nova Mitsubishi Triton se adapta ao terreno e facilita qualquer transposição com conforto e confiabilidade ao motorista. O destaque fica ainda para o exclusivo modo Gravel, que permite a máxima velocidade em cascalho ou pisos escorregadios.
O sistema Super Select 4WD-II (SS4-II) oferece ao motorista quatro modos distintos de operação, incluindo a reduzida, ideais para o tráfego em diferentes tipos de terreno. Por meio do seletor no console central, ele pode facilmente escolher o melhor ajuste, dependendo do local e das características do piso:
2H – Usado para estradas e vias públicas, privilegia a economia de combustível com desempenho suave.
4H – Ideal para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e chuva. O sistema distribui automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro.
4HLc - Ideal para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência.
4LLc - Ideal para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.
A sexta geração da linha de picapes Triton deve chegar ao mercado brasileiro em meados de janeiro. A pré-venda da picape começará em dezembro nas concessionárias Megamit em https://www.megamit.com.br/
Revista Comprecar
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca
- Notícias 22/11/2024 Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
- Notícias 21/11/2024 Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas Verdadeiro sucesso no mercado nacional
- Notícias 19/11/2024 Hyundai CRETA, renovado em outubro Segue na liderança do varejo nacional em novembro
- Notícias 18/11/2024 Executivo da GWM Brasil é eleito um dos 30 mais influentes da tecnologia no Brasil