Nissan testa veículo elétrico movido a célula de combustível de bioetanol no Brasil
Com 30 litros de etanol modelo pode percorrer mais de 600 quilômetros
A Nissan é a primeira empresa da indústria automobilística mundial a desenvolver o protótipo de um veículo movido por uma Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC), que funciona através de energia elétrica de bioetanol. Com a combinação dessa com outras duas tecnologias (motor e baterias elétricos), o Nissan SOFC consegue autonomia superior a 600 km. Por contar com uma ampla rede de abastecimento – e ser um dos principais produtores de etanol do mundo –, o Brasil foi escolhido pela empresa japonesa como o país a desvendar mundialmente a novidade e a fazer os primeiros testes.
Realizado com dois veículos equipados com SOFC, o primeiro período de testes de abastecimento e utilização no dia a dia foi realizado nos últimos meses pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Nissan do Brasil e demonstrou que a tecnologia de adapta perfeitamente ao uso cotidiano e ao combustível brasileiro, ainda mais pelo fato de o país ter infraestrutura já existente para abastecimento com etanol em todo o seu território.
Mostrado pela primeira em agosto do ano passado, no Rio de Janeiro, em um evento sobre a Mobilidade Inteligente da Nissan, a nova tecnologia apresenta uma “Célula de Combustível e-Bio”, com um gerador de potência movido por meio de uma SOFC, que se utiliza da reação de diversos combustíveis com oxigênio, incluindo etanol e gás natural, para produzir eletricidade altamente eficiente.
A Nissan já tem o carro emissão zero mais vendido do mundo, o LEAF, que tem mais de 275 mil unidades comercializadas, e é pioneira em sistemas de mobilidade inteligente, muitos deles que já estão sendo implantados nos veículos da marca.
O protótipo com Célula de Combustível e-Bio é abastecido 100% com etanol para carregar uma bateria de 24kWh que permite autonomia de mais de 600 km.
A pesquisa e o desenvolvimento da Célula de Combustível e-Bio foi anunciada pela Nissan em junho do ano passado, em Yokohama, no Japão, mas o veículo foi revelado mundialmente em agosto, na véspera da abertura dos Jogos Rio 2016. O motor é limpo, altamente eficiente e funciona 100% com etanol ou água misturada ao etanol. Suas emissões de carbono-neutro são tão limpas quanto a atmosfera, o que será a parte do ciclo natural do carbono. Além disso, a Célula de Combustível e-Bio oferece a aceleração viva e condução silenciosa de um veículo elétrico, juntamente com os seus custos baixos de manutenção, ao mesmo tempo em que possui a autonomia de um veículo movido a combustível fóssil.
Combustíveis bioetanol são provenientes principalmente da cana de açúcar e milho. Eles estão amplamente disponíveis em países da América do Norte e do Sul, que dispõem de infraestrutura já estabelecida. Devido à fácil disponibilidade de etanol e da baixa combustibilidade de água misturada ao etanol, o sistema não é dependente ou restringido pela infraestrutura de carregamento existente, tornando mais fácil para apresentar ao mercado.
A Célula de Combustível e-Bio oferece transporte ecoamigável e cria oportunidades regionais de produção de energia e pode utilizar uma infraestrutura que já existe. No futuro, ela vai se tornar ainda mais ecoamigável, pois o etanol misturado com água é mais fácil e seguro de manusear do que outros combustíveis. Sem a necessidade de se criar nova infraestrutura, isto tem grande potencial de crescimento de mercado.
Revista Comprecar
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