Novo Chevrolet Equinox ganha novo visual e mais equipamentos
Conjunto mecânico é o mesmo do modelo vendido anteriormente no Brasil
A Chevrolet apresenta em detalhes as novidades do Novo Equinox. O “SUV” médio da marca evolui principalmente em design e conectividade. Além do visual atualizado e do conteúdo tecnológico ainda mais amplo, o produto ganha também a inédita versão de acabamento RS, pensada para o consumidor que busca um modelo com acabamento mais esportivo.
Faróis, grade, para-choques, rodas e lanternas foram atualizados seguindo a mais recente linguagem de design da Chevrolet. Na cabine, houve mudanças nos revestimentos de bancos e console. Já o computador de bordo traz novo grafismo, e a central multimídia MyLink, novos recursos.
Em relação à conectividade, agora oferece atualizações remotas de sistemas eletrônicos, myChevrolet App de nova geração, MyLink com projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play, Wi-Fi nativo, Spotify e Alexa, além do conhecido sistema OnStar, sistema de telemática avançado da GM que oferece assistência personalizada 24 horas por dia/7 dias por semana para serviços de emergência e segurança.
Para a versão de luxo Premier, a Chevrolet oferece um ano grátis de Wi-Fi veicular (limitado a 20 GB mensais) e do plano mais abrangente do OnStar. O cliente recebe ainda o tag Sem Parar com 12 mensalidades grátis.
O Novo Equinox começa a chegar na rede de concessionárias Chevrolet do país a partir de meados de junho em duas configurações: Premier com tração integral AWD e a inédita RS.
Design atualizado e conectividade total
Se o Novo Equinox Premier chama a atenção pela sofisticação dos frisos cromados, das novas rodas aro 19 com acabamento diamantado em dois tons, do teto solar elétrico panorâmico e dos faróis tipo projetor em LED; a versão RS encanta pelo acabamento mais esportivo. Nela, os cromados são escurecidos, assim como as rodas, o rack de teto e o logo Chevrolet. Há também itens exclusivos, entre eles a grade frontal e outros elementos dos para-choques.
A mesma diferenciação entre as duas versões é vista no habitáculo. O teto preto e a as linhas vermelhas que decoram bancos, volante, alavanca de câmbio e paineis, por exemplo, são próprias da RS. Já o modelo topo de linha traz equipamentos como: sistema de áudio da marca Bose, bancos elétricos com duas memórias, apliques decorativos no painel e portas dianteiras em LED, partida do motor por controle remoto para pré-climatizar a cabine, assistente semiautônomo de estacionamento e abertura elétrica da tampa do porta-malas com sensor de movimento, que traz agora indicador luminoso.
Comum a toda gama Equinox é o mais avançado pacote de conectividade do mercado. O SUV da Chevrolet oferece o sistema OnStar para serviços de emergência e segurança, a nova geração do aplicativo myChevrolet App para comandar funções do carro à distância, o recurso OTA (over the air) para atualizações remotas de sistemas eletrônicos do veículo e o multimídia MyLink com quatro novos recursos: projeção do Android Auto e Apple Car Play sem a necessidade de cabo, Wi-Fi nativo, Spotify e Alexa.
O Wi-Fi nativo Chevrolet permite conectar simultaneamente até sete aparelhos e tem intensidade de sinal até 12 vezes maior em deslocamentos. Isto acontece pelo fato de a antena do veículo ser dotada de sistema de amplificação. O posicionamento dela sobre o teto também contribui para reduzir a perda de sinal proveniente de áreas de “sombra”, como é chamado fenômenos que atrapalham a conexão.
No caso dos veículos Chevrolet, o sistema de internet Wi-Fi é nativo. Ou seja, faz parte da arquitetura eletrônica do veículo, permitindo assim melhor funcionamento, máximo nível de segurança cibernética e acesso a serviços conectados na tela do painel, como o Weather Channel, Spotify e Alexa.
Mais uma novidade que estreia com o SUV da Chevrolet é a adoção da inteligência artificial Alexa que já opera smart home. Com isso, o usuário do veículo pode pedir para Alexa tocar músicas, fazer consultas diversas, obter direções, adicionar itens à sua lista de compras, controlar dispositivos de smart home e muito mais, apenas com a voz - tudo para que o motorista possa manter as mãos no volante e os olhos sempre na estrada.
O aplicativo myChevrolet para smartphone e smartwatch permite comandar funções do carro a distância, fazer diagnósticos remotos, consultas técnicas e agendar serviços na rede autorizada.
Características técnicas
O Equinox se diferencia de seus principais competidores a começar pelas maiores dimensões. São 4.652 mm de comprimento, 2.725 mm de entre-eixos, 2.105 mm de largura e 1.843 mm de altura. O porta-malas comporta 468 litros, podendo chegar a 1.627 litros com os bancos rebatidos.
O Equinox é equipado com motor 1.5 turbo com injeção direta de gasolina e transmissão automática com opção de troca manual de marchas. São 172 cavalos e 27,8 kgfm de força. No caso da versão RS, a aceleração de 0 a 100 km/h pode ser feita em apenas 9,2 segundos.
De acordo com dados do Inmetro, o modelo é capaz de percorrer com gasolina no tanque 11,5 km/l na estrada e 9,3 km/l na cidade.
Auxilia também o caráter aerodinâmico que maximiza o desempenho do veículo, que é equipado com o sistema de grade ativa do radiador. Sua função é reduzir o arrasto através do controle de abertura e fechamento eletrônico das aletas conforme a necessidade de arrefecimento do motor e do sistema de ventilação da cabine.
O modelo utiliza-se ainda de suspensão independente nas rodas traseiras, estruturas de subchassis e uma quantidade enorme de tecnologias avançadas de controle de estabilidade e de tração.
Falando em tração, vale mencionar que o sistema disponível no Equinox Premier é permanente, do tipo AWD, e pode variar o envio de torque para cada uma das rodas para maior aderência do veículo. Esta tarefa é feita por uma central de comando capaz de realizar até mil leituras por segundo.
O condutor pode desabilitar o modo AWD mesmo com o carro em movimento e trafegar apenas com tração nas rodas dianteiras. E, caso o sistema identifique alguma situação de risco, aparece uma mensagem no painel aconselhando o condutor a reativar a tração integral.
O mesmo conjunto de tecnologias é capaz de identificar se o carro está rebocando um outro veículo, como trailer ou um barco, e atuar para compensar oscilações e elevar a estabilidade da composição.
Revista Comprecar
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