Novo Citroën Aircross evolui em design e tecnologia
Nova geração agrega melhor custo-benefício, mais tecnologia e já esta na Notre Dame
A Citroën acaba de apresentar a segunda geração do Aircross. Ainda que a plataforma do carro não tenha sofrido uma mudança estrutural, o modelo ganha um visual completamente inédito na marca Citroën, além de evoluções tecnológicas e mecânicas. E as concessionárias Citroën Notre Dame já tem o modelo à pronta entrega.
Novo estilo
O novo Citroën Aircross traz um design bem mais ousado, fruto da nova imagem de marca Citroën. A frente é completamente nova. O novo chevron tridimensional está em linha com os novos produtos Citroën, e se integra aos novos faróis, criando uma linha mais linear da dianteira. O Novo Citroën AIRCROSS é o primeiro modelo da marca a ser produzido no Brasil com integração entre grade e farol. As luzes indicadoras de posição (setas) ficam dentro da estrutura da grade. Assim, os novos faróis são compactos e diferenciados. Outras novidades são as luzes de posição diurnas (DRL) em LEDs, que compõem uma nova assinatura luminosa.
Na traseira, o Aircross recebeu novos para-choques, com destaque para a luz de neblina e de ré, além de câmera de ré integrada. O estepe permanece à esquerda da tampa do porta-malas e ganhou um novo acabamento. O conjunto das lanternas traseiras tem novo acabamento em máscara negra, para todas as versões.
Outra interessante novidade é que agora o Aircross conta com versões mais básicas, sem o estepe externo. São essas as versões Start e Live, em que o estepe fica dentro do carro, na parte inferior do porta-malas. Na prática, essas versões substituem o antigo C3 Picasso que deixa de existir no modelo 2016. Agora, toda a família é sempre do Aircross.
Novo interior
O interior do novo Citroën Aircross segue a ousadia do exterior. Um novo painel de bordo, com novos formatos e uma nova central multimídia com tela sensível ao toque (touch screen), combinam-se com os novos bancos e elementos decorativos. Destaque para o novo bandeau horizontal, uma peça que corta todo o painel. As saídas de ar agora tem um visual quadrado, com os cantos arredondados.
Exclusivo para-brisa panorâmico
Tanto o moto rista, quanto o passageiro da frente, contam com uma visibilidade periférica ampliada, graças ao para-brisa panorâmico em três partes. Esse desenho cria um ângulo de visão lateral de 29,5°, sendo o melhor do segmento. Também oferece ótima visibilidade superior, chegando a um ângulo de abertura de até 26°.
Melhor desempenho
O novo Citroën Aircross pode estar equipado com duas opções de moto rização. São elas a 1.5i Flex, e a 120 VTi Flex Start ( moto r 1.6 – 16 válvulas).
O moto r 1.5i Flex desenvolve 93 cv de potência máxima com etanol, a 5.500 rpm. O torque máximo é de 140 Nm quando abastecido com etanol, sempre a 3.000 rpm. Contudo, 86% do torque já está disponível a apenas 2.000 rpm.
Já o moto r 120 VTi Flex Start (1.6 – 16 válvulas) oferece maior desempenho. São 122 cv a 5.800 rpm e um torque máximo de 161 Nm a 4.000 rpm, ambos com etanol. Uma das virtudes deste moto r é o generoso torque, onde 80% dele já está disponível a partir de 1.500 rpm.
Com a nova configuração NEO, mudanças mecânicas foram feitas no moto r 120 VTi Flex Start. Agora, ele utiliza óleo de baixa viscosidade e novos retentores para diminuir tanto consumo quanto emissões. Também conta com a tecnologia Flex Start que elimina o reservatório de gasolina (‘’tanquinho’’) situado no compartimento do moto r. Está presente o comando de válvulas variável que faz os tempos de abertura das válvulas e o fluxo de ar/combustível variarem de acordo com a condição de uso. A bomba de óleo variável ajusta automaticamente o fluxo de óleo enviado de acordo com a rotação do moto r e a carga. Como resultado, o moto r absorve menos energia e, com isso, fica mais econômico. Este equipamento permite uma economia de combustível de 1%.
Mais evoluções mecânicas
A modelo recebeu um sistema de direção com assistência 100% elétrica, que permite grande conforto na condução do dia a dia. De última geração e com grande capacidade de processamento, a nova caixa de direção traz a função Parking, que amplia a diminuição de esforço em manobras de estacionamento.
O conjunto de suspensões também evoluiu com uma nova barra estabilizadora traseira e novas leis de amortecimento. A configuração dianteira mantém a configuração MacPherson, porém com novas leis de amortecimento em todo o conjunto. Como resultado, o novo Citroën AIRCROSS ficou ainda mais confortável, beneficiando também o prazer ao dirigir.
O novo AIRCROSS utiliza pneus verdes de uso misto de última geração desenvolvidos pela Pirelli (Scorpion ATR) de medida 205/60 R16. Eles trazem um coeficiente de atrito menor. Já as versões Start e Live, utilizam pneus de passeio Fuel Saver na medida 195/55 R16.
Melhoria nos câmbios
O novo Citroën AIRCROSS oferece duas possibilidades de caixa de câmbio: manual de 5 marchas com os moto res 1.5i e 120 VTi Flex Start e a automática sequencial, somente nas unidades com moto r 120 VTi Flex Start.
Visando maior economia de combustível, a caixa de câmbio manual associada à moto rização 120 VTi Flex Start foi alongada em 5% no diferencial.
Já a caixa de câmbio automática sequencial, sempre associada à moto rização120 VTi Flex Start, oferece agora a possibilidade de troca de marchas na coluna de direção por meio de Paddles Shifts. Este modo “manual” ou “sequencial” permite ao moto rista a escolha da passagem das marchas. Buscando também maior economia de combustível, a caixa automática sequencial teve um alongamento de 5% em todas as leis de passagem.
Além disso, houve a inclusão de uma nova função “EcoDrive”: ela muda a lei de passagem, alterando a relação de marchas para favorecer o consumo em até 5% no ciclo urbano. Um pictograma "Eco" aparece no painel de instrumentos sempre que o botão do sistema for acionado na base da alavanca de câmbio. Basta um toque e o câmbio volta a funcionar em modo normal.
Disponível nas versões com moto r VTi 120 Flex Start e câmbio manual, essa função é um auxílio visual com o objetivo de indicar ao condutor o melhor momento para a mudança de marcha, visando a condição mais econômica quanto ao consumo de combustível. Uma seta indicadora localizada no painel de instrumentos indica o melhor momento do condutor mudar para a marcha superior ou inferior.
Todas as versões no novo Aircross recebem classificação “A” no programa de etiquetagem do INMETRO.
As novas versões do Aircross
O novo Citroën Aircross amplia agora a sua gama de versões com nova nomemclatura. Elas passam a se chamar Start, Live, Feel e Shine. Essas são as novas nomenclaturas mundiais da marca.
A versão Start está disponível com moto r 1.5i e câmbio manual. Sem estepe aparente na traseira, traz de série: direção com assistência elétrica; ar condicionado manual; rodas em aço com pneus de passeio Fuel Saver na medida 195/55 R16; suspensão elevada; novo farol com bloco elíptico bipartido; volante com regulagem de altura e profundidade; controle elétrico dos retrovisores externos, vidros dianteiros e traseiros; banco dianteiro do moto rista com regulagem de altura; computador de bordo e Protetor de cárter. Como opcional o rádio AM/FM/Bluetooth/Entrada Auxiliar. O preço sugerido é de R$ 49.990.
A versão Live pode ter o moto r 1.5i com câmbio manual ou moto r 120 Vti Flex Start e câmbio automático. Sem estepe aparente na traseira somam todos os equipamentos da versão Start e acrescentam: barras de teto longitudinais; paddle-Shift e Eco Drive (somente com câmbio automático); Luzes diurnas em LED; Rádio AM/FM/Bluetooth/Entrada Auxiliar. Como opcional existe a Central multimídia com tela touch screen. Com moto r 1.5 o preço é de R$ 53.990. Com moto r 1.6 e câmbio automático sobe para R$ 58.990.
O Aircross Feel (antiga Tendance) sai com moto r 120 Vti Flex Start e câmbio manual ou eutomático. Traz os equipamentos da versão Live acrescidos de: Estepe externo de 16” de aço com capa de proteção estilizada; rodas de liga leve com pneus de uso misto Fuel Saver na medida 205/60 R16; faróis de neblina; sistema de alarme ultrassom; indicador de troca de marcha (somente câmbio manual). Os opcionais são central multimídia com tela touch screen e detector de obstáculo traseiro. A versão manual parte de R$ 58.990, e a automática sobe para R$ 63.990.
O Aircross Shine (antiga Exclusive) está disponível somente com moto r 120 Vti Flex Start (1.6 litro – 16 válvulas) e câmbio automático. Todos os equipamentos da Feel, mais: Ar condicionado automático; volante revestido em couro; detector de obstáculo traseiro; bancos em couro; câmera de ré; controle de cruzeiro; faróis com acionamento automático; limpador de para-brisa com sensor de chuva e três apoios de cabeça traseiros. Como opcional, o sistema de navegação GPS. O preço inicial é de R$ 69.290.
Em nossa próxima matéria, abordaremos a novíssima central multimedia do Aircross, completamente inédita entre os carros da Citroën comercializados no Brasil.
O novo Aircross já está à venda nas concessionárias Citroën do grupo Notre Dame, nas cidades de Sorocaba e Itu. Mais informações pelo telefone (15) 3229-3333 e (11) 2118-3333. Conheça uma oferta da Citroën, clicando AQUI!
Revista Comprecar
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