Novo Nissan Sentra é lançado no Brasil
Oitava geração do sedã chega ao Brasil com preços a partir de R$ 148.490
O Novo Nissan Sentra, em sua oitava geração, chega ao Brasil com novo design, mais equipamentos de segurança e moto 2.0 com injeção direta de combustível. Entre os novos equipamentos do modelo estão: Visão 360º Inteligente e Detecção de Objetos em Movimento, Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro, Alerta Inteligente de Atenção do Motorista, Bancos com Tecnologia Zero Gravity, Controle Dinâmico de Chassi Integrado, Partida Remota do Motor e sistema premium de som BOSE com 8 alto-falantes.
O modelo já pode ser reservados nas concessionárias Nissan Carrera (www.carrera.com.br/nissan)
Criado com base na esportividade e "musculatura" de outros sedãs da Nissan, como o Altima e o Maxima, o estilo traz fluidez com uma linha de cintura e de teto flutuante baixas, ombros largos e a assinatura de design da Nissan na grade "V-Motion", nos faróis de LED e nas lanternas em formato bumerangue. A esportividade é reforçada com o teto solar, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 17 diamantadas e grade inferior no para-choque traseiro.
As linhas da carroceria não contribuem apenas com o estilo. Elas também ajudam a reduzir o arrasto e, assim, melhorar o consumo de combustível em cerca de 10%. Para isso, designers e a engenharia chegaram a uma grade com dimensão menor, área de cobertura dos pneus do para-choque dianteiro otimizada, colunas "A" de pequenas dimensões e linhas arredondadas do capô.
Mais largo que seus concorrentes, e com 5 cm a mais que a geração anterior, o Novo Nissan Sentra ganhou um interior com muito mais espaço, oferecendo conforto acima do nível do segmento. Assim, o motorista fica em uma área confortável, de onde comanda o sedã, que tem direção elétrica com volante em forma de "D", com base achatada, que proporciona melhor pegada das mãos e tem ajustes de altura e profundidade. Ali também estão as aletas para troca de marchas manuais (para as duas versões) e o acionamento do Piloto Automático Inteligente (ICC).
Esse sistema permite definir uma velocidade para ficar constante e, sem a necessidade de intervenção do motorista, mantém a distância do veículo da frente automaticamente. Para isso, o sistema ajusta a velocidade de acordo com as condições de tráfego proporcionando mais conforto e comodidade ao motorista. E é ele que configura a distância do carro da frente e a velocidade de "cruzeiro" por meio dos comandos no volante multifuncional, tendo as informações sobre sua operação exibidas no painel.
Para acomodação de objetos do dia a dia, o Novo Nissan Sentra conta com seis espaços na frente, cinco atrás e oito porta-copos (quatro na dianteira e quatro para atender o banco traseiro). Outro destaque é o compartimento no console central, embaixo do apoio de braço, com 7,7 litros de capacidade. O Sentra oferece três entradas USB para carga de aparelhos, duas na frente (uma delas é do tipo "C", de carga mais rápida) e uma atrás.
Um dos focos da Nissan no desenvolvimento de seus automóveis é o conforto acústico da cabine. Por isso, o isolamento de som sempre recebe muita atenção da engenharia. O habitáculo tem um dos melhores níveis de isolamento de ruído externo, reduzindo a percepção pelos ocupantes de qualquer possível barulho e vibração do motor em marcha lenta e em aceleração, assim como ruídos de estrada e de vento de melhor nível.
O acabamento dos bancos pode ser em preto ou em dois tons (preto e Sand) como opcional para a Exclusive. E, pela primeira vez disponível nos carros da marca no Brasil, além dos bancos dianteiros, os bancos traseiros também trazem a tecnologia Zero Gravity da Nissan, inspirada em avançados estudos de ergonomia da NASA. Ela alivia a tensão nas costas e proporciona viagens mais longas sem cansaço.
O porta-malas comporta 466 litros e teve a área interna otimizada em todos os detalhes, como em suas dimensões, em relação à largura e altura, ou mesmo no posicionamento da dobradiça das alças que sustentam a tampa. A altura do compartimento, baixa em relação ao solo, também facilita carregar malas mais pesadas. Além disso, o banco traseiro é rebatível para dar ainda mais flexibilidade para transportar itens maiores.
O Novo Nissan Sentra chega ao Brasil nas cores Preto Premium (sólida) e Prata Classic (metálica), e nas opções de dois tons Branco Diamond com teto Preto Premium e Cinza Grafite com teto Preto Premium (metálicas/sólidas), que são exclusivas para a versão Exclusive.
Tecnologia
Para monitoramento, o Novo Nissan Sentra vem equipado com um bom pacote de equipamentos, que conta com Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW); Visão 360º Inteligente com Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD); Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA); Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA); Alerta Inteligente de Mudança de Faixa (LDW); Monitoramento de Ponto Cego (BSI); Piloto Automático Inteligente (ICC); Faróis Automáticos Inteligentes (HBA) e Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS).
Os equipamentos de reação são o Assistente Inteligente de Frenagem (FEB), Assistente Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa (I-LI) e o Controle Dinâmico de Chassi Integrado, que utiliza recursos do controle de tração, de distribuição automática de frenagem e assistente de frenagem para manter o carro na trajetória correta.
Para proteção, o sedã conta com seis airbags (frontais, cabeça e laterais) e uma estrutura reforçada de carroceria para melhor resistência aos choques. O sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis, cintos de três pontos e todos os assentos com apoios de cabeça complementam a segurança dos passageiros.
Outros diferenciais do Novo Nissan Sentra são a Partida Remota do Motor e o Alerta de Objetos no Banco Traseiro. Com o primeiro é possível acionar o motor à distância pressionando o botão de travamento das portas para, por exemplo, ligar o ar condicionado ou o aquecedor dos bancos, segurando o botão correspondente na chave inteligente I-Key. O recurso é ideal para já deixar o interior do veículo climatizado antes dos ocupantes entrarem.
O Alerta de Objetos no Banco Traseiro é acionado ao abrir uma das portas traseiras. Chegando ao destino, caso o motorista saia do veículo e feche o carro sem abrir uma das portas de trás, o Novo Nissan Sentra, então, emitirá seis alertas sonoros e visuais para lembrar que algo não foi retirado e ficou esquecido no banco traseiro.
Powertrain
O Novo Sentra chega com a nova geração – a 3ª geração – da família de motores MR20DD. Assim, está mais potente, mais eficiente, tem melhor nível de consumo de combustível e é mais silencioso que a geração anterior. Movido exclusivamente a gasolina, esse propulsor desenvolve 151 cavalos de potência a 6 mil rpm e 20 kgfm de torque a 4 mil rpm.
Este motor conta com injeção direta de combustível, que ajuda a melhorar o consumo de combustível e ampliar a potência e o torque graças à maior eficiência de combustão. E ainda deixa o funcionamento mais silencioso.
O acabamento interno espelhado ajuda a reduzir o atrito dos cilindros e a melhorar o resfriamento para aumentar potência e torque. A tecnologia aplicada é a do aço spray, primeiramente utilizada no automobilismo e, depois, no superesportivo Nissan GT-R da atual geração.
A cabeça do cilindro integrada, com três portas de escape, garante a obtenção de um aquecimento rápido do catalisador no arranque a frio do motor para menor emissão de gases. As portas nº 2 e nº 3 são combinadas na cabeça do cilindro.
Além disso, a Nissan aplicou o "Ciclo de Atkinson", que permite que os tempos de admissão, compressão, expansão, e exaustão dos motores de quatro tempos ocorram em uma única volta do virabrequim, priorizando assim a eficiência térmica e o consumo de combustível. A válvula de controle de fluxo de ar tem múltiplas seções (Tumble Control Valve - TCV) para obter um fluxo de ar ideal na admissão, podendo abrir em vários ângulos nesse coletor.
O motor é emparelhado com um câmbio CVT XTRONIC de oitava geração, que simula oito marchas. Inclui conversor de torque com resposta mais rápida e a função D-Step, que maximiza o torque sem sacrificar o controle e o conforto nas partidas e ultrapassagens.
O powertrain do Novo Nissan Sentra tem quatro programas de modo de condução:
Normal - para melhor equilíbrio entre aceleração e dirigibilidade em qualquer condição
Sport - mantém a marcha mais baixa com rotações mais altas
Manual - para controle do motorista de velocidade e aceleração por seleção de marcha por meio de paddle shifts atrás do volante (controle tipo borboleta)
ECO - ajusta a entrega de energia e a resposta do acelerador para o consumo ser reduzido entre 5% e 10%
Para maior conforto e controle do veículo, o sistema de suspensão tem suporte tipo McPherson com amortecedores de tubo duplo na dianteira e Multi-Link na traseira. O ajuste fino da suspensão feito pela engenharia da Nissan do Brasil para atender às preferências do consumidor local.
Preço
O Novo Nissan Sentra chega com o preço de:
Advance 2.0 CVT – R$ 148.490
Exclusive 2.0 CVT – R$ 171.590
Exclusive 2.0 CVT Interior Premium – R$ 173.290
Mais informações sobre o Novo Sentra podem ser obtidas na Nissan Carrera (www.carrera.com.br/nissan)
Versões e equipamentos
Confira os principais equipamentos de série de cada versão:
Advance 2.0 CVT
Acabamento dos bancos em material sintético na cor preta
Acendimento inteligente dos faróis (sensor crepuscular)
Airbags duplos na frente, laterais e cabeças (6)
Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW)
Alerta de Objetos no Banco Traseiro
Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA)
Ar-condicionado automático digital de duas zonas
Assistente Inteligente de Frenagem (FEB)
Assinatura dos faróis dianteiros em LED
Banco do motorista com regulagem elétrica
Banco traseiro bipartido e dobrável com tecnologia Zero Gravity®
Bancos dianteiros aquecidos e com tecnologia Zero Gravity®
Câmera de estacionamento traseira
Central multimídia de oito polegadas
Faróis dianteiros e de neblina de LED
Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX)
Freios a disco nas 4 rodas, com ABS, controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)
Painel de instrumentos com display central em TFT de sete polegadas
Portas USB dianteiras (Tipo A + tipo C) e traseira (Tipo A)
Retrovisores externos com regulagem elétrica e LED indicador de direção
Rodas de liga leve de 17" diamantadas e pneus 215/50 R17
Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
Sistema inteligente de partida em rampa (HSA)
Sistema de som com 6 alto-falantes
Troca de marchas no volante (paddle shift)
Exclusive 2.0 CVT
Todos da Advance mais:
Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA)
Alerta Inteligente e Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW+I-LI)
Faróis automáticos inteligentes (HBA)
Monitoramento de Ponto Cego (BSW)
Partida remota do motor
Piloto Automático Inteligente (ICC) com comandos no volante
Retrovisor interno eletrocrômico
Retrovisores externos rebatíveis eletricamente
Sistema premium de som BOSE® com oito alto-falantes
Teto solar com controle elétrico
Visão 360º Inteligente e Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD)
Revista Comprecar
- Notícias 29/11/2024 Volvo Cars apresenta a melhor XC90 de todos os tempos Nova e aprimorada
- Notícias 29/11/2024 GWM oferece inspeção e lavagem grátis em campanha de férias Para todos os seus clientes
- Notícias 27/11/2024 Audi do Brasil e LATAM Pass iniciam campanha inédita Para oferecer 500 mil pontos aos clientes que comprarem o Audi Q5 híbrido no Brasil
- Notícias 26/11/2024 Hyundai Tucson fabricado no Brasil Volta a ser comercializado em versão atualizada
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca