Novo Uno 2015
Destaque para visual renovado e inclusão de tecnologias inéditas
Mais uma vez, Fiat fez a lição de casa com o Novo Uno 2015. O segredo da receita, em tese, foi o mesmo de outros carros da marca: um banho de loja, com a inclusão de novos recursos e itens tecnológicos. Detalhe interessante, que alguns dos novos recursos do Uno, são completamente inéditos em sua categoria de produto.
Melhoria no Estilo
Certamente, para justificar o novo ano/modelo, a Fiat promoveu uma ampla mudança no visual do carro. O desenho externo está mais moderno, o interior foi bastante aprimorado e o carro incorpora novas tecnologias.
A estética do Novo Uno passou por aperfeiçoamentos consideráveis. O conceito round square (quadrado redondo) evoluiu, recebendo novas linhas. Na frente, praticamente tudo é novo (faróis e párachoques). Na traseira, mais mudanças com destaque para os fractais nas lanternas. Ainda que os fractais estejam presentes no farol, são menos perceptíveis.
O novo visual externo ainda pode ser complementado com o kit de personalização, que inclui desde faróis com máscara negra, retrovisores na cor cinza, até grade e anéis dianteiros na cor preta. Além disso, o spoiler traseiro e as faixas adesivas no capô e na tampa traseira dão ainda mais esportividade e personalidade ao Novo Uno 2015.
Novo Interior
O interior também passou por ampla remodelação. O novo painel conta com mais elementos e traz uma faixa horizontal que personaliza cada versão. As novas saídas de ar centrais agora estão dispostas verticalmente ao lado do rádio, já as saídas de ar laterais, lembram turbinas, e fazem contraste com as superfícies suaves que predominam no painel. As entradas AUX, USB e tomada 12V foram reposicionadas no console central.
O novo volante multifuncional foi criado para a linha 2015 em três acabamentos distintos. Ele pode trazer os comandos do rádio, as funções do computador de bordo e as duas borboletas do câmbio Dualogic. Também pode ser regulável em altura, em algumas versões. Os comandos dos vidros elétricos (inclusive os traseiros) estão mais à mão, localizados agora nos painéis de portas. Os comandos dos retrovisores externos elétricos também ficam na porta do moto rista.
Novos bancos aumentando o conforto. Também trazem novos tecidos exclusivos para cada versão do carro. O banco dianteiro do moto rista ainda pode ser equipado com regulagem de altura e apoia braço. O Novo Uno pode trazer agora banco traseiro bipartido (60/40), com três encostos de cabeça e acompanhado por cinto de segurança de três pontos também para o passageiro central (opcional). O banco traseiro recebeu mecanismo de rebatimento flip&fold, permitindo que encosto e assento sejam dobrados para que se encaixem junto aos bancos dianteiros, aumentando a capacidade para bagagens no porta-malas (690 litros). As novas versões também oferecem até 18 porta-objetos. Até mesmo a tampa traseira interna do porta-malas permite guardar jornais e revistas. Em algumas versões, ainda há console de teto e porta-óculos.
Mas o Novo Uno 2015 traz uma série de outros destaques. A gama do novo modelo fica assim: Agora são sete versões do Fiat Uno, equipadas com os moto res Fire Evo Flex 1.0 e 1.4, sendo: as novas Attractive 1.0 e Evolution 1.4 com Start&Stop, mais as versões Way 1.0 e 1.4 e a Sporting 1.4. Todas com quatro portas. As versões Vivace 1.0 de duas e de quatro portas, mantêm a carroceria anterior, mas já como linha 2015. Então, apenas a versão Evolution traz o novo recurso do Start-Stop. Além disso, essa versão Evolution só é oferecida com câmbio manual de cinco marchas. Outro detalhe é que o novo sistema Dualogic Plus, só esta disponível para versões com moto r 1,4 litro (exceto Evolution). E nenhuma das versões tras o ar-condicionado de série (sempre opcional).
Plataforma
Ainda que o Novo Uno tenha passado por diversas evoluções, ele ainda usa a mesma plataforma do modelo antigo. Assim, distância entre-eixos, largura, altura e espaço interno permanecem inalterados. A tecnologia dos moto res também não mudou. A Fiat destaca que o Novo Uno recebeu melhorias na plataforma, com reforços estruturais para melhorar a rigidez do carro.
O Start&Stop
O Novo Uno 2105 passa a ser o primeiro carro nacional a usar a tecnologia Start&Stop, fornecida pela Bosch. Também é a primeira vez que esta inovação chega a um moto r FLEX, atuando tanto com gasolina quanto com etanol. O sistema Start&Stop, que desliga e religa o moto r automaticamente, durante paradas no trânsito, passa também a ser referência em economia de combustível e baixas emissões de CO2. A Fiat faz questão de ressaltar, que apesar da solução ser da Bosch, o desenvolvimento foi totalmente específico para o Novo Uno.
Segundo a Fiat, uma redução de até 20% (conforme o uso) no consumo de combustível pode ser verificada com o sistema ligado, principalmente nas paradas constantes, comuns no trânsito das grandes cidades. Ele também ajuda a reduzir significativamente a emissão de gases, contribuindo com o meio ambiente. E ainda melhora o conforto acústico do carro, já que não há o ruído do moto r, na marcha lenta.
O Start&Stop vem de série na nova versão Evolution do Novo Uno 2015. Ele tem funcionamento intuitivo. Em trânsito pesado basta parar o carro em ponto morto que o moto r desliga automaticamente. Para sair, é só pisar na embreagem para o moto r religar imediatamente. No painel do carro, após o desligamento do moto r, um símbolo mostra quando o sistema está ativo e funcionando. Em caso de paradas mais longas, que excedam 165 segundos, o moto r entra em funcionamento sem a intervenção do moto rista. O sistema também pode religar automaticamente o moto r caso o vácuo do servo-freio baixe ou ainda se o carro atingir velocidade superior a 3 km/h (por exemplo, em uma situação de rampa, onde o carro esta escorregando).
Para isso funcionar, a bateria foi modificada para maior carga. Existe também um sensor inteligente de bateria que monitora a carga elétrica, como todo o consumo de eletricidade do carro enquanto o moto r está desligado pelo sistema. O Start&Stop só atua quando a bateria esta acima dos 75% de carga.
Com o ar condicionado funcionando, o sistema religa o moto r automaticamente após 60 segundos para manter a climatização interna. Durante a parada, o ventilador interno do ar condicionado permanece em funcionamento, porém o compressor se desliga, uma vez que ele depende do funcionamento do moto r. Caso o moto rista queira manter o ar da cabine mais frio, o sistema Start&Stop pode ser desligado a qualquer momento através de um botão no painel frontal.
Novo sistema Dualogic Plus
Outra interessante novidade é o câmbio robotizado Dualogic Plus. Agora, o novo câmbio é controlado por botões no console central e por “borboletas” (padle shifts) atrás do volante para mudar as marchas manualmente. Não existe mais a alavanca do câmbio. Uma sofisticação inédita nos carros nacionais, encontrada somente no mundo dos automóveis mais luxuosos. A própria Ferrari, traz um sistema de acionamento parecido, em alguns modelos.
Lançado em 2008 no Fiat Stilo, o sistema passou a se chamar Dualogic Plus quando ganhou novas funções, em 2012, com o Fiat Bravo. Agora, o novo sistema de câmbio Dualogic Plus pode equipar apenas as versões Way 1.4 e Sporting 1.4 do Novo Uno.
No console central, os cinco botões permitem o acionamento do novo câmbio: A/M (Automático/Manual), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e a tecla S (Sport), que aciona o modo de condução esportiva. Atrás do novo volante, duas borboletas (padle shifts) permitem trocas de marchas manuais das marchas, inclusive quando o câmbio está na posição automática.
Toda vez que o moto rista dá a partida no veículo, ele já reposiciona automaticamente a marcha para neutro “N”. Além disso, para iniciar o movimento do carro e engatar a 1ª marcha, o condutor conta com duas opções: pressionar o botão Drive “D” no console ou acionar a borboleta localizada atrás do volante.
Segundo a engenharia da Fiat, não haveria qualquer impeditivo técnico do Dualogic Plus trazer o sistema Start&Stop. Aliás, isso é uma possibilidade para o futuro. A marca só não fez isso, para estudar a reação do mercado, sobre a solução do Start&Stop e o novo Dualogic Plus, de forma separada.
Outras melhorias
O Novo Uno 2015 também recebeu outras melhorias. O modelo passa a contar com quadro de instrumentos, com display de LCD de 3,5 polegadas de alta resolução, retrovisores externos elétricos com função Tilt Down, sensor de estacionamento traseiro, rádio integrado ao painel com display maior e chave de seta com função “Lane Change”
Esse display nas versões mais básicas traz indicações como, a troca de marchas (Shift) para uma condução mais econômica. Quando o display é o High (de série nas versões Way 1.4, Evolution 1.4 e Sporting 1.4) incorpora funções como: Trip A e B com consumo, distância percorrida e autonomia, informações do áudio, revisão do veículo, velocidade com leitura digital, temperatura (do moto r e externa), econômetro digital, indicador de lâmpadas queimadas e o número de horas de funcionamento do moto r. Ainda existe a opção de configuração das funções, que traz mais informações no display, como a faixa de música em execução quando o rádio está sincronizado ao celular por Bluetoooth.
Outra novidade é o rádio duplo DIN, integrado ao painel. Ele traz display maior e melhor conectividade. Ele conta com entrada USB/AUX no console central. O sistema de áudio do Novo Uno também apresenta uma melhora acústica devido à adoção de novos alto falantes instalados na estrutura metálica das portas dianteiras, que receberam modificações para evitar interferência sonora e melhorar a reprodução de graves, adequando o som mais ao gosto do consumidor brasileiro.
Como o Novo Uno traz uma nova rede digital interna (para a interligação dos diversos componentes no carro), o carro incorporou tecnologias já presentes em modelos mais avançados da Fiat, como o Novo Palio. Assim, o carro passa a contar com o Lane Change, o Emergency Stop Signaling (ESS), retrovisores externos elétricos com Tilt-Down, Sensor de estacionamento traseiro e vidros elétricos também para as portas traseiras com one-touch, anti-esmagamento e inibidor do comando traseiro.
Programa de Etiquetagem do INMETRO
Algumas das versões do Novo Uno recebem nota “A”, como também o selo CONPET de Eficiência Energética. Tanto a versão Way 1.4 litro e a Evolution 1.4, recebem nota “A” e o selo Conpet. Já as versões Attractive 1.0 e a Vivace 1.0, recebem nota “B” e o selo Conpet. A versão Way 1.0 fica apenas com nota “C” e a Sporting não participa do programa.
Equipamentos por versão, e os preços
Novo Uno Attractive 1.0 – vem com direção hidráulica, limpador e desembaçador do vidro traseiro, econômetro e para-choques na cor do veículo. Os opcionais são ar condicionado, sensor de estacionamento com visualizador gráfico, retrovisores externos elétricos com função Tilt Down, vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento, rádio Connect MP3/WMA, travas elétricas, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve 14 polegadas. Sem opcionais, essa versão parte de R$ 31 mil.
Novo Uno Way 1.0 – Traz todos os equipamentos de série do Attractive, mais os itens específicos da versão como: barras longitudinais no teto, faróis máscara negra, grade dianteira na cor preto brilhante com anéis na cor prata, retrovisores com luzes indicadoras de direção integradas na cor do veículo, moldura nas caixas de roda na cor cinza, faixa horizontal no painel com tecnologia Soft Coating tema Linio, conta-giros, frisos laterais das portas com inscrição Way. Os opcionais são os mesmos da versão Attractive. Sem opcionais, o preço sugerido é de R$ 31,5 mil.
Novo Uno Way 1.4 – Todos os itens da versão Way 1.0 mais: apoia-pé para o moto rista, comandos internos para abertura da tampa de combustível e porta-malas, computador de bordo A/B, console para porta-objetos no teto, preparação para som, quadro de instrumentos com display de alta resolução, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas nas portas, volante com regulagem de altura. Esta versão pode ter o câmbio Dualogic Plus. Na versão básica, o valor é de R$ 35 mil.
Novo Uno Evolution 1.4 - Esta é a única versão com o Start&Stop. Traz todos os itens da Attractive 1.0, mais apoia-pé para o moto rista, comandos internos para abertura da tampa de combustível e porta-malas, computador de bordo A/B, console para porta-objetos no teto, porta-óculos, quadro de instrumentos com display de alta resolução, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas nas portas, volante com regulagem de altura e rádio USB/MP3. Sem opcionais, o valor é de R$ 35 mil. Com todos os opcionais, sobe para R$ 44,7 mil.
Novo Uno Sporting 1.4 – A versão topo da gama traz todos os itens de série da versão Evolution (com exceção do Start&Stop e rádio USB/MP3), mais rodas em liga leve exclusivas de 15 polegadas com pneus 185/60, faróis de neblina, ambiente interno na cor preta e também para-choques com desenho exclusivo, sendo que o traseiro traz dupla saída de escape central cromada. Também traz o câmbio Dualogic Plus como opcional. A versão parte de R$ 36,6 mil. Com todos opcionais, chega à 48,2 mil
O ar-condicionado é sempre um (caro) opcional, pelo valor de R$ 3 mil. O sistema Dualogic também tem preço de R$ quase R$ 3 mil.
Todas as versões podem ainda ser equipadas com dois kits de personalização:
Kit Black&White – para o interno do carro: tecido exclusivo, ambiente interno na cor preta, maçanetas internas na cor preto brilhante, detalhes internos na cor branca (volante, quadro de instrumentos), faixa horizontal no painel com tecnologia Soft Coating tema Urban e sobre-tapetes exclusivos em carpete.
Kit Dark&Grey – para o externo do carro: adesivo personalizado no capô e tampa traseira, retrovisores na cor cinza fosco, spoiler na tampa traseira na cor cinza fosco, retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, faróis com máscara negra, revestimento externo nas colunas das portas, maçanetas na cor do veículo, grade dianteira na cor cinza fosco com anéis na cor preto brilhante.
O Novo Uno 2015 conta com gama de cores variada. Branco Banchisa, Branco Kalahari, Preto Vulcano, Vermelho Alpine e Vermelho Modena (sólidas); Azul Netuno, Azul Maserati, Cinza Scandium, Laranja Ruggine, Prata Bari, Preto Vesúvio e Verde Amazon (metálicas). A garantia é de apenas um ano (sem limite de quilometragem) A garantia de 36 meses é apenas para moto r e do câmbio.
Os acessórios diferenciados do Novo Uno
A MOPAR responsável pelos acessórios da linha Fiat para o Brasil, chega com 120 itens de personalização para o Novo Uno. Entre eles, destaque par uma sofisticada central multimídia, uma câmera de ré com imagem acoplada ao retrovisor interno e o novo rádio Easy 4 U (baseado em conectividade com smartphones).
O conceito do rádio Easy 4 U é totalmente inédito. Trata-se de suporte ajustável para diversos tipos de celulares. Ele permite a integração com vários smartphones, inclusive com IOS e Android. O Easy 4 U faz uma conexão via Bluetooth e permite reproduzir no carro conteúdos do celular através de um APP (aplicativo desenvolvido exclusivamente para o Easy 4 U) como arquivos de áudio, realização de chamadas telefônicas através do sistema de áudio do carro, memória de rádios, acesso a internet radio (depende do pacote de dados do aparelho). Além disso, tem entrada USB que funciona também como carregador de bateria para o celular. Vale destacar que sem o celular, o sistema tem apenas rádio AM/FM. O conceito do Easy 4 U é indicado para aquele usuário que concentra todas as mídias, em seu Smartphone. O preço sugerido do equipamento é de R$ 1,3 mil.
Já a completa central multimídia, chega totalmente integrada ao painel do Novo Uno. Com tela de LCD 6,2 polegadas touchscreen (com 800x480 pix), ela oferece funções como Navegação por GPS (mapas fornecidos pela Navteq), TV Digital no padrão brasileiro, DVD Player, entrada USB, entrada frontal MicroSD, conexão Bluetooth 4.1 e câmera de ré. Os botões do volante funcionam perfeitamente com a central. A central ainda conta com HD interno de 4 GB para o armazenamento de mídias de áudio, vídeos e fotos. Para quem ainda quer mais, a central pode controlar um HD externo removível, via a porta USB, de até 1 TB! O preço sugerido dessa central é de R$ 3,4 mil
Revista Comprecar
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