Peugeot apresenta a atualização do hatchback médio 308
Modelo tem a mais completa lista de equipamentos de série, em seu segmento
A Peugeot acaba de apresentar do novo Peugeot 308. O modelo passou por uma evolução de seu projeto, que inclui nova identidade visual da marca, lista de equipamentos de série mais completa da categoria e evolução na oferta de moto rização.
O novo 308 (produzido no Centro de Produção de El Palomar na Argentina), passa a incorporar a nova identidade da Peugeot, apresentada primeiramente na versão atual do sedan Peugeot 508 (disponível no mercado europeu).
Entre as novidades no estilo estão os novos traços de estilo, o volume do capô se prolonga até a nova grade frontal, que agora abriga o logotipo do leão. Os faróis afilados tiveram o interior retrabalhado com estilo mais refinado. As luzes diurnas em LED, estão presentes e garantem uma assinatura luminosa marcante. O conjunto conta ainda com máscara negra no bloco do farol. A frente integra novo para-choque, que abriga as luzes diurnas em LED e os faróis de neblina, ambos itens de série desde a primeira versão.
Todas as versões trazem novas rodas de 17 polegadas. De grande diâmetro e multi raios, seu aspecto bicolor é reforçado pelos aros diamantados no modelo topo de gama (Griffe). Na traseira, novas lanternas com iluminação em LED, em linha com a nova identidade de estilo da PEUGEOT.
Interior
Com a reestilização, o novo PEUGEOT 308 destaca uma elevada percepção de qualidade. O painel recebeu um quadro de instrumentos de fundo branco com novos grafismos e materiais que conferem um acabamento diferenciado ao modelo, a exemplo do black piano, que permeia todo o console.
O 308 conta também com um novo volante revestido em couro, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, incluindo comandos do rádio e limitador e o regulador de velocidade. O moto rista conta também com acionamento automático dos faróis e do limpador do para-brisa, computador de bordo, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos sequenciais com sistema anti-esmagamento e sensor de estacionamento traseiro. Câmera de ré e sensor de estacionamento dianteiro são itens de série para a versão Griffe.
Os bancos também foram alvo de modificações em sua estrutura interna e na densidade na espuma. A isso se soma a elegância e o requinte do revestimento em couro perfurado na versão Griffe ou parcial na Allure.
Todos os passageiros desfrutam de um habitáculo de grande luminosidade, reforçado pelo teto panorâmico de vidro. O equipamento, de 0,83 m2 de área, aumenta a superfície envidraçada do modelo para 4,86 m2, e garante ótima luminosidade interna. A entrada de luz no interior do novo 308 pode ser regulada pelo acionamento elétrico da cortina do teto.
Suspensão aprimorada
Outra novidade é o conjunto de suspensão desenvolvido para entregar mais conforto em baixas velocidades. Essas modificações se deram com novas articulações associadas às novas calibrações nos amortecedores dianteiros e traseiros.
Equipamentos
O novo 308 conta com uma ampla lista de equipamentos. Destaque para nova central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas. Ela integra uma série de funções, tais como: Rádio AM/FM com memória; Leitor de MP3 e fotos; Conexão para USB/iPod, entrada auxiliar e Bluetooth; reprodução de música sem fios; Computador de bordo com ajustes do veículo; Função Jukebox com 16 GB de memória interna para armazenar a seleção de músicas em MP3; Indicações dos sensores de estacionamento e câmera de ré integrada (versão Griffe); Navegação por GPS com mapas da América Latina (versão Griffe); Tecnologia: MIRROR LINK E CARPLAY e o sistema Link MY PEUGEOT.
Entre os destaques da central está o suporte ao Mirror Link que permite o espelhamento do smartphone na tela do veículo, na plataforma Android. Mais do que espelhar as funções, o Mirror Link permite comandar o smartphone diretamente pela tela da central multimedia. E o Mirror Link só espelha aplicações disponíveis certificadas para utilização compatível com a condução, com dois níveis de informação para o veículo parado ou em movimento. Mas é preciso observar a lista de equipamentos compatíveis com essa tecnologia, pois não são todos os smartphones Android. A lista completa de equipamentos pode ser vista em: https://cert.mirrorlink.com/ProductListing/.
Outra solução de compatibilidade é o sistema CarPlay (para iPhone 5 ou superior). Mais informações sobre smartphones e Apps compatíveis podem ser vistas em: https://www.apple.com/ios/carplay/.
Link MyPeugeot
A outra função é o Link MyPEUGEOT. Trata-se de um aplicativo gratuito para smartphones, disponível tanto para Android quanto para IOS, no qual é possível monitorar o consumo de combustível, continuar a navegação depois de estacionar o carro e localizar onde o veículo foi estacionado, entre outros. Veja mais detalhes desse sistema AQUI: www.comprecar.com.br/revista/peugeot-vai-alem-do-padrao-com-o-app-mypeugeotu
Motores
Após a estreia no SUV compacto 2008, o novo Peugeot 308 recebe (na versão Griffe), o moto r turbo THP Flex de 173 cv, e passa a ser um dos hatchbacks de melhor desempenho do segmento ao adotar a tecnologia bicombustível de injeção direta com turbocompressor.
Esse moto r entrega uma potência máxima de 173 CV a 6.000 rpm quando abastecido com etanol. O torque máximo, de 24,5 kgfm, já aparece a 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm. Importante observar que 16 kgfm já estão disponíveis logo a 1.000 rpm.
Associado ao moto r THP Flex, esta a nova transmissão automática de seis marchas EAT6, que introduz a função “ECO”. Ao mudar o mapeamento do moto r e as leis de passagens de marcha, a caixa prioriza a economia no consumo de combustível, que chegou a até 7% em uso urbano.
As modificações realizadas também permitiram melhorar a dirigibilidade do conjunto moto r/câmbio. As relações de marcha do câmbio foram alongadas em 11%, a cartografia do acelerador foi suavizada – para priorizar a redução do consumo de combustível – a atuação do freio moto r foi reduzida, a estratégia de travamento das marchas sobre piso plano foi otimizada e, por fim, foi implantada a função RDT (Redução de Tração), que diminui as vibrações em marcha lenta quando a transmissão se encontra na posição Drive. A função RDT reduz também o consumo de combustível em uso urbano até 1%.
Na versão intermediária (Allure Automática), o novo PEUGEOT 308 é equipado com o moto r 2.0 litros - 16V VVT Flex. Esse moto r de quatro cilindros e duplo comando de válvulas gera potência máxima de 151 cv a 6.000 rpm quando abastecido com etanol (143 CV a gasolina). O torque máximo alcança 22 mkgf a 4.000 rpm, também abastecido com etanol (20 mkgf a 4.000 rpm no caso da gasolina). Esse conjunto é associado à caixa automática de seis velocidades AT6II, de segunda geração.
Por fim, esta disponível também o moto r 1.6 litro - 16V FlexStart que dispõe do sistema que elimina o reservatório de gasolina para realizar a partida a frio. Esse moto r chega à 122 cv de potência a 5.800 rpm quando abastecido com etanol, e torque máximo de 16,4 kgfm a 4.000 rpm. Ao utilizar gasolina, a potência é de 115 CV a 6.000 rpm e 15,5 kgfm de torque. Esse moto r está associado a uma caixa manual de cinco marchas. Para auxiliar o condutor na redução do consumo de combustível, o EC5 dispõe do sistema GSI (Gear Shift Indicator), que indica no painel de instrumentos a marcha mais adequada de acordo com a rotação do moto r.
Segurança
Em termos de segurança, o novo PEUGEOT 308 conta com um nível de equipamentos de primeiro nível. Desde a versão de entrada, o modelo disponibiliza como item de série o sistema ISOFIX para retenção de cadeiras infantis, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina, com oito pontos de proteção), cinco cintos de segurança com três pontos de fixação (com alerta sonoro e visual de afivelamento do cinto do condutor e do acompanhante; na frente, os cintos têm pré-tensionadores pirotécnicos e bloqueio de folga; atrás, os cintos laterais têm bloqueio de folga) e apoios de cabeça dianteiros e traseiros (disponíveis para os três ocupantes).
O novo Peugeot 308 vem equipado ainda com sistema de frenagem anti-travamento (ABS) de última geração com repartidor eletrônico de frenagem (REF) e auxílio a frenagem de emergência (AFU). O acendimento automático do pisca-alerta em caso de forte desaceleração completa este dispositivo. O controle de estabilidade (ESP) de última geração, de série a partir da versão intermediária Allure Automática, detecta e corrige riscos de perda de aderência em situações como curvas fechadas, desvios bruscos e pisos escorregadios, atuando sobre os freios e o acelerador. O ESP pode ser desligado para favorecer manobras em baixa velocidade. A partir de 50 km/h o sistema é religado automaticamente.
Lista de equipamentos e preços por versão
308 Allure 1.6 Flex Manual - R$ 69.990
Teto panorâmico;
Direção eletro-hidráulica assistida;
Ar-condicionado Bi-Zone;
Limpador de para-brisa automático com sensor de chuva;
Acendimento automático do farol;
Regulador & Limitador de velocidade;
Banco do moto rista com regulagem de altura manual;
Forração de couro parcial nos bancos;
Apoio de braço no banco do moto rista;
Travamento das portas, porta malas e fechamento dos vidros pelo telecomando da chave;
Regulagem do volante em altura e profundidade;
Vidros elétricos com função “um toque” e antiesmagamento nas quatro portas;
Retrovisores com ajuste elétrico;
Nova central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas;
Tela multifunções com computador de bordo;
Chaves com abertura à distância das portas e tampa do porta-malas.
Seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina, com oito pontos de proteção);
Sistema ISOFIX para retenção de cadeiras infantis;
Freio a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) com ABS, AFU e REF;
Sensor de estacionamento traseiro;
Faróis de neblina dianteiros;
Luzes diurnas (DRL) em LED;
Lanternas indicadoras de direção nos retrovisores;
Portas traseiras com sistema de trava de segurança;
Travamento automático das portas e porta-malas em velocidade.
Roda de 17 polegadas em liga leve;
Retrovisores e maçanetas de portas na cor da carroceria;
Volante revestido em couro.
308 Allure 2.0 Flex Automático - R$ 75.990
Além de todos os equipamentos da Allure 1,6 litro soma-se:
Motor 2,0 litros -16 válvulas
Câmbio automático sequencial de seis marchas
Controle de estabilidade (ESP)
308 Griffe 1.6 THP FLEX Automático - R$ 82.990
Além de todos os equipamentos presentes nas versões, acrescenta:
Sensor de estacionamento dianteiro;
Câmera de ré.
Bancos em couro perfurado.
Rodas diamantadas de 17 polegadas.
Pós-Venda
O novo 308 conta com três anos de garantia total; revisões com preços fixos para toda a rede de concessionárias do país; pacotes de peças e serviços com preços fixos e mão de obra inclusa; três anos de Peugeot Assistance com serviço de assistência em todo o país 24 horas por dia.
Cores
O novo PEUGEOT 308 é ofertado nas seguintes tonalidades: Vermelho Rubi (base), Branco Banquise (especial, exclusiva para Allure), Preto Perla Nera (metálica), Cinza Aluminium (metálica) e Branco Nacré (perolizada).
Revista Comprecar
- Notícias 26/11/2024 Hyundai Tucson fabricado no Brasil Volta a ser comercializado em versão atualizada
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca
- Notícias 22/11/2024 Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
- Notícias 21/11/2024 Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas Verdadeiro sucesso no mercado nacional
- Notícias 19/11/2024 Hyundai CRETA, renovado em outubro Segue na liderança do varejo nacional em novembro