Peugeot vai além do padrão com o App “Link MyPeugeot”
Aplicativo da Peugeot ajuda motorista a economizar, e achar o carro estacionado
Atualmente, muitas montadoras estão se esforçando para integrar os smartphones de seus clientes nas centrais multimedia dos seus respectivos veículos. Mas as soluções de integração, na maioria das vezes, são bem básicas e pouco eficientes. Somente em carros de preço elevado (na casa de R$ 100 mil) é que conseguimos ver soluções mais eficientes quando o assunto é interatividade entre smartphone e central multimedia. Mas a Peugeot surpreendeu o mercado ao lançar uma solução bastante útil, para ser utilizada nos smartphones dos seus clientes. E o melhor, disponível para o 208 e 2008.
Disponível nas plataformas iOS 6 (ou versão posterior) e Androïd 2.3 (ou versão posterior), o APP Link MyPeugeot é um aplicativo móvel gratuito destinado à informação de utilização do veículo. Para utilizar esse aplicativo, o cliente precisa ter um veículo Peugeot 2008 ou um Peugeot 208 ano/modelo 2015/2016 (ou superior) equipado com a central multimedia touch-screen da marca.
O Link MyPeugeot é um tipo de extensão do computador de bordo do carro. Ele permite analisar dados de consumo médio, rotas, indicação da última informação do ponteiro de combustível e até localização de onde o carro foi estacionado. Com uma interface simples e bastante intuitiva, o App é leve na instalação e completo em suas funções. Para maior comodidade, ele se conecta a central por meio de conexão Bluetooth (sem fio). Basta parear o Smartphone uma vez, e o app faz o resto. No momento da primeira instalação, o usuário precisa fazer um cadastro do carro no aplicativo, que se conecta a base de dados da Peugeot. Basta inserir o número do chassi do carro, e o cadastro está feito. Assim aplicativo Link MyPeugeot permite enviar diversas informações do veículo, para o smartphone do cliente, de forma automática. As informações disponíveis são:
Autonomia: entre dois percursos, o cliente tem o registro do gasto de combustível, e a autonomia restante do seu veículo.
Estatísticas do percurso: ao chegar no destino, o cliente terá o registro das principais características do seu último percurso (duração, consumo médio, distância percorrida).
Os consumos de combustível de um percurso com uma distância inferior a 1 km não são representativos e por isso não serão apresentados. Por isso, pode existir uma diferença entre o consumo real e aquele apresentado. Ainda sim, a apresentação do consumo é dada a título indicativo. Percursos em que a distância é inferior a 100 metros são ignorados. Se dois percursos estão separados por menos de 5 minutos (entre o fim do primeiro e o início do seguinte) eles aparecem como um só e o mesmo percurso. Um símbolo indica que a linha corresponde à fusão de 2 percursos.
Mas o sistema é ainda mais inteligente. Se o cliente efetuar percursos com o Bluetooth desativado, o veículo guardará os percursos não transmitidos (no máximo 100) e os transmitirá ao Aplicativo na próxima conexão. O Aplicativo alerta que há um ou vários percursos guardados através de uma notificação no seu smartphone.
Manutenção e alertas: Quando o percurso termina, o usuário pode receber alertas de manutenção e anomalias no veículo. Informações como proximidade de uma revisão de fábrica ou esquecimento de porta-aberta são exemplos de alertas informados, entre outros.
Localizar o veículo: As coordenadas GPS do veículo, assim como a data e hora de onde o carro parou, são enviadas para o smartphone no momento em que o moto rista desliga a ignição (desde que a função Bluetooth do seu smartphone esteja corretamente ativada). Se o moto rista esqueceu onde deixou o carro na rua de uma grande cidade, basta utilizar a função « Localizar o meu veículo ». As coordenadas GPS do veículo são transmitidas ao aplicativo de navegação instalada no smartphone, permitindo assim encontrar, a pé, o local onde o veículo ficou estacionado. Esta funcionalidade « Localizar o meu veículo » só pode operar com o aplicativo instalado, inicializado e o smartphone conectado na internet.
Continuar a navegação: As coordenadas GPS do destino final preenchidas no sistema de navegação do veículo são transmitidas ao smartphone no momento em que o utilizador desliga a ignição. Se o usuário deseja utilizar a função « Continuar a navegação », as coordenadas GPS do destino final são transmitidas ao Aplicativo de navegação no smartphone, permitindo assim dirigir-se para esse destino a pé.
Exclusivamente para os usuários de iPhone, todas as funcionalidades descritas aqui podem ser utilizadas através de um cabo USB, ligado diretamente a porta USB do veículo.
Um detalhe muito interessante é que nenhuma funcionalidade do Link MyPeugeot fica disponível enquanto o moto rista conduz o veículo ( moto r ligado). O envio das informações começa quando se desliga a ignição do veículo, abrindo todas as telas de funções do aplicativo no smartphone. Vale destacar que o Link MyPeugeot não pode se conectar a vários veículos ao mesmo tempo. Se o cliente deseja utilizar o aplicativo com outro veículo, todas as informações provenientes do primeiro veículo serão eliminadas. Então, uma confirmação é enviada ao usuário.
O fato mais interessante do Link MyPeugeot é que nenhum outro concorrente direto dos Peugeot 208, ou do 2008, oferecem uma solução de conectividade sequer parecida para o usuário. Assim, a Peugeot, por equanto, está na vanguarda desse tipo de solução.
Para conhecer uma oferta de modelos da Peugeot, acesse: www.marchepeugeot.com.br
Revista Comprecar
- Notícias 26/11/2024 Hyundai Tucson fabricado no Brasil Volta a ser comercializado em versão atualizada
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca
- Notícias 22/11/2024 Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
- Notícias 21/11/2024 Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas Verdadeiro sucesso no mercado nacional
- Notícias 19/11/2024 Hyundai CRETA, renovado em outubro Segue na liderança do varejo nacional em novembro