Projeto educacional da Toyota é finalista do Prêmio REI 2016
Ação capacita jovens para encontrar soluções sustentáveis para economia de recursos naturais
O projeto Ambientação, desenvolvido pela Fundação Toyota do Brasil, braço social da montadora, é um dos finalistas do Prêmio REI 2016 na categoria Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental. O anúncio foi feito na última segunda-feira, dia 07, pela revista Automotive Business, após avaliação 22 profissionais, que julgaram a ação uma das mais importantes na área de responsabilidade socioambiental. Na próxima etapa, os leitores da publicação votarão nas melhores empresas, que receberão o prêmio em junho.
Há oito anos, a Toyota do Brasil e, mais recentemente, a Fundação Toyota do Brasil vêm investindo na educação para o uso racional de recursos naturais, principalmente nas comunidades próximas às unidades da Toyota, em Indaiatuba (SP) e, mais recentemente, em Guaíba (RS) e Sorocaba.
A mudança de comportamento, a percepção sobre a importância da conservação do meio ambiente e uso consciente da água e da energia elétrica fazem parte do projeto Ambientação, promovido pela Fundação Toyota do Brasil. Por meio da metodologia de produção da Toyota, o TBP (Toyota Business Practices), a ação identificar problemas no consumo de água e energia de escolas, prédios públicos e residências, oferecendo soluções sustentáveis.
Em 2015, em Sorocaba, os participantes dos grupos da prefeitura da cidade, do projeto Jovens Brasileiros em Ação, da Polícia Militar, e da Pastoral do Menor, chegaram a marca de 42% de redução no consumo de água da cidade. Realizado há oito anos, o Ambientação já envolveu mais de 415.000 pessoas, entre alunos, professores, familiares e moradores do entorno das escolas públicas locais. Neste período, cada uma das 46 escolas participantes de Indaiatuba (SP) reduziram em 25% o consumo de água. Na terceira edição realizada em Guaíba (RS), 18 escolas registram uma economia de 15% no consumo de energia. O de água foi ainda mais expressivo: 34% de economia.
Ações como identificar um vazamento, um equipamento ligado durante o final de semana em uma escola, a necessidade de uma instalação e manutenção de equipamentos e até mesmo o controle de irrigação de um viveiro de mudas são alguns exemplos de como contribuir com a redução dos recursos naturais. “Antes mesmo desse período de estiagem, a Fundação Toyota vem colaborando com ações efetivas focadas na preservação dos recursos naturais, que estão escassos, por meio da educação de crianças e jovens, que se tornam agentes multiplicadores de práticas sustentáveis entre suas famílias e comunidades, ampliando a consciência ambiental de cada um”, explica Ricardo Bastos, presidente da Fundação Toyota do Brasil.
Mais conquistas
No fim de 2015, a Fundação Toyota do Brasil pela segunda vez consecutiva conquistou o Prêmio Top Car TV, a principal premiação da televisão nacional voltada ao setor automotivo, na categoria “Melhor Ação de Responsabilidade Social”. Dessa vez por meio dos resultados positivos do projeto Ambientação.
Revista Comprecar
- Notícias 27/11/2024 Audi do Brasil e LATAM Pass iniciam campanha inédita Para oferecer 500 mil pontos aos clientes que comprarem o Audi Q5 híbrido no Brasil
- Notícias 26/11/2024 Hyundai Tucson fabricado no Brasil Volta a ser comercializado em versão atualizada
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca
- Notícias 22/11/2024 Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton Modelo é completamente novo em relação à geração anterior
- Notícias 21/11/2024 Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas Verdadeiro sucesso no mercado nacional