Quatro pedágios ficarão mais baratos em SP
Redução acontecerá a partir do dia 18/5 nas praças de Pitangueiras, Sertãozinho, Sales Oliveira e Ituverava
A partir da zero hora da próxima sexta-feira (dia 18/5), as tarifas de pedágio ficarão mais baratas em quatro praças das rodovias estaduais paulistas Anhanguera (SP 330), Atílio Balbo e Armando Salles Oliveira (SP 322). Outra mudança é que as motos também passarão a pagar 50% do valor cobrado dos veículos de passeio.
Um desconto adicional de 5% será dado para todos os usuários que optarem pelo pagamento de forma eletrônica pelas cabines de cobrança automática – atualmente 56% dos motoristas já pagam o pedágio nesse modelo nas rodovias paulistas.
Na Anhanguera, o preço será reduzido de R$ 13,10 para R$ 11 (R$ 10,45 na cobrança automática) na praça de Ituverava. Em Sales Oliveira, a redução será de R$ 10,70 para R$ 9 (R$ 8,55 cobrança automática).
Por exemplo, na praça de Ituverava o usuário pode alcançar uma economia mensal de R$ 92,40 no pagamento do pedágio manual. No pagamento automático, a economia pode ser de R$ 116,60 devido ao desconto adicional de 5% na tarifa.
Já na Atílio Balbo e Armando Salles Oliveira, o valor passará de R$ 8,50 para R$ 7,30 (R$ 6,93 cobrança automática) em Pitangueiras. Em Sertãozinho passará de R$ 6,50 para R$ 5,70 (R$ 5,41 cobrança automática).
Isso ocorre porque, no ano passado, foram licitados dois lotes de rodovias estaduais sendo um deles o denominado "Rodovias do Centro Oeste Paulista" que inclui 299 quilômetros de trechos operados pela concessionária Vianorte desde março de 1998. Com o término do contrato da Vianorte, previsto para a zero hora do dia 18/5, a concessionária Entrevias, vencedora da nova licitação, assume essa malha no eixo entre Bebedouro, Ribeirão Preto e Igarapava já com a redução tarifária prevista contratualmente pelo Governo do Estado.
A Entrevias já opera 271 quilômetros no trecho sul do lote Rodovias do Centro Oeste desde julho do ano passado, no eixo entre Florínea e Borborema. Já foram feitas obras de restauração e recapeamento de pavimento, eliminados buracos, degraus e desníveis e as adequações necessárias na sinalização, entre outras melhorias iniciais.
Também há obras de ampliação das rodovias. Serão investidos R$ 3,9 bilhões ao longo dos 30 anos de contrato. Desse total, R$ 2,1 bilhões deverão ser investidos em obras e melhorias para os usuários já nos oito primeiros anos da concessão. Estão previstas a duplicação de aproximadamente 200 quilômetros de pistas (ida e volta), além de 146 quilômetros de ciclovias, novas passarelas e vias marginais.
Revista Comprecar
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