Renault Kardian
Modelo chega para concorrer com VW Nivus e Fiat Pulse
O lançamento do novo Kardian marca mais uma etapa no plano estratégico Renaulution, com o início da fase “Renovation” nos mercados internacionais da Renault. Este modelo inédito é o primeiro de uma futura gama completa de veículos destinada a ultrapassar fronteiras, representando a nova estratégia da marca fora da Europa. Este modelo estará inicialmente disponível na América Latina, sendo posteriormente comercializado em outros países fora da Europa.
O Novo Renault Kardian é um crossover compacto e urbano do segmento B. A frente exibe a nova identidade da marca com o logo “Nouvel’R” e a nova assinatura luminosa.
Recebem destaque os aros de rodas de 17 polegadas, o console mais alto com alavanca de velocidades de tipo “e-shifter”, bem como as regulagens do sistema MULTI-SENSE que permitem customizar a condução e o ambiente interno, que também pode ser personalizado por meio de opções de oito ambientes luminosos. Além disso, o Novo Renault Kardian é equipado com seis airbags e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), incluindo o alerta de ponto cego e a câmera multivisão.
O Novo Kardian inaugura uma nova plataforma modular altamente versátil do Renault Group, que vai permitir desenvolver uma grande diversidade de modelos para vários mercados fora da Europa. No lançamento, o Novo Kardian será equipado com uma motorização inovadora na América do Sul: um motor 1.0 turbo de três cilindros que entrega 125 cv e 220 Nm de torque, com injeção direta associada a um câmbio automático com dupla embreagem EDC. Graças a uma presença industrial histórica em várias regiões do mundo, a Renault vai iniciar a produção do Novo Kardian na planta de Curitiba (Brasil).
Proporções que otimizam o espaço interno
Com um comprimento de 4,12 m (1,75 m de largura e 1,54 m de altura), o Novo Renault Kardian está posicionado no segmento B. Estas dimensões fazem dele o modelo ideal para um uso na cidade, enquanto as grandes rodas (17 polegadas), a distância entre eixos (2,60 metros) e seus respectivos ângulos de ataque e saída de 20° e 36° fazem dele um veículo versátil e adequado para todos os trajetos.
Esta distância entre eixos mais longa – a melhor da categoria – permite também maximizar o espaço interno, beneficiando principalmente os ocupantes dos lugares traseiros. O volume do porta-malas do Novo Renault Kardian é mais um dos pontos altos de sua versatilidade, com 358 dm3 VDA (410 litros).
Baseada no formato de losango, a grade frontal do Novo Renault Kardian exibe desenhos em formato de “diamante”, graças aos vários pequenos losangos com efeito 3D, cujos reflexos são acentuados pela cor preta com acabamento Black Piano na parte de trás.
O logo “Nouvel’R” da marca Renault, presente pela primeira vez em um modelo do mercado internacional, recebe destaque no centro desta moldura, como se fosse uma pedra preciosa incrustrada.
Parte integrante da nova identidade de marca da Renault, a assinatura luminosa do Kardian apresenta dois módulos de cada lado, na frente. O módulo superior apresenta uma faixa estreita com os faróis de rodagem diurna (DRL) e os piscas – todos de LED –, criando um efeito esculpido e moderno. O módulo inferior também apresenta faróis “full LED”, que otimizam o conforto ao dirigir e conferem um visual único ao Novo Renault Kardian. A cor totalmente branca dos faróis de LED oferece melhor visibilidade e mais segurança nos trajetos.
A traseira exibe a assinatura luminosa que caracteriza os modelos da Renault, com as lanternas em formato de C. Associadas ao design do porta-malas e a antena tubarão, estas lanternas destacam o espírito SUV e a modernidade do Novo Kardian.
Barras de teto modulares
O Novo Renault Kardian é equipado com barras de teto inteligentes: montadas no sentido longitudinal, elas podem ser transformadas em barras transversais. Com o auxílio de uma ferramenta específica, a mudança da posição se torna uma tarefa bastante simples. Estas barras podem suportar até 80 quilos de carga e são apresentadas em um tom de cinza prateado, a mesma cor dos protetores dianteiro e traseiro do cárter.
Cores de carroceria modernas e vibrantes
O Renault Kardian será comercializado a partir do lançamento na América do Sul em cinco tons de carroceria: branco Glacier, cinza Etoile, cinza Cassiopée, preto Nacré e a inédita cor laranja Energie, cuja potência é equilibrada pelo teto preto em dois tons. As barras de teto e os protetores de cárter dianteiro e traseiro em tom de cinza prateado dão ainda mais destaque ao laranja da carroceria e a cor preta do teto, para um visual decididamente moderno.
INTERIOR
O console mais alto do Renault Kardian confere um visual de SUV à cabine do modelo. Este console tem uma capacidade de 8 litros para a armazenagem de objetos – a melhor do segmento –, integrando um apoio de braço e quatro entradas USB (duas na frente e duas para os passageiros traseiros). Ele também oferece um espaço especialmente dedicado ao smartphone, com um sistema de recarga por indução sem fio. No total, o Novo Renault Kardian conta com mais de 26 litros de espaços de armazenagem, oferecendo o maior volume neste quesito no segmento B no Brasil.
Alavanca de marchas “e-shifter” e freio de estacionamento elétrico
O Novo Renault Kardian é equipado com uma alavanca de marchas do tipo “e-shifter” (sem cabo mecânico), acionada por meio de um simples toque na manopla de comando. O formato de joystick é inspirado no universo dos videogames, favorecendo uma utilização fluida e intuitiva que dá um toque ainda mais tecnológico à cabine do veículo.
Outro importante elemento do design interno do Novo Renault Kardian é o freio de estacionamento elétrico. Além de contribuir para a modernidade da cabine, este item também beneficia o aproveitamento do espaço entre o condutor e o passageiro.
Painel de instrumentos digital
O Novo Renault Kardian também se diferencia pelo painel de instrumentos digital de 7 polegadas com design moderno e elegante. A interface apresenta todas as informações sobre a condução, permitindo uma navegação fluida entre as diferentes visualizações. A central multimídia oferece oito opções de cores para o fundo da tela, que se harmoniza com as lâmpadas de LED presentes nos painéis das portas dianteiras, valorizando o design interno do Novo Renault Kardian. O ambiente luminoso escolhido também é replicado na tela multimídia.
Tela multimídia de 8 polegadas
Outro diferencial tecnológico do Renault Kardian é a tela multimídia de 8 polegadas, com design flutuante e bordas finas. O sistema multimídia é compatível com Android Auto e Apple CarPlay via conexão com ou sem fio, permitindo que os aplicativos de condução e entretenimento do smartphone sejam utilizados diretamente na tela. Esta central multimídia oferece uma resposta rápida aos comandos do usuário.
Para proporcionar ainda mais emoções e sensações ao condutor, esta tela também oferece acesso às regulagens do sistema MULTI-SENSE. Assim, o comportamento e o ambiente a bordo do veículo mudam de acordo com a vontade do condutor, que pode escolher entre três modos de condução: Eco, Sport e MySense.
Materiais modernos e cores vibrantes
TECNOLOGIAS INTELIGENTES
O Novo Renault Kardian conta com 13 dispositivos avançados de assistência ao motorista (ADAS), dois deles inéditos no segmento B no Brasil.
A sensação de segurança proporcionada pela posição de dirigir mais alta é complementada pelos equipamentos de segurança passiva, como os 6 airbags e a estrutura da carroceria reforçada para reduzir o impacto dos choques no caso de uma colisão.
Alerta de ponto cego e câmera multivisão: equipamentos únicos no segmento
Para uma experiência ao volante muito melhor e ainda mais segura, o Renault Kardian é equipado com um alerta de ponto cego – item exclusivo neste segmento no Brasil. Este equipamento alerta o condutor quando um veículo se encontra fora de seu campo de visão, durante uma mudança de faixa, por exemplo. O dispositivo funciona entre 30 e 140 km/h, graças aos quatro sensores de ultrassom localizados de cada lado do veículo. Quando ativado, o alerta é visualizado por meio de uma luz de LED piscando nos retrovisores das portas. Esta função pode ser facilmente ativada ou desativada por meio da tela multimídia do painel.
A câmera multivisão é mais um equipamento inédito neste segmento no Brasil. Este item simplifica a vida do condutor durante as manobras em marcha à ré e de estacionamento, mostrando na tela da central multimídia de 8 polegadas todos os obstáculos localizados na frente, atrás e nas laterais do veículo. O condutor pode mudar o ângulo de visão das câmeras localizadas na lateral esquerda, direita, frente ou traseira.
Cruise control adaptativo
O cruise control adaptativo (ACC) do Renault Kardian constitui um aliado de peso para os condutores nos trajetos mais longos, aumentando o conforto e a segurança. Depois que o condutor define uma velocidade específica, o sistema utiliza sensores para ajustar automaticamente a velocidade de forma que o veículo mantenha a distância determinada previamente em relação ao veículo que segue à frente, sem a necessidade de exercer pressão no pedal do acelerador. Quando não há um veículo à frente, o cruise control adaptativo funciona como um cruise control normal. Este dispositivo pode ser ativado a partir de 30 km/h e seu funcionamento é exibido na tela do sistema de navegação.
Alerta de distância segura
Esta função adverte o condutor sobre o intervalo de tempo que o separa do veículo que segue à frente, para que sejam respeitadas as distâncias de segurança entre os dois veículos. Este sistema funciona entre 30 e 180 km/h, mas é desativado quando o cruise control adaptativo é acionado.
Alerta de colisão frontal e frenagem ativa de emergência
O alerta de colisão frontal adverte o condutor em caso de risco de colisão frontal detectado pela câmera e pelos radares do veículo. Além do alerta sonoro, um alerta visual é exibido na tela do sistema de navegação nas situações em que se espera que o condutor acione a frenagem. Se o condutor não reagir em tempo, a frenagem ativa de emergência entra em ação automaticamente para parar o veículo.
Traz também o assistente de partida em rampa que é ativado automaticamente quando o veículo é parado em uma pista com desnível superior a 3%. Este sistema impede que o veículo retroceda, acionando os freios automaticamente quando o condutor tira o pé do pedal do freio para acionar o acelerador, mantendo o veículo na mesma posição durante 2 segundos e desativando os freios em seguida. O limitador de velocidade e o cruise control proporcionam mais tranquilidade, além de reduzir o consumo de combustível e o cansaço nos trajetos mais longos.
Plataforma
O Novo Renault Kardian está inaugurando a nova plataforma modular do Renault Group no Brasil. Ele se posiciona no melhor nível de seu segmento em termos de consumo e emissões de CO2, graças ao novo motor turbo 1.0 de 125 cv e 220 Nm, associado a um câmbio com dupla embreagem do tipo EDC. Este conjunto mecânico é inédito na América Latina.
A incrível flexibilidade desta plataforma vai permitir oferecer carrocerias e silhuetas bastante diferentes, com comprimentos de veículos entre 4 e 5 metros, 4 opções de entre eixos (de 2,60m a 3m) e três comprimentos para o módulo traseiro. O Novo Renault Kardian é o primeiro veículo – e também o veículo mais compacto – a se beneficiar desta nova plataforma modular. Esta plataforma permitirá desenvolver veículos tão variados como uma grande picape ou outras silhuetas atraentes. Vale ressaltar que esta nova plataforma evolutiva do Renault Group terá uma arquitetura elétrica e eletrônica de última geração, compatível com todas as regulamentações em vigor e futuras.
Motor turbo flexfuel
O Novo Renault Kardian será comercializado desde o lançamento no Brasil com um novo motor turbo 1.0 de três cilindros com injeção direta, que entrega 125 cv (92 kW) para um torque de 220 Nm. Ele será associado a um câmbio automático com dupla embreagem EDC, proporcionando um prazer de dirigir ainda maior.
Além da economia de combustível graças ao sistema Stop & Start, este conjunto mecânico oferece excelente reatividade, proporcionando um verdadeiro prazer de dirigir no dia a dia, com consumo e emissões de CO2 reduzidos. O torque de 220 Nm garante uma condução eficiente e economia de energia.
Câmbio automático EDC com dupla embreagem
Assim como vários modelos europeus da marca, o Novo Renault Kardian associa um motor turbo 1.0 de três cilindros a um câmbio com dupla embreagem EDC. Este sistema agiliza a troca das marchas sem interrupção no torque, graças ao trabalho simultâneo das duas embreagens, favorecendo o conforto e a reatividade ao dirigir. As marchas também podem ser trocadas manualmente usando as paletas do câmbio tipo borboleta, localizado atrás do volante. Além disso, este câmbio conta com a tecnologia de dupla embreagem úmida, o que constitui uma verdadeira vantagem competitiva nos países da América Latina já que esta tecnologia otimiza o resfriamento das embreagens e aumenta a vida útil. Com o nome técnico DW23, este câmbio terá sua estreia mundial e será lançado nos mercados da América Latina.
Revista Comprecar
- Notícias 29/11/2024 Volvo Cars apresenta a melhor XC90 de todos os tempos Nova e aprimorada
- Notícias 29/11/2024 GWM oferece inspeção e lavagem grátis em campanha de férias Para todos os seus clientes
- Notícias 27/11/2024 Audi do Brasil e LATAM Pass iniciam campanha inédita Para oferecer 500 mil pontos aos clientes que comprarem o Audi Q5 híbrido no Brasil
- Notícias 26/11/2024 Hyundai Tucson fabricado no Brasil Volta a ser comercializado em versão atualizada
- Notícias 22/11/2024 Jeep Nature desembarca em São Paulo Com todo o espírito off-road da marca