Renault Sandero R.S. 2.0 resgata a legítima esportividade
Muito além de uma maquiagem, a versão R.S. entrega conjunto altamente esportivo
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O carro mais vendido da Renault no Brasil, acaba de ganhar uma versão emocionante. Trata-se do Sandero R.S. 2.0. Esse é o primeiro produto R.S. fabricado, e vendido no Brasil. O modelo traz profundas mudanças mecânicas ( moto r, câmbio, suspensão, freios), além de um visual instigante, para marcar presença sem concorrentes diretos.
Para entender o R.S., a Renault Sport é a divisão da marca voltada ao automobilismo e veículos esportivos. Foi fundada em 1976 com a fusão dos departamentos de competição da Alpine e da Gordini. Hoje é responsável por fabricar, projetar, desenvolver e comercializar uma gama completa de carros esportivos e de corrida. São três níveis de esportividade: GT Line, com mudanças estéticas; GT, além da estética, tem preparação na mecânica; e a linha R.S., que representa o máximo da esportividade.
Motor e câmbio
Desenhado e desenvolvido pela Renault Sport, o Sandero R.S. 2.0 é um esportivo de verdade. Equipado com moto r 2.0 litros flex aspirado (F4R, o mesmo do Duster), com 150 cv de potência máxima e 20,9 kgfm de torque, mais um câmbio manual de seis marchas com relações escolhidas para maior esportividade, o modelo chega a máxima de 202 km/h, e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos! Assim, o novo Renault Sandero R.S. 2.0 se destaca por sua capacidade de proporcionar sensações esportivas desde o primeiro toque no acelerador. Esse moto r entrega uma ótima performance, intensificada pelo peso de apenas 1.161 kg (proporcionando uma excelente relação peso-potência de 7,74 kg/cv.). Assim, ele é o único hatch-back compacto com moto r 2.0 litros.
O sistema de escape tem cano de escapamento de diâmetro 0,5 cm mais largo, um novo silencioso traseiro, além de saída dupla do escapamento, proporcionando um som envolvente e contribuindo para a performance do Renault Sandero R.S. 2.0.
Muitas alterações
De Sandero, só ficou o visual da carroceria. A versão R.S. traz uma suspensão consideravelmente modificada, freios à disco nas quatro rodas desenhados para performance, controle eletrônico de estabilidade (ESP) com ajuste esportivo e direção com assistência eletro-hidráulica (EPHS).
A parte mais divertida é que usuário pode escolher três modos de condução através do botão “R.S. drive”: Standard, Sport e Sport+, neste último o ESP e o controle de tração são completamente desligados. O condutor selecione o modo de condução com o simples apertar do botão R.S., localizado no console central:
Modo Standard: não precisa ser ativado. O ESP fica ligado e o indicador de trocas de marchas está programado visando o baixo consumo.
Modo Sport: pedal com respostas mais rápidas, ronco do moto r mais esportivo, desaceleração mais lenta, marcha-lenta aumentada para 950 rpm e alerta sonoro da troca de marcha, permitindo uma condução esportiva. É acionado ao pressionar o botão R.S.
Modo Sport+: todos os recursos listados acima, além do desligamento do ESP/ASR, permitindo uma condução esportiva, aproveitando plenamente todo o potencial do carro. É acionado através de uma longa pressão no botão R.S.
Suspensão esportiva
Com sua distância do solo 26 mm menor que o Sandero Dynamique, o Renault Sandero R.S. 2.0 proporciona sensações esportivas. Ele traz barras estabilizadoras frontais 17% mais rígidas e um eixo traseiro 65% mais rígido em comparação com o Sandero Dynamique. As novas molas são mais firmes (aumento de 92% na frente e 10% atrás), combinadas a amortecedores hidráulicos exclusivos. Tudo para deixar o carro mais na mão.
Freios a disco nas 4 rodas
No Sandero R.S. 2.0, o sistema de frenagem apresenta um freio de curso curto, além de um pedal que oferece sensações progressivas. Este é o primeiro modelo da família Sandero a ser equipado com freios a disco nas quatro rodas, medindo 280 mm na frente (22 mm adicionais em comparação com o Sandero Dynamique) e 240 mm na traseira. A assistência é calibrada para uso intenso, tendo sido dada atenção especial à estabilidade e distribuição da frenagem, assim como à durabilidade e à resistência ao calor.
Direção mais esportiva
O novo sistema de direção é ao mesmo tempo elétrico e hidráulico, onde o fluxo de óleo é gerenciado por uma bomba elétrica, que atua de forma independente em relação à velocidade do moto r. A necessidade de assistência é determinada de forma mais eficiente, com base na velocidade do veículo. Quando a assistência não é necessária, a bomba elétrica é desativada temporariamente.
Visual
Por fora, muitas modificações. A versão traz novos para-choques (dianteiros e traseiros), rodas 195/55 R16 com acabamento ‘Black Aluminium’, saias laterais, do spoiler traseiro, dupla saída do escapamento, espelhos retrovisores na cor preta brilhante e inscrições R.S. espalhadas pelo carro. Ainda no estilo, pela primeira vez, um Sandero traz luzes diurnas (DRL) em LED, únicos na gama. Essas substituíram o farol auxiliar de neblina.
O interior segue a mesma proposta. Ele traz pedaleiras de alumínio e bancos dianteiros e volante exclusivos. A manopla de câmbio e as pedaleiras são exclusividades também. Com estrutura envolvente, os bancos com desenho específico proporcionam sustentação lateral própria para as corridas. Já os apoios de cabeça são gravados com a assinatura R.S. O revestimento tem um visual esportivo com tecido em dois tons de cinza, com pespontos na cor vermelha, além de um adorno constituído por uma faixa vertical. As cores do painel de instrumentos são específicos dessa versão R.S., as saídas de ar ganharam detalhes na cor vermelha e os puxadores das portas são na cor Dark Metal.
Completo de fábrica
O Sandero R.S. é o novo topo de gama da família. De fábrica, ela já vem completo incluindo ar-condicionado automático, vidros elétricos dianteiros e traseiros, banco do moto rista regulável em altura, controlador e limitador de velocidade e sistema Media NAV Evolution. O único opcional aqui fica por conta das rodas de 17 polegadas, que custa R$ 1 mil.
Dirigibilidade
Resumindo o novo Sandero R.S., estamos falando de um carro incrivelmente divertido para quem gosta de dirigir. Certamente, não é um carro feminino. Aliás, é um modelo verdadeiramente masculino. Ele chega para atender justamente que quer esportividade, e não pode pagar R$ 100 mil num carro. Ele é firme e no chão como a esmagadora maioria dos homens quer. E até consegue ser relativamente suave, para um uso urbano. Mas esse é o carro para quem gosta de velocidade e esportividade.
Preço e cores
O Sandero R.S. tem preço sugerido a partir de R$ 58.880. Com rodas de 17 polegadas, o único opcional, o modelo custa R$ 59.880. A gama de cores inclui: Branco Niege, Prata Etoile, Preto Nacre e Vermelho Vivo. O Grupo Renault Valec já tem o modelo a pronta entrega. Entre as opções disponíveis no estoque está um Sandero R.S. branco já com a roda 17 polegas por R$ 59.880,00. Outra opção é um preto Nacre (metálico) também com roda 17 polegadas por R$ 61.240,00.
Para essas e outras ofertas do Grupo Renault Valec, acesse: www.ofertasvalec.com.br
FICHA TÉCNICA
Motor: Flex (gasolina e/ou etanol), quatro cilindros, 16 válvulas
Tração: Dianteira
Cilindrada: 1.998 cm³
Taxa de compressão: 11,2:1
Potência máxima: 145 cv (gasolina) @ 5.750 rpm / 150 cv (etanol) @ 5.750 rpm
Torque máximo: 20,2 kgfm (gasolina) @ 4.000 rpm / 20,9 kgfm (etanol) @ 4.000 rpm
Injeção: eletrônica multiponto sequencial
Pneus/rodas: 195/55 R16 (opcional 205/45 R17)
Freios Dianteiros: discos ventilados de 280 mm de diâmetro
Freios Traseiros: discos com 240 mm de diâmetro
Direção: Eletrohidráulica com diâmetro giro 10,6 m
Câmbio Manual
Relações de marcha
1ª...................... 3,73:1
2ª...................... 2,10:1
3ª...................... 1,63:1
4ª...................... 1,29:1
5ª...................... 1,02:1
6ª...................... 0,81:1
Ré...................... 3,54:1
Diferencial........... 4,12:1
Tanque de combustível: 50 litros
Porta-malas: 320 litros
Entre-eixos: 2.590 mm
Comprimento: 4.068 mm
Aceleração 0 a 100 km/h: 8,4 segundos (gasolina) / 8,0 segundos (etanol)
Velocidade máxima: 200 km/h (gasolina) / 202 km/h (etanol)
Revista Comprecar
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